Professora cria caderno de elogios para valorizar autoestima dos alunos - PORVIR
Crédito: mariiaplo / Fotolia.com

Diário de Inovações

Professora cria caderno de elogios para valorizar autoestima dos alunos

Com meditação e trabalho interdisciplinar, crianças de uma comunidade pesqueira do Rio Grande do Norte passaram a se concentrar mais nas atividades escolares

por Sandra Cristina da Silva Cassiano ilustração relógio 11 de janeiro de 2017

Tenho vinte anos de experiência na sala de aula, mas só pude comprovar há dez anos atrás o quanto é importante elogiar e valorizar a autoestima das crianças. Trabalho com os meus alunos de forma interdisciplinar e faço rodas de conversa que ajudam a direcionar a nossa mente para práticas contemplativas e meditativas.

A ideia é extrair o que as crianças têm de melhor. Durante alguns minutos, agradecemos por tudo o que temos e pensamos em sonhos que já foram realizados. Apesar de enfrentar resistência no início, aos poucos começamos a alcançar os nossos objetivos. No Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape (RN), os alunos do quinto ano do ensino fundamental passaram a ter melhor concentração, o que facilita bastante o rendimento nas atividades escolares.

– Quer saber mais sobre o tema? Especial Competências Socioemocionais

Para que os alunos possam adquirir confiança e demonstrar os seus interesses, organizo pequenos grupos de estudo com monitores. Faço a distribuição deles conforme diferentes níveis de aprendizagens, possibilitando que tirem dúvidas e aprendam juntos. Ao perceber que podem auxiliar no processo de aprendizagem dos colegas, eles sentem ser úteis e também ficam mais seguros.

Todos os dias tentamos usar palavras positivas e frases afirmativas. Na nossa sala, construímos um caderno de elogios e uma mala de sabedoria com livros e histórias altruístas. Nós confeccionamos o caderno com folhas de rascunho e decoramos com recortes, colagens e desenhos criativos feitos pelos alunos.

Também chamamos essa atividade de correio da amizade. Durante a semana, escolhemos um momento no início ou no final da aula para escrever elogios aos colegas, professores ou qualquer outra pessoa da comunidade escolar. É um momento grandioso, que além de estimular a leitura e a escrita, ainda ajuda a melhorar o relacionamento na escola.


Clube Porvir: Saiba como motivar e valorizar a autoestima dos seus alunos
Assine e receba conteúdos exclusivos do Porvir


O projeto está sendo ampliado, e outros professores dos anos finais do ensino fundamental estão trabalhando com essa ideia. O caderno de elogios também é usado pela equipe pedagógica e os demais funcionários da escola. Nós deixamos ele na sala dos professores e em algum momento do dia exaltamos as qualidades dos nossos colegas para manter um ambiente de convívio harmonioso.

Faço esse trabalho há dez anos, pois me coloco no lugar dos alunos, que estão acostumados a passar uma manhã inteira levando broncas, fazendo tudo o que os professores pedem e sendo obrigados a sentar em outro lugar para não conversar com o colega do lado.

Tenho duas filhas e sempre pergunto como elas gostariam que os professores atuassem na aula. Com esse retorno, tenho ampliado minhas manhãs com atividades inovadoras, que buscam unir a prática e usar os livros para transformar a aula teórica de forma desafiadora.

O professor Marcos Rogério Silvestre me possibilitou conhecer, estudar e aprofundar meus conhecimentos no modelo do Projeto Âncora. Aprendemos com os demais colegas de trabalho e, principalmente, com o educador José Pacheco sobre autonomia, diversas formas de avaliar uma criança e como ter um momento de escuta para saber o apelo de cada um dos nossos grandes gênios. Cada um é diferente, aprende de uma forma diferente e gosta de coisas diferentes.

Mesmo trabalhando em uma pequena comunidade pesqueira, encontro pais gratos pela educação global dos seus filhos. Eles se envolvem em pequenas ações e também contam que percebem uma mudança de comportamento e atitudes por parte das crianças. Com uma educação emocional e afetiva, tento preparar as crianças para um mundo novo.

 


Sandra Cristina da Silva Cassiano

Pedagoga com experiência em psicopedagogia clínica e psicopedagogia institucional. É professora no Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape (RN). Já atuou como coordenadora e tem experiências na educação especial, tendo trabalhado na sala de recursos multifuncionais.

