lista

Vale nota?  Como explicar o valor do aprendizado

Se você é professor(a), com certeza vive ouvindo essas perguntas:

“Quanto você vai descontar                     pelos erros de ortografia?”                    

“O que posso fazer para que                     minha média chegue em 10?”                    

Encontrar alternativas para a avaliação tradicional nem sempre é fácil, mas pode  ser que seu comportamento como educador(a) esteja contribuindo para essa  cultura obcecada por notas.

Veja estratégias e recursos que podem ajudar a mudar essa situação:

Mude a forma de falar

1.

Sua fala deve ressaltar o aprendizado. Em vez de  “Faça porque valerá nota!”, incentive: “Estou ansioso para ver como você aplica essa habilidade a outras matérias.”

Isso também inclui a forma  de falar com as famílias. Explique a elas, de maneira objetiva, os conceitos ou habilidades que os estudantes estão desenvolvendo.

Segure a entrega da nota

2.

Corrija a avaliação,  mas sem colocar uma nota.  Ao devolvê-la, estudantes são convidados a refletir e fazer correções. Assim, o foco está no retorno avaliativo do professor.

Diminua os riscos

3.

A lição de casa ou a avaliação formativa nunca devem ser avaliadas de maneira exata. Para diminuir a pressão sobre os estudantes, retire a nota mais baixa a cada semestre.

Dê uma nova chance

4.

Provas ou trabalhos podem ser refeitos pelo bem do aprendizado – não apenas para substituir uma nota. Você também pode mudar o formato das atividades.

5.

Permita a autoavaliação

Pesquisas mostram que as notas diminuem o prazer de aprender e aumentam o medo de errar, além de não serem, necessariamente, uma boa medida do aprendizado do estudante.

Você pode neutralizar alguns desses efeitos prejudiciais das notas dando aos alunos uma maior responsabilidade sobre sua avaliação.

É possível ser criativo dentro das paredes da sala de aula para tornar as notas mais precisas, colaborativas e menos estressantes.

Leia mais sobre avaliação em porvir.org

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Mariana Rossi Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock e Canva