Unicamp/FBASD - Webinário Internacional Educação e Inclusão - PORVIR

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Unicamp/FBASD – Webinário Internacional Educação e Inclusão

8 de fevereiro até 10 de fevereiro

Livre
Três dedos com caras desenhadas como se estivessem abraçados

Na próxima segunda (8), começa o Webinário Internacional “Educação e Inclusão – entendimento, proposições e práticas”, organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença da Unicamp (LEPED) e pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. Os debates serão realizados por 13 pesquisadores e professores da área da Educação, do Brasil, de Portugal e do Canadá, que abordarão temas como o sentido da diferença no contexto escolar, neuropsicologia, capacitismo, tecnologia assistiva, atendimento educacional especializado, dentre outros. A iniciativa, que foi inspirada no livro homônimo, lançado em janeiro de 2021 pela editora da Furb, terá três dias de discussões, 8, 9 e 10 de fevereiro, das 18h30 às 21h.

A realização do webinário tem por objetivo apoiar e fortalecer os professores e gestores escolares em suas práticas cotidianas, e propor caminhos para a redução das desigualdades diante dos atuais desafios. No final do ano passado, o decreto 10.502 ameaçou retroceder em 30 anos as políticas de educação inclusiva, na medida em que propunha a retomada de um modelo segregacionista para estudantes com deficiência. Os movimentos sociais conseguiram barrar o retrocesso no Supremo Tribunal Federal, que suspendeu o decreto, mas a luta por sua revogação continua. Por outro lado, a recente votação do FUNDEB garantiu significativo repasse financeiro para as chamadas escolas especiais, inclusive para que pudessem atuar em substituição às escolas comuns, o que é inconstitucional e afeta o direito de todos os estudantes de conviverem e aprenderem juntos. O desafio se torna ainda maior no contexto da pandemia, e, consequentemente, do ensino remoto, que vem agravando as desigualdades entre os estudantes.

Assim, o Webinário se propõe a ser um encontro entre profissionais da Educação empenhados em sustentar as bases de uma educação inclusiva e de qualidade. “É preciso fazer da escola um lugar de expansão e reconhecimento das pessoas, um palco para o anúncio de novas possibilidades que nos façam redescobrir o sentido de educar. A perspectiva inclusiva demonstra que a escola boa é a escola para todos”, afirma Maria Teresa Mantoan, pesquisadora, coordenadora do LEPED/Unicamp e uma das debatedoras do evento da próxima semana.

O Webinário Internacional “Educação e inclusão” é uma oportunidade de formação gratuita a professores, gestores escolares e a todos os interessados no tema. A transmissão acontecerá ao vivo pelo Facebook da Federação das Associações de Síndrome de Down e pelo YouTube da TV Escola e contará com total acessibilidade.

Detalhes

Início:
8 de fevereiro
Final:
10 de fevereiro
Preço:
Livre
Website:
https://www.youtube.com/user/tvescola

Organizadores

LEPED
Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down