França lança sua 1ª plataforma nacional de Moocs - PORVIR

Inovações em Educação

França lança sua 1ª plataforma nacional de Moocs

France Université Numerique, que será usada por mais de 100 instituições, será inaugurada em janeiro com 18 cursos

por Redação ilustração relógio 17 de outubro de 2013

Depois da entrada do Reino Unido ao mundo dos Moocs  (os cursos on-line, abertos e gratuitos oferecidos por instituições de renome), com a criação da plataforma Future Learn, chegou a vez de mais um membro da comunidade europeia se juntar ao time. Neste mês, o governo francês anunciou o lançamento da France Université Numerique, a primeira plataforma a oferecer cursos dessa natureza no país e a primeira do mundo a ser lançada por um governo.

Desenvolvida a partir de uma parceria entre o edX e o Ministério de Educação Superior francês, o portal estreia em janeiro já com 18 cursos que vão desde história, matemática, biologia, filosofia e direito, até tecnologias, saúde, sustentabilidade e gestão. As inscrições para os cursos estarão abertas a partir do dia 28 de outubro.

França lança sua 1ª plataforma nacional de Moocscrédito earlytwenties / Fotolia.com

Em todo o país, estima-se que mais de 100 instituições vão usar o France Université Numerique, ou Universidade Digital Francesa, em livre tradução. “Esta é a primeira vez que um ministério da educação nacional adotou aprendizagem on-line”, disse o presidente edX Anant Agarwal ao anunciar a parceria. O portal francês foi desenvolvido com a tecnologia do edX, plataforma de Moocs lançada pelas universidades de Harvard e MIT e que se tornou de código aberto em meados deste ano. “A adoção da plataforma edX na França é um testemunho do poder da educação on-line e do potencial das plataformas com códigos abertos”, completou.

Na França, boa parte das instituições de ensino superior é pública. O portal – que contou com um investimento de 12 milhões de euros – funcionará como um espaço virtual em que as universidades compartilham seu conhecimento. Até agora 9 instituições já confirmaram a produção de cursos, dentre elas: Universités de Bordeaux 3, Montpellier 2, Paris 2 e Polytechnique.

A chegada desse novo modelo on-line e interativo apresenta uma alternativa à forma tradicional de se lecionar em solo francês, que se baseia em anfiteatros cheios de alunos e um professor à frente falando por horas. Esse novo investimento no universo digital permitirá a adaptação de processos pedagógicos da enorme diversidade dos públicos universitários de hoje e de amanhã, a partir do acompanhamento mais personalizado dos estudantes por meio da interatividade dos cursos, das relações com os professores, de fontes pedagógicas confiáveis e disponíveis a qualquer lugar e a qualquer momento.

 


TAGS

ensino superior, mooc

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

78 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
78
0
É a sua vez de comentar!x