Ashoka/FEUSP - Fórum Nacional Escolas 2030 - PORVIR

Novembro, 2022

22NovDia inteiro24Ashoka/FEUSP - Fórum Nacional Escolas 2030(Dia inteiro) Completed

Detalhes do evento

Entre 22 e 24 de novembro, a Faculdade de Educação da USP e a Ashoka realizam o primeiro Fórum Nacional Escolas 2030. O evento traz escolas, secretarias de educação e pesquisadores de várias partes do Brasil. Eles trabalham em rede para criar parâmetros de avaliação da aprendizagem, com base na prática da educação integral e transformadora. A premissa do programa é a de que os critérios de avaliação precisam ser contextualizados e que não faz sentido medir a qualidade de educação no Brasil, por exemplo, com a mesma régua que se mede na Coréia do Sul.

O programa Escolas2030 é desenvolvido simultaneamente em dez países, com foco no sul global, e tem como referência o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4), que prevê a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, com oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas. Além do Brasil, também participam escolas do Afeganistão, Índia, Paquistão, Portugal, Quênia, Quirguistão, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda, que adotam um processo de pesquisa-ação durante dez anos. O programa é liderado globalmente pela Fundação Aga Khan e chegou ao Brasil por iniciativa da Fundação Itaú Social.

A agenda do Fórum na manhã do dia 22/11, começa com visitas para conferir de perto o trabalho realizado por escolas-polo que compõem o programa em São Paulo. Já à tarde, dois painéis discutem os resultados da pesquisa-ação do programa: Como organizações educativas inovam e Levantamento sobre avaliação em organizações educativas. A programação do dia se encerra com o lançamento do documento Recomendações para políticas públicas para a oferta de uma educação de qualidade. Estes documentos consolidam os achados dos três anos de atuação do programa no Brasil e visam incidir no debate público sobre educação.

Na quarta-feira, 23/11, pesquisadores, educadores e estudantes discutirão como avaliamos as aprendizagens transformadoras e construímos indicadores que, de fato, contribuam com a qualidade dos sistemas de educação. O encerramento do Fórum acontece na quinta, 24/11, com uma roda de conversa sobre Empatia, Educação Transformadora e a convivência no Universo Digital.

Confira a agenda completa aqui.

Inscrições (as vagas para a participação presencial são limitadas e a inscrição deve ser realizada até o dia 16/11)