Sobre nós - Conheça a equipe e os projetos do Porvir - PORVIR

Olá

O que é

O Porvir é a principal plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. Desde 2012, mapeia, produz e difunde referências para inspirar e apoiar transformações que garantam equidade e qualidade na educação a todos os estudantes brasileiros. Em 2019, após sete anos como um projeto do Instituto Inspirare, tornou-se uma organização autônoma e sem fins lucrativos.

O que fazemos?

Portal

Desde 2012, Porvir produz matérias diárias sobre tendências e inovações que estão transformando a educação no Brasil e no mundo.

Além da cobertura factual, o Porvir está atento à demanda dos usuários por formação e, por isso, desenvolve guias especiais com recursos multimídia variados sobre as principais tendências na educação, como personalização, socioemocionais, tecnologia, educação mão na massa e participação do estudante.

As tendências educacionais também são detalhadas nas Séries de Reportagens, que apresentam conceitos, entrevistas e exemplos de aplicação no Brasil e no exterior.

Para aproximar o contato com quem está no chão da escola foi criada a seção Diário de Inovações, na qual educadores relatam processos de inovação em sala de aula.

Mais recentemente, foram lançados documentos e infográficos para sistematizar recomendações e orientações práticas para escolas e redes, tais como Juventudes pela Educação10 Competências Gerais da BNCCNovo Ensino Médio.


Agência de Notícias

Os conteúdos publicados em porvir.org podem ser reproduzidos sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Veja regras:
1. O conteúdo produzido pelo Porvir pode ser reproduzido, em partes ou na íntegra, desde que seja publicado com a mesma licença e não seja usado para fins comerciais. Se tiver interesse em reproduções para fins comerciais, envie mensagem para contato@porvir.org.
2. As republicações de textos ou infográficos devem incluir o nome do autor e o crédito para o Porvir, além do link para o conteúdo original.
3. Caso o texto seja de algum parceiro do Porvir, verificar no site de origem como funcionam as regras para redistribuição.
4. Quando o conteúdo for publicado nas redes sociais, agradecemos se puder incluir uma marcação dos nossos perfis: @PORVIR no Twitter, @PORVIR_ no Instagram, além de nossa página no FACEBOOK e no LINKEDIN.
5. As fotos com crédito do Porvir podem ser usadas com as mesmas regras. Outras, provenientes de bancos de imagens, têm uso proibido.
6. Os vídeos do nosso CANAL NO YOUTUBE também podem ser reutilizados, seja parcialmente ou na íntegra, observando os devidos créditos e link para nosso site.
7. As SÉRIES DE REPORTAGENS e os GUIAS também podem ser republicados na íntegra ou parcialmente. Neste último caso, agradecemos se puder incluir “Este conteúdo faz parte da série/guia XYZ do Porvir” com o link para o conteúdo geral.


Pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção

Pesquisa com estudantes de 13 a 21 anos de todos os estados do Brasil, promovida pelo Porvir/Inspirare e pela Rede Conhecimento Social, para ouvir o que os jovens pensam da escola e como eles gostariam que ela fosse.

Depois de ouvir 132 mil adolescentes e jovens em 2016, a pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção foi transformada em uma ferramenta gratuita de escuta para escolas e redes de todo o Brasil aplicarem o questionário e conhecerem os sonhos dos estudantes em relação à educação.

Em 2017 e 2018, mais 19 mil estudantes foram ouvidos e um novo relatório foi publicado. Em 2019, novas questões relacionadas ao Novo Ensino Médio foram acrescentadas ao questionário, que está aberto à participação de estudantes com idade entre 11 e 21 anos.


Prêmio Professor Porvir

Valorizar práticas pedagógicas inovadoras, que não apenas engajam estudantes mas também demonstram a vitalidade da educação no Brasil, é uma prioridade para o Porvir. Em 2023, esse compromisso foi ampliado com o Prêmio Professor Porvir, uma iniciativa destinada a reconhecer e celebrar projetos educacionais excepcionais nas escolas brasileiras.

