Como inovar

Tecnologia na escola: como (e quando) implementar?

Conteúdo patrocinado por Be Bilingual  Education, Layers, Motrix e Proesc.com

As conversas sobre tecnologia educacional geralmente se concentram na escolha de quais ferramentas usar ou na determinação de maneiras específicas de usá-las.

Mas o debate sobre novidades, incluindo as atualizações tecnológicas, devem envolver outras vozes além da liderança.

Afinal, a adoção de recursos digitais só tem sentido se proporcionar novas formas de aprender e de ensinar.

E é preciso bom senso na escolha dessas ferramentas: devem ser realmente efetivas para a gestão e para a comunidade escolar. Facilitam o ensino? Estão alinhadas aos objetivos de aprendizagem? É possível integrá-las às aulas com facilidade?

"Às vezes você tem recursos novos e interessantes, mas que são usados como qualquer livro didático. É muito importante, portanto, entender para que serve essa inovação, com qual objetivo é pensada”, afirma Esther Carvalho, diretora geral do Colégio Rio Branco.

Esther sugere o debate, a escuta ativa e o espaço sempre aberto às perguntas para direcionar o trabalho das lideranças escolares e evitar eventuais atritos durante as implantações.

Para tanto, os gestores podem contar com algumas estratégias de implementação de tecnologias:

Ao selecionar uma nova ferramenta, você identificou uma necessidade e estudou seu contexto. Mas, antes de lançá-la, compartilhe os benefícios que a tecnologia trará.

Etapa 1: compartilhe informações com antecedência

A primeira formação sobre a ferramenta pode ser uma maneira poderosa de oferecer suporte e demonstrar a eficácia do uso, criando confiança na equipe escolar. Sempre ofereça apoio durante os acessos.

Etapa 2: personalize o lançamento

Os usuários aprendem em ritmos diferentes. Os alunos e demais funcionários também precisarão ser atualizados sobre como usar a ferramenta.

Etapa 3: mantenha o suporte

Crie oportunidades para o retorno avaliativo por meio de pesquisas, grupos focais ou entrevistas, a fim de identificar avanços e desafios a serem superados.

Etapa 4: foque na melhoria contínua

Confira a reportagem "Gestores precisam definir propósito de tecnologia na escola a partir de escuta ativa", na Área do Gestor. A seção do Porvir é apoiada por Motrix, Be Bilingual Education, Layers e Proesc.com.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ana Luísa D'Maschio Arte: Ronaldo Abreu Crédito de imagens: Freepik Data de publicação: 19/05/2023