Alunos de RS produzem canal de televisão via web - PORVIR

Inovações em Educação

Alunos de RS produzem canal de televisão via web

Em Campo Bom, cidade de 60 mil habitantes, jovens fazem o CBB WebTV, com programas que tratam de assuntos culturais e escolares

por Vinícius Bopprê ilustração relógio 19 de outubro de 2012

Eles discutem literatura, música, esportes, jogos e ainda fazem reportagens sobre acontecimentos na cidade. Filmam, fotografam, editam, são repórteres, fazem o design e escrevem os roteiros dos programas. Executar tudo isso, simultaneamente, é uma tarefa difícil para qualquer profissional da comunicação. Acontece que nenhum deles nem sequer terminou a escola. Eles são alunos de 8o e 9o anos da escola municipal Borges de Medeiros, em Campo Bom, uma cidadezinha de 60 mil habitantes a 50 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e desde 2010 mantêm no ar o CBB Web TV, um canal no Youtube e um site em que os alunos transmitem até eventos da cidade ao vivo.

O projeto surgiu de uma evolução do Clube dos Blogueiros do Borges (por isso, CBB), um blog teen de um programa de inclusão digital da cidade. O responsável pela iniciativa é Jorge Barboza Coelho, professor de língua portuguesa da escola que, além de apoiar os alunos na produção de matérias, busca parcerias com profissionais que ajudem com informações técnicas necessárias para manter um canal de TV. Jorge idealizou o CBB como um espaço em que os alunos usassem, na prática, as habilidades desenvolvidas na sala de aula.

crédito Wellphoto / Fotolia.com

Os alunos envolvidos no projeto se encontram na escola no contraturno. “Todos nós fazemos um pouco de tudo. Isso é importante para experimentarmos diferentes atividades”, conta Weslei Alves Martins, 13.  As atividades extraclasse, apesar de apoiadas pela instituição, não valem ponto porque o foco do projeto é fazer algo divertido e desafiador. “Isso é o que eu mais gosto: quando eu erro isso não vira nota vermelha, vira experiência”, diz o jovem.

Apesar dos programas de música, de esporte e de jogos, o que faz mais sucesso, diz o professor, são aqueles relacionados ao incentivo à leitura e a transmissão dos eventos da cidade

Como todo produto jornalístico de gente grande, a CBB é dividida em editorias: Music, Games, Sports, CBB Live, CBB News, e o CBB Defender. Esta última abre um espaço para que as pessoas busquem, em total sigilo, denunciar problemas escolares, como o bullying. Apesar dos programas de música, de esporte e de jogos, o que faz mais sucesso, diz o professor, são aqueles relacionados ao incentivo à leitura e a transmissão dos eventos da cidade. “A série Dica de Leitura fez com que a busca por livros indicados aumentasse significativamente na biblioteca da escola e nas livrarias da cidade.”

Os eventos que os alunos cobrem ao vivo recebem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que fornece os espaços para a transmissão e o suporte tecnológico. A Festa do Sapato de Campo Bom, uma das mais importantes da cidade, é um desses acontecimentos que entra na pauta. “Como o projeto está muito presente nas ruas da cidade, que tem um perfil de cidade pequena, a principal resposta do público se dá quando os alunos estão, por exemplo, no mercado, nas lojas, entre outros espaços do cotidiano”, explica Jorge.

Bianca Keller tem 14 anos e é uma das integrantes. Apesar da pouca idade, transmitir o conhecimento adquirido para outras pessoas foi um dos motivos pelo qual resolveu se engajar e, apesar de não saber se fará faculdade na área de comunicação, acredita que “o aprendizado com a TV será muito importante na profissão que quero escolher”. Nicole da Silva, 13, diz que o projeto é “superapoiado” em casa. “Meus pais acham ótimo, porque dessa maneira nós ficamos envolvidas com algo bacana e não fazendo outras coisas erradas.”

Confira, a seguir, vídeo em que dois alunos apresentam o Xbox e o Kinect.

 

Os futuros trabalhos da TV se organizam em torno de acessibilidade, ampliando a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Jorge também espera, sem muita demora, conseguir “apoiar com suporte e consultoria outras iniciativas pedagógicas em ambiente digital”.

Bianca também tem planos para os próximos dias. Ela pretende motivar as pessoas a ler cada vez mais e, no âmbito pessoal, espera produzir roteiros cada vez melhores. “Um grande desejo meu, e dos outros também, é deixar o canal cada vez mais com a nossa cara”.

TEDx Unisinos

Jorge – que foi um dos vencedores do prêmio Educador Nota 10, de 2012, da Fundação Victor Civita – será um dos palestrantes na segunda edição do TEDxUnisinos Inovação na Educação, que ocorre em 29 de novembro em Porto Alegre. No evento, o professor contará sua experiência com o CBB WebTV para público de mais de mil pessoas. O evento também recebe o chamado Beakman brasileiro, como já adiantamos por aqui. Continue acompanhando pelo Porvir entrevistas com palestrantes do evento.

Este texto foi alterado às 14:37 horas de 19 de outubro de 2012.


Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

5 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
5
0
É a sua vez de comentar!x