Como inovar
parceria com
Muitas vezes, o comum é avançar na lista de conteúdos a serem entregues em sala de aula, sem que haja uma verificação se o aluno, de fato, aprendeu.
Às vezes, o calendário apertado também impede que muitos professores e professoras se dediquem por mais tempo a determinado assunto, para que os estudantes possam compreendê-lo com mais profundidade.
Contudo, ao avançar para novas temáticas sem verificar se o aluno realmente aprendeu, o risco que se corre é de criar lacunas na aprendizagem, o que não é positivo.
O conceito de Aprendizagem para o Domínio, conhecido em inglês como Mastery Learning, atua diretamente nesta questão.
A ideia principal é garantir que os estudantes dominem determinada temática antes de seguir para a próxima, fazendo com que, assim, as lacunas de aprendizagem diminuam.
Um jeito de trabalhar com esse conceito é usando ferramentas digitais que possam ser usadas em um período extraclasse.
Educadores podem, inclusive, usar o conceito junto com o conteúdo regular, previsto no calendário. De que forma? Retomando conteúdos que não foram dominados por meio de plataformas e ferramentas digitais.
Algumas das principais características do Aprendizado para o Domínio são:
2) Fornecer instruções (e práticas novas e diferentes) para uma habilidade não dominada
3) Avaliar continuamente se o aluno obteve o domínio.
1) Entender se um aluno dominou uma habilidade.
Investir nessa abordagem é uma oportunidade de refletir sobre como melhorar a aprendizagem dos alunos e a própria prática docente. Saiba mais neste vídeo produzido pela Khan Academy:
Roteiro: Ruam Oliveira Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock; Data de publicação: 07/10/2022