Bem-vindo ao simulador para montar um laboratório maker. Aqui você vai encontrar a lista de equipamentos e seus custos, além de sugestões de atividades pedagógicas para atender uma turma de 30 alunos de ensino fundamental ou médio durante seis meses.

Navegue para conhecer os itens que compõem um laboratório maker.

ENSINO FUNDAMENTAL

INVESTIMENTO COM MÁQUINAS, FERRAMENTAS E INSUMOS A PARTIR DE
R$ 29.027

COMECE A MONTAR

LAB

ENSINO
FUNDAMENTAL

ENSINO MÉDIO

INVESTIMENTO COM MÁQUINAS, FERRAMENTAS E INSUMOS A PARTIR DE
R$ 36.393

COMECE A MONTAR

LAB

ENSINO
MÉDIO

Baixe a lista completa de itens necessários para um laboratório maker

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ENSINO FUNDAMENTAL

NÍVEL DO
LABORATÓRIO

Um projeto para atender o ensino fundamental parte de R$ 29 mil, com itens para introdução ao mundo da eletrônica e pode chegar até R$ 120 mil quando equipado com máquinas de corte a laser e impressora 3D. Valores e itens são cumulativos do laboratório 1 ao 4.

VALOR DO LAB
R$ 29.027

SELECIONAR

MONTAR

LAB I

Aqui os alunos podem dar os primeiros passos em eletrônica e programação e criar o hábito de usar ferramentas de marcenaria e montagem de circuitos.

VALOR DO LAB
R$ 36.279

SELECIONAR

MONTAR

LAB II

Tem circuitos mais complexos, flexíveis e até vestíveis. Também permite desenvolver a comunicação visual de projetos.

VALOR DO LAB
R$ 38.320

SELECIONAR

MONTAR

LAB III

Além de ferramentas, este laboratório tem uma biblioteca. Possibilita atividades de prototipagem e entender como funcionam equipamentos do dia a dia.

VALOR DO LAB
R$ 120.913

SELECIONAR

MONTAR

LAB IV

No laboratório mais completo, a biblioteca aumenta, entram novos itens consumíveis e o trabalho pode ser feito com maior rapidez e precisão.

MONTAR

LAB I

O QUE INCLUI

O primeiro laboratório tem itens de papelaria, de eletrônica, ferramentas e máquinas manuais.

VALOR DO LAB

R$ 29.027

NÚMERO DE ITENS

126
ITENS EM DESTAQUE
  • Placa Arduíno
  • Microrretífica
  • Ferramentas manuais
  • SUGESTÃO DE PLANOS DE AULA
  • Primeiros circuitos
  • MONTAR

    LAB II

    O QUE INCLUI

    Além dos itens do laboratório 1, aqui a programação ganha vida com kits que trazem sensores, controladores e alarmes para as primeiras criações. A comunicação visual do projeto pode ser trabalhada na cortadora de vinil.

    LAB I + LAB II

    R$ 36.279

    NÚMERO DE ITENS

    149
    ITENS EM DESTAQUE
  • Kits LittleBits
  • Cortadora de vinil
  • Prensa térmica
  • SUGESTÃO DE PLANOS DE AULA
  • Primeiros circuitos
  • Brincando com luz
  • MONTAR

    LAB III

    O QUE INCLUI

    Com tudo o que os laboratórios 1 e 2 trazem, um ambiente 3 conta ainda com blocos de montar para materializar ideias, além de isopor e máquinas manuais.

    LAB I e LAB II + LAB III

    R$ 38.320

    NÚMERO DE ITENS

    162
    ITENS EM DESTAQUE
  • Lápis gravador elétrico
  • Assinatura da revista Make Magazine
  • Mini serra elétrica
  • SUGESTÃO DE PLANOS DE AULA
  • Primeiros circuitos
  • Brincando com luz
  • Fuçando em sucata eletrônica
  • MONTAR

    LAB IV

    O QUE INCLUI

    Com todos os itens presentes nos três níveis anteriores, o laboratório 4 apresenta a cortadora a laser e a impressora 3D. Além de kit eletrônico e kits de ferramentas, chegam também insumos como madeira MDF, acrílico e silicone alimentício.

