lista

Paulo Freire para crianças

Terceiro pensador mais citado em universidades de todo o mundo, Paulo Freire (1921-1997), patrono da educação brasileira, publicou quase 40 livros. Ele completaria 101 anos neste 19 de setembro.

E, apesar da preocupação e do carinho que sempre teve com as crianças, ele não chegou a escrever um livro infantil.

Ligue o som!

Arrow

Mas, para que desde cedo os pequenos saibam da importância do legado freiriano, outros pesquisadores escreveram sobre Paulo Freire em uma linguagem acessível para meninos e meninas.

Confira 4 sugestões de livros sobre Paulo Freire para crianças:

A casa e o mundo lá fora - Cartas de Paulo Freire para Nathercinha, de Nathercia Lacerda (Editora Zit)

SINOPSE: Quando estava exilado no Chile, Paulo Freire mandava muitas cartas. Entre os destinatários, a prima Nathercia, com 9 anos. Com muita sensibilidade, o livro resgata essa correspondência.

História do menino que lia o mundo, de Carlos Rodrigues Brandão (Editora Expressão Popular)

SINOPSE: Escrito de uma maneira muito leve, o livro vai da infância de Paulo, com a companhia do cachorro Joli, em Recife (PE), à criação do Método Paulo Freire de alfabetização de adultos.

Ester conhece Paulo Freire, de Alê Oliveira (Baioque Livros)

SINOPSE: Doutora em educação, Alê Oliveira escreveu a história da menina Ester e de sua professora, Dalva, que apresenta o educador à garota. As lindas ilustrações são de Cauex Pascoa.

Paulinho, o menino que escreveu uma nova história, de Mere Abramowicz e Silmara Rascalha Casadei (Editora Cortez)

SINOPSE: As autoras ressaltam como Paulo, desde criança, aprendeu a ter empatia e um olhar compreensivo sobre quem mais precisava e, ao tornar-se professor, mudou a vida de jovens e adultos, ensinando-os a ler e a escrever.

Veja mais: Por que Paulo Freire continua inovador?

Gostou desse conteúdo?Compartilhe!

Roteiro: Ana Luísa D'Maschio Arte: Luan Silva Créditos de imagens: Instituto Paulo Freire/ Eduardo Maia / Ana Maria Araújo Freire / Amancio Chiodi/ Márcio Novaes/Acervo SME -Memorial da Educação Municipal / Acervo Ana Mae Barbosa Vídeo: Centro de Referência Paulo Freire  Data de publicação: 19/09/2022