A resposta da comunidade educacional foi imediata, com 1.046 projetos inscritos de todas as regiões do Brasil, cobrindo todas as etapas da educação básica. Esses projetos abordaram uma ampla gama de temas, desde sustentabilidade e robótica até literatura, direitos humanos, cultura de favela e saúde, refletindo a riqueza e a diversidade do cenário educacional brasileiro. O Prêmio Professor Porvir foi organizado em quatro categorias principais – educação infantil, ensino fundamental 1, ensino fundamental 2 e ensino médio – e incluiu também cinco categorias especiais: educação antirracista, metodologias ativas, projeto de vida, habilidades socioemocionais e tecnologia.


Palestras e Oficinas

A equipe do Porvir realiza palestras e oficinas sobre tendências em educação e participação dos estudantes em encontros organizados por outras instituições. Para consultar disponibilidade, entre em contato pelo Fale Conosco.


Eventos

Além de organizar eventos próprios, também oferece curadoria de conteúdos e fontes sobre inovações educacionais para programações promovidas por outras instituições. Entre os eventos que contaram com a parceria do Porvir estão Bett Educar, Educação 360 Jovem, Campus Party.

Os eventos mais importantes já realizados pelo Porvir foram:

TRANSFORMAR EDUCAÇÃO, que já teve quatro edições realizadas em parceria com a Fundação Lemann e o Instituto Península. É o evento mais relevante sobre inovações em educação do país. Nele, são abordadas as tendências mais promissoras da área, assim como apresentadas experiências de sucesso que estão transformando a aprendizagem no Brasil e no mundo. Durante os encontros, especialistas internacionais e brasileiros dialogam com um público diversificado e qualificado de cerca de 800 pessoas.

SÉRIE DE DIÁLOGOS O FUTURO SE APRENDE, que promoveu, entre 2012 e 2015, encontros presenciais com o intuito de inspirar e orientar interlocutores estratégicos, como gestores públicos, investidores sociais, empreendedores, especialistas e profissionais da educação.

Eram momentos de troca e debate propositivos, que geraram conteúdos e propostas para a educação brasileira. Após os eventos, as sugestões dos participantes foram publicadas no portal.


Quem somos

Equipe

Foto de Tatiana Klix
DIRETORA
Tatiana Klix
Foto de Vinícius de Oliveira
EDITOR DO PORTAL PORVIR
Vinícius de Oliveira
Foto de Regiany Silva
GERENTE DE PRODUTOS
Regiany Silva
Foto de Marina Lopes
EDITORA DE CONTEÚDOS ESPECIAIS
Marina Lopes
Foto de Milena Haddad
COORDENADORA DE PARCERIAS
Milena Haddad
Foto de Beatriz Cavallin
COORDENADORA DE DIFUSÃO
Beatriz Cavallin
Foto de Ana Luísa D’Maschio
SUBEDITORA DO PORTAL PORVIR
Ana Luísa D’Maschio
Foto de Ruam Oliveira
REPÓRTER
Ruam Oliveira
Foto de Ronaldo Abreu
DESIGNER
Ronaldo Abreu
Foto de Anna Penido
CONSELHEIRA
Anna Penido
Foto de Letícia Lyle
CONSELHEIRA
Letícia Lyle
Foto de Lucia Dellagnelo
CONSELHEIRA
Lucia Dellagnelo

Parceiros em 2023


Conselho Jovem

Por acreditar que os estudantes devem estar envolvidos em qualquer mudança educacional, o Porvir criou Conselho Jovem que é responsável por trazer a perspectiva da juventude para o debate sobre inovações educacionais.


O que defendemos

Acreditamos que a escola precisa se transformar para se conectar com as características dos estudantes e os prepará-los para os desafios do mundo contemporâneo.

Defendemos que a educação promova o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando todas as suas dimensões: intelectual, emocional, cultural, física e social.

Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se