    LAB I, II e LAB III + LAB IV

    R$ 120.913

    NÚMERO DE ITENS

    192
    ITENS EM DESTAQUE
  • Cortadora a laser
  • Impressora 3D
  • Silicone alimentício
  • SUGESTÃO DE PLANOS DE AULA
  • Primeiros circuitos
  • Brincando com luz
  • Fuçando em sucata eletrônica
  • Comida para imprimir
  • ENSINO MÉDIO

    NÍVEL DO
    LABORATÓRIO

    Um projeto para atender o ensino médio demanda R$ 36 mil iniciais, já com impressora 3D, e pode chegar a R$ 151 mil quando equipado com cortadora a laser, fresadora de precisão e máquina de bordar. Valores e itens são cumulativos do laboratório 1 ao 4.

    VALOR DO LAB
    R$ 36.393

    SELECIONAR

    MONTAR

    LAB I

    A versão inicial conta com itens de eletrônica como sensores e LEDs e já tem à disposição a impressão 3D, que permite a prototipagem rápida.

    VALOR DO LAB
    R$ 43.740

    SELECIONAR

    MONTAR

    LAB II

    O segundo nível reforça a biblioteca, traz a funcionalidade do corte em vinil e da prensa térmica para a comunicação visual e kit de eletrônica que faz objetos reais interagirem com a programação.

    VALOR DO LAB
    R$ 46.410

    SELECIONAR

    MONTAR

    LAB III

    A montagem de circuitos chega aos detalhes de solda e o trabalho de gravação torna mais fácil decorar e personalizar o projeto.

    VALOR DO LAB
    R$ 150.990

    SELECIONAR

    MONTAR

    LAB IV

    Da eletrônica ao trabalho com polímero de plástico e madeira, aqui é possível modelar e produzir projetos com o que há de mais moderno no mundo do Fab Lab.

    MONTAR

    LAB I

    O QUE INCLUI

    No primeiro laboratório, são destaques os itens de eletrônica, papelaria, máquinas para trabalho manual e a impressora 3D.

    VALOR DO LAB

    R$ 36.393

    NÚMERO DE ITENS

    156
    ITENS EM DESTAQUE
  • Impressora 3D
  • Microrretífica
  • Ferramentas Manuais
  • SUGESTÃO DE PLANOS DE AULA
  • Fábrica de esculturas
  • MONTAR

    LAB II

    O QUE INCLUI

    Além dos itens do primeiro laboratório, aqui estão disponíveis mais componentes de eletrônica como o kit Makey Makey e novos livros para a biblioteca.

    LAB I + LAB II

    R$ 43.740

    NÚMERO DE ITENS

    182
    ITENS EM DESTAQUE
  • Kit Makey Makey (programação tátil)
  • Cortadora de vinil
  • Prensa térmica
  • SUGESTÃO DE PLANOS DE AULA
  • Fábrica de esculturas
  • Montagem de teatro
  • MONTAR

    LAB III

    O QUE INCLUI

    O trabalho de prototipagem avança com a chegada da chapa de isopor entre os consumíveis, serra elétrica e lápis de gravação para trabalho em diferentes materiais.

    LAB I e LAB II + LAB III

    R$ 46.410

    NÚMERO DE ITENS

    195
    ITENS EM DESTAQUE
  • Malha dessoldadora
  • Lápis gravador elétrico
  • Mini serra elétrica
  • SUGESTÃO DE PLANOS DE AULA
  • Fábrica de esculturas
  • Montagem de teatro
  • Mural interativo
  • MONTAR

    LAB IV

    O QUE INCLUI

    Com todos os componentes disponíveis, incluindo kit de programação vestível e máquinas, o trabalho com plástico, madeira ou tecido permite aos alunos liberarem sua imaginação.

    LAB I, II e LAB III + LAB IV

    R$ 150.990

    NÚMERO DE ITENS

    232
    ITENS EM DESTAQUE
  • Cortadora a laser
  • Fresadora de precisão
  • Kit Wearale
  • SUGESTÃO DE PLANOS DE AULA
  • Fábrica de esculturas
  • Montagem de teatro
  • Mural interativo
  • Apoio à inclusão
  • ENTENDA OS 126 ITENS DO LAB I

    COMPOSIÇÃO DOS itens

    LAB I (126)

    ENTENDA OS 149 ITENS DO LAB II

    COMPOSIÇÃO DOS itens

    LAB I (126)

    LAB II (23)

    ENTENDA OS 162 ITENS DO LAB I

    COMPOSIÇÃO DOS ITENS

    LAB I (126)

    LAB II (23)

    LAB III (13)

    ENTENDA OS 192 ITENS DO LAB IV

    COMPOSIÇÃO DOS ITENS

    LAB I (126)

    LAB II (23)

    LAB III (13)

    LAB IV (30)

    ENTENDA OS 156 ITENS DO LAB I

    COMPOSIÇÃO DOS itens

    LAB I (156)

    ENTENDA OS 182 ITENS DO LAB II

    COMPOSIÇÃO DOS itens

    LAB I (156)

    LAB II (26)

    ENTENDA OS 195 ITENS DO LAB NÍVEL AVANÇADO I

    COMPOSIÇÃO DOS ITENS

    LAB I (156)

    LAB II (26)

    LAB III (13)

    ENTENDA OS 232 ITENS DO LAB IV

    COMPOSIÇÃO DOS ITENS

    LAB I (156)

    LAB II (26)

    LAB III (13)

    LAB IV (37)

    PARABÉNS!

    VOCÊ MONTOU O LAB I

    ENSINO FUNDAMENTAL

    VALOR DO PACOTE

    NÚMERO DE ITENS

    BAIXAR LISTA COMPLETA DO SEU LAB

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    COMPOSIÇÃO DOS ITENS

    LAB I (126)

    RESUMO DO LAB

    O que inclui

    O primeiro laboratório tem itens de papelaria, de eletrônica, ferramentas e máquinas manuais.

    SUGESTÃO DE AULA
    Primeiros circuitos

    O laboratório 1 tem como destaques os componentes de programação, eletrônica e ferramentas básicas. Com eles, é possível desenvolver atividades de introdução a circuitos elétricos no laboratório de fabricação, como o projeto de desconstrução de lâmpadas e criação de luz.

    Ciências humanas

    Pesquisar os processos de tentativa e erro de grandes inventores.

    Matemática

    Montagem de circuito com solda e LEDs para testes de voltagem.

    Ciências da natureza

    Projeto para vivenciar os passos de um inventor, como Thomas Edison, com vários testes desde o desmonte até a construção de uma nova lâmpada para explorar conceitos de eletromagnetismo, voltagem, resistores, e fonte de energia.

    Linguagens

    Criação de painéis com circuitos que exemplificam os processos de criação dos grandes inventores.

    UPGRADE

    LAB II

    POR QUE O LAB II

    Os circuitos agora podem ser vestíveis e dá até para capturar rastros de luz.

    Sugestão de planos de aula

    Primeiros circuitos

    Brincando com luz

    VEJA TODOS OS NÍVEIS DISPONÍVEIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

    ORIENTAÇÕES GERAIS

    Registre todo processo com seus alunos (com vídeos, fotos, documentos compartilhados entre outros recursos) para resgatar sucessos, conquistas e fracassos como proposto no ciclo de invenção.

    Considere uma média de 4 a 5 alunos por projeto/protótipo e, à medida que os grupos forem crescendo, liste os materiais proporcionalmente. Número ideal de alunos por atividade: 15 alunos.

    Faça orientações claras sobre segurança e manuseio dos equipamentos para que os alunos trabalhem de modo autônomo, com mediação constante do professor sobre processo com perguntas instigadoras e mobilizadoras.

    Defina o tempo e passo-a-passo de realização conforme sua realidade imediata. Ele pode ser integrado às aulas e ao currículo; ser feito em parceria com outros professores de diferentes disciplinas; ou acontecer espaço mais aberto de criação dos alunos, entre outros aspectos que podem determinar a profundidade e ritmo das experimentações.

    A tomada de riscos, aprendizagem constante, confiança para inovar e iteração são essenciais para que os projetos não sejam limitadores da expressão e criatividade. A iniciativa de buscar ajuda de terceiros é muito enriquecedora pois nem sempre o educador ou o aluno possuem todos conhecimentos necessários para o desenvolvimento do projeto.

    0

    PARABÉNS!

    VOCÊ MONTOU O LAB II

    ENSINO FUNDAMENTAL

    VALOR DO PACOTE

    NÚMERO DE ITENS

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    COMPOSIÇÃO DOS ITENS

    LAB I (126)

    LAB II (23)

    RESUMO DO LAB

    O que inclui

    Além dos itens do Lab I, aqui a programação ganha vida com kits que trazem sensores, controladores e alarmes para as primeiras criações. A comunicação visual do projeto pode ser trabalhada na cortadora de vinil.

    SUGESTÃO DE AULA
    Brincando com luz

    O laboratório 2 tem como destaques a cortadora de vinil e a prensa térmica. Com eles, é possível construir circuitos flexíveis e vestíveis, com LEDs que permitem a captura de imagens do rastro de luz deixado pelo movimento.

    Ciências humanas

    Explorar a importância do movimento e da luz na revolução industrial.

    Matemática

    Criar gráficos comparativos e mapas para ilustrar o impacto da revolução industrial até os dias atuais, utilizando circuitos de LEDs.

    Ciências da natureza

    Explorar projetos de bio-hacking e construir um microscópio com webcam e circuito de LED para iluminar a lâmina, exemplificando a nova revolução industrial e a fabricação pessoal.

    Linguagens

    Analisar como a revolução industrial criou máquinas para simular movimentos repetitivos que acabaram impactando a saúde do trabalhador. Como isso ainda acontece com as tecnologias atuais?

    Primeiros circuitos

    O laboratório 1 tem como destaques os componentes de programação, eletrônica e ferramentas básicas. Com eles, é possível desenvolver atividades de introdução a circuitos elétricos no laboratório de fabricação, como o projeto de desconstrução de lâmpadas e criação de luz.

    Ciências humanas

    Pesquisar os processos de tentativa e erro de grandes inventores.

    Matemática

    Montagem de circuito com solda e LEDs para testes de voltagem.

    Ciências da natureza

    Projeto para vivenciar os passos de um inventor, como Thomas Edison, com vários testes desde o desmonte até a construção de uma nova lâmpada para explorar conceitos de eletromagnetismo, voltagem, resistores, e fonte de energia.

    Linguagens

    Criação de painéis com circuitos que exemplificam os processos de criação dos grandes inventores.

    UPGRADE

    LAB III

    POR QUE O LAB III

    Tão legal quanto montar é saber como desmontar. O que você faz com seus eletrônicos que pararam no tempo?

    Sugestão de planos de aula

    Primeiros circuitos

    Brincando com luz

    Fuçando em sucata eletrônica

    VEJA TODOS OS NÍVEIS DISPONÍVEIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

    ORIENTAÇÕES GERAIS

    Registre todo processo com seus alunos (com vídeos, fotos, documentos compartilhados entre outros recursos) para resgatar sucessos, conquistas e fracassos como proposto no ciclo de invenção.

    Considere uma média de 4 a 5 alunos por projeto/protótipo e, à medida que os grupos forem crescendo, liste os materiais proporcionalmente. Número ideal de alunos por atividade: 15 alunos.

