QUEM INSPIRA

Tecnologia para a inclusão: conheça Doug Alvoroçado

Nas últimas décadas, principalmente nos últimos anos, a tecnologia se tornou cada vez mais presente em sala de aula.

Tablets e smartboards dividem espaço com cadernos e a tradicional lousa verde. Por que não aproveitar esse encontro e os conhecimentos da Geração Z sobre tecnologia para inovar a maneira de ensinar?

O professor Doug Alvoroçado acredita que fazer um bom  uso da tecnologia pode  ajudar a tornar a escola um ambiente mais inclusivo.

Ele usa a realidade virtual para melhorar o aprendizado e o engajamento de seus alunos. Por meio dela, é possível proporcionar uma nova maneira de interagir com o mundo.

Para isso, o professor usa apenas smartphones e um cardboard – um par de óculos de baixo custo,  muitas vezes feito de  papelão, lentes e peças simples, que podem ser montados em casa.

Com o cardboard construído, basta baixar um aplicativo de realidade virtual, colocar o telefone no compartimento designado na parte de visualização e olhar pelas lentes para iniciar a experiência.

Doug atua como professor alfabetizador e percebeu que os textos escritos apenas em língua portuguesa não despertavam o interesse de seus alunos surdos.

Foi assim que ele encontrou nos vídeos,  e posteriormente na realidade virtual, uma maneira de tornar suas aulas mais interessantes e divertidas.

“Inovar não necessariamente é reinventar a roda, mas fazer com que ela rode mais, melhor, com menos atrito, com menos desgaste, na direção correta. Inovar não exige que você invente. A inovação é a criatividade e a adaptabilidade.”

Na exposição “Encontro com o Porvir: trajetórias de educadores que transformam o presente e constroem o futuro” você experimentará a realidade virtual e conhecerá a história de Doug e de 9 professores.

A mostra vai acontecer entre os dias 8 de novembro de 2022 e 3 de fevereiro de 2023, no Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do estado de São Paulo, localizado no centro da capital.

Saiba mais sobre as aulas do professor Doug

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Beatriz Cavallin Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock, iStock e Unsplash  Data de publicação: