Como combater o bullying na escola?

lista

A escola é um espaço de encontro que reúne diferentes costumes e maneiras de enxergar a vida.

Com o objetivo de prevenir e combater essa forma de violência nas escolas, a Lei 13185/15, conhecida como “Lei Antibullying”, reforça o caráter educacional da identificação, conscientização e prevenção do bullying.

Apesar das tentativas de construção de redes de apoio, nem sempre os estudantes procuram ajuda ao serem expostos a esse tipo de violência.

Também é comum que dentro desse ambiente o educador confunda o bullying com conflitos, provocações, preconceito, racismo ou outras formas de agressão pontuais.

O bullying costuma ter algumas características bem definidas. São elas:

Repetição - O agressor faz uma série de provocações.

Intenção de ferir -  Existe um autor que planeja uma ação para menosprezar e ferir o outro.

Vitimização - O que faz alguém se colocar no papel de vítima é inconscientemente a pessoa se enxergar com pouco valor para pertencer a um grupo.

Quem assiste - Existe um público que assiste e valida aquela ação de menosprezo. Muitas vezes, sabe que está errado, mas não combate por ter medo de ser vítima.

Riscos virtuais - O cyberbullying é o correspondente do bullying no mundo virtual, que pode ser agravado por variáveis como o anonimato e a possibilidade de atingir um público maior.

Saber identificar o bullying é saber ouvir a turma.

É importante trazer para a escola práticas de uma educação antibullying, que inclui um trabalho com foco em estimular a empatia, o cuidado e a autoestima.

Também é preciso olhar para o bullying considerando que todo o tipo de dor ou sentimento deve ser levado em conta.

Confira uma curadoria com pesquisas, livros, filmes, palestras e leis que podem ajudar você a entender mais sobre o bullying e o cyberbullying.

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Marina Lopes Arte: Luan Silva Crédito de imagens: AdobeStock Data de publicação: 07/04/2023

Consultoria: Janine Rodrigues, escritora e educadora, fundadora da Piraporiando e Luciene Regina Paulino Tognetta, coordenadora do grupo que desenvolve a linha de pesquisa “Convivência na escola: virtudes, bullying e violência” e  líder do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da Unicamp e Unesp.