    Faça orientações claras sobre segurança e manuseio dos equipamentos para que os alunos trabalhem de modo autônomo, com mediação constante do professor sobre processo com perguntas instigadoras e mobilizadoras.

    Defina o tempo e passo-a-passo de realização conforme sua realidade imediata. Ele pode ser integrado às aulas e ao currículo; ser feito em parceria com outros professores de diferentes disciplinas; ou acontecer espaço mais aberto de criação dos alunos, entre outros aspectos que podem determinar a profundidade e ritmo das experimentações.

    A tomada de riscos, aprendizagem constante, confiança para inovar e iteração são essenciais para que os projetos não sejam limitadores da expressão e criatividade. A iniciativa de buscar ajuda de terceiros é muito enriquecedora pois nem sempre o educador ou o aluno possuem todos conhecimentos necessários para o desenvolvimento do projeto.

    PARABÉNS!

    VOCÊ MONTOU O LAB III

    ENSINO FUNDAMENTAL

    VALOR DO PACOTE

    NÚMERO DE ITENS

    BAIXAR LISTA COMPLETA DO SEU LAB

    PDF
    XLS

    COMPOSIÇÃO DOS ITENS

    LAB I (126)

    LAB II (23)

    LAB III (13)

    RESUMO DO LAB

    O que inclui

    Com tudo o que o nível básico traz, um ambiente avançado conta ainda com blocos de montar para materializar ideias, além de isopor e máquinas manuais.

    SUGESTÃO DE AULA
    Fuçando em sucata eletrônica

    O laboratório 3 tem como destaques os materiais para construção de circuitos elétricos, como solda e ferramentas. Com eles, é possível levar atividades de sensibilização para o design de objetos e sistemas, como a desconstrução de sucata eletrônica, como celulares inutilizados, calculadoras, mouses e brinquedos.

    Ciências humanas

    Debater a sociedade de consumo e como os diferentes países abordam a sustentabilidade, construindo um painel interativo para que a comunidade escolar compartilhe como descarta e recicla seus dispositivos.

    Matemática

    Desconstruir sucata eletrônica e fazer um levantamento e registro dos itens reaproveitáveis, descrevendo cada uma das partes, suas funções e possibilidades de uso.

    Ciências da natureza

    Discutir os métodos de descarte sustentável e reaproveitamento de sucata eletrônica, por meio de oficinas de construção e prototipagem de novas soluções.

    Linguagens

    Registro, documentação e compartilhamento dos processos experimentados e novas descobertas.

    Brincando com luz

    O laboratório 2 tem como destaques a cortadora de vinil e a prensa térmica. Com eles, é possível construir circuitos flexíveis e vestíveis, com LEDs que permitem a captura de imagens do rastro de luz deixado pelo movimento.

    Ciências humanas

    Explorar a importância do movimento e da luz na revolução industrial.

    Matemática

    Criar gráficos comparativos e mapas para ilustrar o impacto da revolução industrial até os dias atuais, utilizando circuitos de LEDs.

    Ciências da natureza

    Explorar projetos de bio-hacking e construir um microscópio com webcam e circuito de LED para iluminar a lâmina, exemplificando a nova revolução industrial e a fabricação pessoal.

    Linguagens

    Analisar como a revolução industrial criou máquinas para simular movimentos repetitivos que acabaram impactando a saúde do trabalhador. Como isso ainda acontece com as tecnologias atuais?

    Primeiros circuitos

    O laboratório 1 tem como destaques os componentes de programação, eletrônica e ferramentas básicas. Com eles, é possível desenvolver atividades de introdução a circuitos elétricos no laboratório de fabricação, como o projeto de desconstrução de lâmpadas e criação de luz.

    Ciências humanas

    Pesquisar os processos de tentativa e erro de grandes inventores.

    Matemática

    Montagem de circuito com solda e LEDs para testes de voltagem.

