Maio, 2024
Detalhes do evento
Buscando produzir e compartilhar conhecimento sobre a nova fronteira computacional, a Fundação Itaú promove o seminário IA em Educação e Cultura: Estratégias para Combater Desigualdades. O evento conta
Detalhes do evento
Buscando produzir e compartilhar conhecimento sobre a nova fronteira computacional, a Fundação Itaú promove o seminário IA em Educação e Cultura: Estratégias para Combater Desigualdades. O evento conta com o apoio institucional da UNESCO e da Organização dos Estados Ibero-Americanos, é gratuito e será realizado nos dias 28 e 29 de maio, no Itaú Cultural, em São Paulo (SP), com inscrição prévia e transmissão simultânea pelo site da Fundação. A participação está sujeita à lotação da sala.
Durante o evento, também será lançado o edital IA para a Educação 2024, cujas inscrições devem abrir em junho, para o fomento de projetos em Inteligência Artificial aplicada à Educação Pública, com foco em pesquisas aplicadas relacionadas a essa temática. O objetivo da iniciativa é apoiar a expansão de conhecimento e realizar o acompanhamento da evolução da IA e IA generativa direcionada a este setor.
Seminário
A programação do seminário foi criada com a consultoria dos especialistas Virgílio Almeida, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e associado à Universidade de Harvard, além de membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências; e Dora Kaufman, professora da pós-graduação da PUC-SP, doutora em mídias digitais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e autora de livros como A Inteligência Artificial Irá Suplantar a Inteligência Humana? e Desmistificando a Inteligência Artificial. Ambos integram a programação.
Com mesas de debate, estudos de caso e convidados do mundo tecnológico, artístico, educacional e do terceiro setor, o seminário abordará as relações entre a IA e os campos da arte, cultura, educação, filosofia, ciência, psicologia, política e economia. Mais do que um olhar sobre o aumento da presença dessa tecnologia nos diversos setores, o seminário se propõe a aprofundar as possibilidades que a inteligência artificial traz para a promoção da igualdade no país, com foco no desenvolvimento equânime de oportunidades e na inovação.
Entre os convidados estão Maria Homem, psicanalista e pesquisadora; Silvio Meira, cofundador e cientista-chefe da TDS Company e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável; Nina da Hora, cientista, pesquisadora e fundadora do Instituto da Hora; Luana Génot, presidente e diretora executiva do ID_BR – Instituto Identidades do Brasil; Fabio Cozman, diretor do Centro de Inteligência Artificial na USP; e Renata Mieli, coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e assessora especial da Ministra de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.