QUEM INSPIRA

Afeto em sala de aula: conheça Sandra Cassiano

Com palavras positivas, frases afirmativas e elogios, a professora de ensino fundamental Sandra Cassiano, de Maxaranguape (RN), criou um projeto que valoriza a autoestima de seus alunos.

O Caderno de Elogios é um projeto coletivo. Em todas as aulas, a professora separa alguns minutinhos para que os alunos possam deixar uma mensagem para os colegas, professores ou qualquer outra pessoa da comunidade escolar.

A prática é inspirada na pedagogia da Seicho-No-Ie, que sugere extrair a capacidade inata de  cada um e manifestar o potencial dos estudantes.

No Centro de Educação Integrada de Maracajaú, escola em que o projeto foi criado, o caderno também era usado pela equipe pedagógica e demais funcionários da escola para manter um ambiente de convívio harmonioso.

“Faço esse trabalho há dez anos, pois me coloco no lugar dos alunos, que estão acostumados a passar uma manhã inteira levando broncas, fazendo tudo o que os professores pedem e sendo obrigados a sentar em outro lugar para não conversar com o colega do lado.”

A professora conta que o caderno mostra como o afeto do aluno consigo mesmo, com os colegas, a família e a comunidade escolar pode ajudar o estudante a construir outra visão de vida.

“Com uma educação emocional e afetiva, tento preparar as crianças para um mundo novo.”

A professora Sandra vai  ser uma das educadoras homenageadas na Exposição Encontro com o Porvir: Trajetórias de educadores  que transformam o presente  e constroem o futuro

A mostra, que celebra os 10 anos do Porvir, vai contar histórias de professores inovadores brasileiros.

Reserve a data! A exposição  vai acontecer entre os dias  08 de novembro de 2022 e 03 de fevereiro de 2023 no Museu Catavento, em São Paulo (SP).

Saiba mais sobre o cadernos de elogios: 

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Beatriz Cavallin Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock e acervo pessoal.  Data de publicação: 11/10/2022