    Ciências da natureza

    Projeto para vivenciar os passos de um inventor, como Thomas Edison, com vários testes desde o desmonte até a construção de uma nova lâmpada para explorar conceitos de eletromagnetismo, voltagem, resistores, e fonte de energia.

    Linguagens

    Criação de painéis com circuitos que exemplificam os processos de criação dos grandes inventores.

    UPGRADE

    AVANÇADO II

    POR QUE O LAB IV

    É possível pensar em sustentabilidade até na hora de criar moldes para alimentos.

    Sugestão de planos de aula

    Primeiros circuitos

    Brincando com luz

    Fuçando em sucata eletrônica

    Comida para imprimir

    VEJA TODOS OS NÍVEIS DISPONÍVEIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

    ORIENTAÇÕES GERAIS

    Registre todo processo com seus alunos (com vídeos, fotos, documentos compartilhados entre outros recursos) para resgatar sucessos, conquistas e fracassos como proposto no ciclo de invenção.

    Considere uma média de 4 a 5 alunos por projeto/protótipo e, à medida que os grupos forem crescendo, liste os materiais proporcionalmente. Número ideal de alunos por atividade: 15 alunos.

    Faça orientações claras sobre segurança e manuseio dos equipamentos para que os alunos trabalhem de modo autônomo, com mediação constante do professor sobre processo com perguntas instigadoras e mobilizadoras.

    Defina o tempo e passo-a-passo de realização conforme sua realidade imediata. Ele pode ser integrado às aulas e ao currículo; ser feito em parceria com outros professores de diferentes disciplinas; ou acontecer espaço mais aberto de criação dos alunos, entre outros aspectos que podem determinar a profundidade e ritmo das experimentações.

    A tomada de riscos, aprendizagem constante, confiança para inovar e iteração são essenciais para que os projetos não sejam limitadores da expressão e criatividade. A iniciativa de buscar ajuda de terceiros é muito enriquecedora pois nem sempre o educador ou o aluno possuem todos conhecimentos necessários para o desenvolvimento do projeto.

    PARABÉNS!

    VOCÊ MONTOU O LAB IV

    ENSINO FUNDAMENTAL

    VALOR DO PACOTE

    NÚMERO DE ITENS

    BAIXAR LISTA COMPLETA DO SEU LAB

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    COMPOSIÇÃO DOS ITENS

    LAB I (126)

    LAB II (23)

    LAB III (13)

    LAB IV (30)

    RESUMO DO LAB

    O que inclui

    Com todos os itens presentes nos três níveis anteriores, o Lab IV apresenta a cortadora a laser e a impressora 3D. Além de kit eletrônico e kits de ferramentas, chegam também insumos como madeira MDF, acrílico e silicone alimentício.

    SUGESTÃO DE AULA
    Comida para imprimir

    O laboratório 4 tem como destaques os componentes Impressora 3D e silicone para alimentos. Com eles, é possível explorar a temática alimentação no laboratório de fabricação, com a construção de moldes de formas para balas de gelatina com impressora 3D e moldes de silicone.

    Ciências humanas

    Propor desafio que exemplifica um sistema por meio de engrenagens impressas com a impressora 3D.

    Matemática

    Resolução de problemas para impressão em 3D, cálculo de tempo de impressão, consumo de filamentos, desenho e preenchimento do objeto com menos tempo de produção e consumo de material por meio de testes concretos (como pesagem de objetos) analógicos e digitais.

    Ciências da natureza

    Confecção da gelatina com ágar-ágar, investigando processos de endurecimento de alimentos.

    Linguagens

    Atividades colaborativas para compreensão da relação do aluno com o espaço físico e tridimensional, com simulação manual dos movimentos dos eixos da impressora 3D proposta na forma de jogo, além do registros e documentação dos processos em blogs.

    Fuçando em sucata eletrônica

    O laboratório 3 tem como destaques os materiais para construção de circuitos elétricos, como solda e ferramentas. Com eles, é possível levar atividades de sensibilização para o design de objetos e sistemas, como a desconstrução de sucata eletrônica, como celulares inutilizados, calculadoras, mouses e brinquedos.

