Por que
Sabemos o quanto a nossa cultura escolar está influenciada pela maneira com que professores, alunos e familiares pensam a escola e o quanto o modelo tradicional de ensino foi considerado, durante muito tempo, a única forma de possibilitar a aprendizagem de conceitos. Hoje, também sabemos que várias são as formas possíveis de inovar. Para que isso ocorra, acima de tudo, os professores, o coordenador pedagógico e o diretor devem estar profundamente envolvidos no processo.
Veja vídeo em que professor fala sobre a evolução no envolvimento da comunidade.
Exemplo
Para que uma nova cultura escolar seja criada, as ideias não devem ser impostas às escolas, mas criadas por elas. Os erros devem ser vistos como parte do processo. O que não da certo serve como reflexão e aprendizado. É necessário tentar para inovar. É necessário arriscar!
Desafio
Para mudar, é preciso fazer um reflexão sobre como está configurada a cultura na sua escola e os impactos do uso da abordagem do ensino híbrido. A intenção é construir um ambiente propício para a inovação em sala de aula a partir de uma sensibilização coletiva para a importância do tema.
Passo a passo
1. Conversar com cinco professores sobre o modelo de ensino híbrido. Dividir suas impressões sobre o que realizou até o momento.
2. Levantar, com esse grupo de professores, as dúvidas deles sobre o modelo.
3. Anotar as dúvidas que, em sua opinião, são mais representativas: quais foram os aspectos que mais inquietaram os professores? Como você avalia as concepções desses professores em relação ao modelo de ensinar?
4. Refletir sobre o que foi estudado e aplicado até o momento e anotar dúvidas sobre o modelo de ensino híbrido. O que você perguntaria para um professor que já utiliza essas propostas há mais tempo do que você?
5. Verificar se alguns dos questionamentos estão no documento de dúvidas frequentes abaixo, e também aproveitar o espaço abaixo do fórum para discutir com outras pessoas.
Sugestões
Referências
Contagiando outros professores. Perguntas frequentes sobre ensino híbrido.
Ensino híbrido é o único jeito de transformar a educação. Matéria do Porvir que traz entrevista com Michael Horn, especialista em inovações disruptivas.