TAGS

competências para o século 21, ensino fundamental, socioemocionais

53
Deixe um comentário

avatar
500
34 Comentários ao conteúdo
19 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
35 Autores
Maria da Conceição Amorim CardosoelianeEna Nídia de Jesus Lima SantosSandra CristinaTaynara Castagnetti Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
cleusa mori
Visitante
cleusa mori

parabéns, fiquei curiosa em ver o caderno, tem como? quero muito fazer este ano

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Oi Cleusa, tem sim querida. veja nas redes sociais @sandragargalhada ou algumas imagens na internet posso explicar melhor e indicar alguns livros. Se tiver interesse pode pesquisar sobre a Educação da Vida e os cinco desejos fundamentais. Grande abraço.

Neuceli Silva
Visitante
Neuceli Silva

Parabéns pelo trabalho maravilhoso.

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Muito obrigada! Sou grata por todas as pessoas que estão praticando e constatando os efeitos positivos.

Maik Dhaniol Gutembergs
Visitante
Maik Dhaniol Gutembergs

Parabéns! Usando criatividade e amor para unir as pessoas.
Gratidão!

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Verdade. As duas ferramentas necessárias para tornar a educação mais significativa.

Cristina Magalhães
Visitante
Cristina Magalhães

Eu, por exemplo, já usei a caderneta do aluno por diversas vezes não para “mandar” um recado negativo mas sim para fazer um elogio ao comportamento/atitude do aluno. Devo dizer que funciona como reforço positivo na perfeição!

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Isso mesmo Cristina! O reforço positivo faz com que a criança perceba cada vez mais que seu esforço tem sido visto e reconhecido por alguém, que nesse caso somos nós educadores. Continue com atividades relacionadas a competências emocionais que sua turma será cada vez melhor.

Ana Paula Miranda
Visitante
Ana Paula Miranda

Eu tbm gostaria de ver o caderno. Gostei muito da ideia e quero fazer com meus alunos.

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

OI Ana Paula, pode ficar a vontade e se precisar estou aqui para partilhar.
Minhas redes sociais estão abertas @sandragargalhada tem algumas sugestões e posso indicar livros e sites onde você poderá entender melhor.

Fatima Major
Visitante
Fatima Major

Sandra, linda iniciativa! Olhar amoroso que destaca o “mais” de cada aluno e toca o coração. Sou professora, leciono no curso de Pedagogia, desenvolvi com as alunas um projeto chamado “diário do afeto”. Algo semelhante… Os efeitos são impressionantes e transformadores. As alunas, futuras pedagogas, desenvolve uma outra postura na relação com os alunos e seus pares. Meu coração se alegra e reforça a certeza que a necessidade de mais afeto na educação.

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Fátima, que belo exemplo seu. Eu acredito em uma educação voltada para afetividade e amor. Suas alunas estão de parabéns por ter uma professora com tanta flexibilidade e determinação. Percebo que as dez competências da BNCC veio a somar com o caderno de elogios, pois aborda o projeto de vida, a empatia e cooperação e principalmente o autoconhecimento e autocuidado dentre outras.
Um cheiro querida.

Fatima Major
Visitante
Fatima Major

Corrigindo… Reforça a necessidade de mais afeto na educação!

Keila Botelho
Visitante
Keila Botelho

que perfeito isso…graças a Deus ainda tem gente como vc no mundo

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Keila, praticar o caderno de elogios foi bem desafiador quando tudo começou, mas com tempo tornou-se natural, prazeroso e satisfatório. Obrigada por você existir!

Janaina
Visitante
Janaina

Um exemplo de atitude maravilhosa que possibilita uma melhor qualidade na forma de aprendizado, parabéns pela iniciativa Sandra.

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Janaina só posso agradecer por seu carinho. Quero deixar registrado que amo a educação e tudo que faço por meus alunos é o que gostaria de ter vivenciado em sala de aula na minha infância,

Ney Almada
Visitante
Ney Almada

Meus cumprimentos professora Sandra, pelo belíssimo trabalho de humanização e desenvolvimento da sensibilidade e observação dos alunos em relação a si mesmo e as outras pessoas, os fatos e a natureza. Com certeza eles jamais se esquecerão dessesomentos e levarão para todas as suas áreas de atuação doravante esses aprendizados e se tornarão grandes pessoas e profissionais. O respeito, o reconhecimento e a valorização, torna as pessoas mais disciplinadas em si mesmas e consequentemente permite… Ler mais »

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Ney que mensagem linda. Eu fico a refletir… Se durante estes anos que estou em sala, com turmas entre 25 e 30 crianças eu conseguir tocar o coração de uma criança e potencializar suas partes positivas fazendo com que elas acreditem em si, e principalmente a ser tornarem pessoas com princípios éticos, atuando com responsabilidade e autonomia eu posso afirmar que TUDO VALEU A PENA.

Andrea Mara Kraetzer
Visitante
Andrea Mara Kraetzer

Como eu adoraria ter o privilégio de assistir uma semana dessas aulas, para plantar essa sementinha entre os meus alunos. Lindo projeto. Parabéns!!!!! Muito orgulho de pessoas transformadoras do nosso futuro. ♡♡♡

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Andrea eu iria amar conhecer todos vocês que se sentiram tocados com o projeto.
Sei e sinto o quando este projeto é grandioso, quantas pessoas envolvidas para que o maior número de pessoas conheçam e pratiquem. Estamos no caminho certo!

Cláudia Gazzola de Oliveira
Visitante
Cláudia Gazzola de Oliveira

Amada,Deus te abençoe pela iniciativa!
Vou compartilhar com amigas e amigos educadores,evangelizadores e pais.
Temos que ter esse olhar de Jesus sobre todos : os defeitos são como manchas num lençol bonito. Acostumamos tanto em reparar nas manchas que esquecemos de olhar a beleza do tecido.
Obrigada por partilhar a tua experiência!!

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Claudia, você entendeu a essência. Que alegria ler sua mensagem. Muito obrigada pela benção. Acredito que a minha obra não sou eu que realiza. Deus através de nós faz tudo acontecer, precisamos deixar fluir a força em nosso interior.

Elenquel Pamplona
Visitante
Elenquel Pamplona

Parabéns! Lindo projeto. Gostaria de conhecer um pouco mais. Se possível poderia me enviar algum material? Meu email é elenquel@yahoo.com.br.

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Vou te enviar um site com os livros e você vai conhecer melhor no site dos Educadores.

Fabi Spalato
Visitante
Fabi Spalato

::: Isso é Educar com o coração.
Excelente!!! Perfeito!!!!! Amei!!!!
Gostaria de conhecer um pouco mais sobre esse caderno, e se possível poderia me enviar algum material? Meu email é fabi.spalato@hotmail.com , facebook Fabi Spalato

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Se você pesquisar Sobre os cindo desejos fundamentais dos seres humanos, vai encontrar ele eles ser elogiado. Espero que goste da dica e se possível visite a página dos @educadoressni. Espero que goste da dica.

Adriana Grecco
Visitante
Adriana Grecco

Excelente!
Sou professora de anos iniciais na rede pública, em Campinas-Sp.
Acredito , sinceramente , em um relacionamento afetivo entre professor e aluno e no quanto isso contribui para o seu aprendizado.
Qual a forma de termos acesso ao seu material? Às práticas já realizadas em sala de aula?

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Isso mesmo. Ver sempre o que as crianças tem de melhor, buscar sempre valorizar o que eles já sabem e assim mediar os conhecimentos. Pode conferir sugestões e atividades realizadas com as crianças nas redes sociais @sandragargalhada.

Sônia Ribeiro Claudino Gomes
Visitante
Sônia Ribeiro Claudino Gomes

Ameiiiii a idéia, adoro aprender coisas novas e a cada dia procuro melhorar em sala de aula com meus alunos. A idéia do caderno é excelente e gostaria de poder práticar com meus alunos e funcionários. Se possível gostaria de receber informações sobre o caderno. Parabéns ótimo trabalho!!!

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Oi querida pode ver dicas na nossa página @sandragargalhada
Eu também adoro aprender atividades diferenciadas e desde já convido vocês a enviarem seus relatos de experiência para a plataforma @porvir, foi aqui minha primeira oportunidade de divulgar.

Luciane Andréa Garcia
Visitante
Luciane Andréa Garcia

Este projeto não é dá Seicho no ie do Brasil. Que prega a Pedagogia dá Seicho no ie?

Joseli Souza
Visitante
Joseli Souza

Sim

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Oi Luciane. Fico feliz e grata que tenha reconhecido o projeto. Nosso maior desejo é divulgar e expandir os ensinamentos da verdade através da educação da Vida.
Muito obrigada por seu amor.

Carmem RUTH Reis
Visitante
Carmem RUTH Reis

Parabėns! Ótima iniciativa.Acredito muito nesse para afetivo entre professor e aluno.Gostaria de receber mais informações sobre o caderno.Sucesso.

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Aprimoramento e convívio entre professores e alunos possibilita um clima acolhedor, com serenidade e faz com que a criança melhore em todos os aspectos.
Se tiver curiosidade pode visitar o site do @educadoressni. Na minha rede social tem algumas imagens também @sandragargalgada.

Sandra Cristina da Silva Cassi
Visitante
Sandra Cristina da Silva Cassi

Oi boa noite, estou imensamente feliz e grata por todos os comentários sobre o caderno de elogios, este relato é pessoal venho praticando em sala de aula e na minha vida pessoal. Realizamos várias outras práticas como o ato de gratidão organizando a sala de aula e limpando o pátio da escola, temos também o pote da gratidão onde buscamos constantemente registrar e guardar no pote tudo que nos possibilita sermos gratos, desde conhecer e… Ler mais »

Fabiana Almeida de Souza Sol
Visitante
Fabiana Almeida de Souza Sol

Oi Sandra?Sou professora há 18 anos na rede estadual…Moro em Aparecida de Goiânia-Goiás,e tenho visto muitos elogios sobre esse trabalho.Ficaria muito grata se você pudesse me passar também mais detalhes sobre esse caderno,amei a ideia e me ajudaria muito aqui com os meus alunos eles são muito carentes e preciso ajudá-los de alguma forma.Pois aqui não tenho nenhum apoio das gestoras e corro atrás de tudo que considero bom para eles.Obrigado!!!
Fabiana Sol

Roberto Antoniassi Junior
Visitante
Roberto Antoniassi Junior

Bom dia professora Sandra. Estou muito feliz em ler esta notícia. Sou de SP e, há alguns anos colaboro num projeto social justamente em Maracajau, especificamente com as crianças. Provavelmente, as crianças com as quais você tem compartilhado deste trabalho maravilhoso eu as conheço pessoalmente. Ainda ontem, conversando com educadores aqui da minha região, falamos sobre a realidade de Maracajau, dentre vários aspectos, a questão do ensino. Continue firme, pois as sementes que estão sendo… Ler mais »

Keila
Visitante
Keila

Oi Sandra, boa noite!
Sou professora da rede estadual- ensino médio integrado ao profissional na cidade de Tamboril-CE. Adorei a sua história e como professora também me preocupo e sempre busco ajudar meus alunos da melhor forma possível. Também gostaria de saber sobre o seu caderno de elogios. Uma idéia sensacional. Parabéns pelo belo trabalho!

Fabi Gonçalves
Visitante
Fabi Gonçalves

Boa noite Sandra, Parabéns pelo trabalho e ficaria feliz em poder incorporar sua ideia ao meu trabalho, eu nao fiz um caderno como você para ter um registro, porém, sempre começo minhas aulas com respiração e alongamento, fazemos uma conversa breve sobre boas ações procuro manter o ambiente de sala de aula com as sugestões dos alunos na medida do possivel para que eles se sintam respeitados e valorizados e vejam os beneficios de agir… Ler mais »

Sandra Cristina
Visitante
Sandra Cristina

Fabiana boa noite! Que bom saber que você já faz algo diferenciado com seus educandos.Na realidade essa ideia é do grandioso mestre Masaharu Taniguchi que nos ensina que todos os lugares são como salas de aula, então ao conhecer e praticar os ensinamentos e estudar sobre a pedagogia da Vida, aprendemos sobre o Diário de elogios, então adaptamos e incluímos em nosso rotina semanal. Se tiver interesse procure o CEEV- Ciclo de estudo da edição… Ler mais »

Ribamar Garcia
Visitante
Ribamar Garcia

Parabéns professora o seu trabalho é maravilhoso!

Lenita
Visitante
Lenita

Maravilhoso!! Parabéns, fico feliz de ver o seu exemplo. A Sra conhece A Ciência do Início dá Vida, dá Dra Eleanor Luzes? E tbm o trabalho maravilhoso do Professor Wallace Liimaa? Me add no Facebook – Lenita Brandt. Assim posso encaminhar links que irão ajudar o seu trabalho e aos seus alunos. Gratidão!!!

Eliane Aparecida Pedrini
Visitante
Eliane Aparecida Pedrini

Boa tarde!
Por gentileza, qual seu e-mail?
Agradecida
Eliane

Adriano De Lima
Visitante
Adriano De Lima

Maravilhoso, compartilhando para meus colegas verem!

Claudia Assis
Visitante
Claudia Assis

Maravilhoso!!

Taynara Castagnetti
Visitante
Taynara Castagnetti

Muito bom!!

Lucelia santos Paes
Visitante
Lucelia santos Paes

O mundo precisa de mais professores como vc Sandra!

Ena Nídia de Jesus Lima Santos
Visitante
Ena Nídia de Jesus Lima Santos

Amei está iniciativa e caiu como luva para está semana, qdo vou trabalhar valores com meus alunos através dos vídeos aula. Agradecida😘🤝

eliane
Visitante
eliane

Gostaria muito de ver o caderninho, tem como? gostaria de realiza-lo também.

eliane
Visitante
eliane

parabéns, bela iniciativa.

Maria da Conceição Amorim Cardoso
Visitante
Maria da Conceição Amorim Cardoso

Tem como postar o caderno para eu ver, estou curiosa! Obrigada