    Ciências humanas

    Debater a sociedade de consumo e como os diferentes países abordam a sustentabilidade, construindo um painel interativo para que a comunidade escolar compartilhe como descarta e recicla seus dispositivos.

    Matemática

    Desconstruir sucata eletrônica e fazer um levantamento e registro dos itens reaproveitáveis, descrevendo cada uma das partes, suas funções e possibilidades de uso.

    Ciências da natureza

    Discutir os métodos de descarte sustentável e reaproveitamento de sucata eletrônica, por meio de oficinas de construção e prototipagem de novas soluções.

    Linguagens

    Registro, documentação e compartilhamento dos processos experimentados e novas descobertas.

    Brincando com luz

    O laboratório 2 tem como destaques a cortadora de vinil e a prensa térmica. Com eles, é possível construir circuitos flexíveis e vestíveis, com LEDs que permitem a captura de imagens do rastro de luz deixado pelo movimento.

    Ciências humanas

    Explorar a importância do movimento e da luz na revolução industrial.

    Matemática

    Criar gráficos comparativos e mapas para ilustrar o impacto da revolução industrial até os dias atuais, utilizando circuitos de LEDs.

    Ciências da natureza

    Explorar projetos de bio-hacking e construir um microscópio com webcam e circuito de LED para iluminar a lâmina, exemplificando a nova revolução industrial e a fabricação pessoal.

    Linguagens

    Analisar como a revolução industrial criou máquinas para simular movimentos repetitivos que acabaram impactando a saúde do trabalhador. Como isso ainda acontece com as tecnologias atuais?

    Primeiros circuitos

    O laboratório 1 tem como destaques os componentes de programação, eletrônica e ferramentas básicas. Com eles, é possível desenvolver atividades de introdução a circuitos elétricos no laboratório de fabricação, como o projeto de desconstrução de lâmpadas e criação de luz.

    Ciências humanas

    Pesquisar os processos de tentativa e erro de grandes inventores.

    Matemática

    Montagem de circuito com solda e LEDs para testes de voltagem.

    Ciências da natureza

    Projeto para vivenciar os passos de um inventor, como Thomas Edison, com vários testes desde o desmonte até a construção de uma nova lâmpada para explorar conceitos de eletromagnetismo, voltagem, resistores, e fonte de energia.

    Linguagens

    Criação de painéis com circuitos que exemplificam os processos de criação dos grandes inventores.

    VEJA TODOS OS NÍVEIS DISPONÍVEIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

    ORIENTAÇÕES GERAIS

    Registre todo processo com seus alunos (com vídeos, fotos, documentos compartilhados entre outros recursos) para resgatar sucessos, conquistas e fracassos como proposto no ciclo de invenção.

    Considere uma média de 4 a 5 alunos por projeto/protótipo e, à medida que os grupos forem crescendo, liste os materiais proporcionalmente. Número ideal de alunos por atividade: 15 alunos.

    Faça orientações claras sobre segurança e manuseio dos equipamentos para que os alunos trabalhem de modo autônomo, com mediação constante do professor sobre processo com perguntas instigadoras e mobilizadoras.

    Defina o tempo e passo-a-passo de realização conforme sua realidade imediata. Ele pode ser integrado às aulas e ao currículo; ser feito em parceria com outros professores de diferentes disciplinas; ou acontecer espaço mais aberto de criação dos alunos, entre outros aspectos que podem determinar a profundidade e ritmo das experimentações.

    A tomada de riscos, aprendizagem constante, confiança para inovar e iteração são essenciais para que os projetos não sejam limitadores da expressão e criatividade. A iniciativa de buscar ajuda de terceiros é muito enriquecedora pois nem sempre o educador ou o aluno possuem todos conhecimentos necessários para o desenvolvimento do projeto.

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