Oi Futuro – Papo de Futuro: Lançamento do e-book 'Experiências Didáticas' - PORVIR

Setembro, 2021

28Set4:00 pm5:00 pmOi Futuro – Papo de Futuro: Lançamento do e-book 'Experiências Didáticas'4:00 pm - 5:00 pm OrganizadorOi FuturoCompletedEvento virtual

Detalhes do evento

O programa “Papo de Futuro” deste mês de setembro, no canal do Oi Futuro no YouTube, será realizado na terça-feira (28), às 16h, e marca lançamento do e-book “Experiências Didáticas”.

Realizado em parceria com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Porvir, o e-book do Oi Futuro apresenta seis experiências pedagógicas interdisciplinares com foco em arte, cultura e cultura digital, que poderão ser utilizadas e/ou contextualizadas por qualquer professor, escola ou rede de ensino em realidades diversas. As experiências resultam do trabalho colaborativo de 15 educadores do NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa de educação do Oi Futuro com suas duas escolas (no Rio de Janeiro e Recife). A publicação estará disponível para download gratuito no site do Oi Futuro a partir de terça-feira.

O “Papo de Futuro” contará com a mediação da diretora do Porvir, Tatiana Klix, o arte educador André Gravatá, a professora de Língua Portuguesa do NAVE Recife, Patrícia Oliveira, e a professora de Arte do NAVE Rio, Maiara Zacarone. A presidente do Oi Futuro, Suzana Santos, e o chefe de Educação e Parcerias do UNICEF, Ítalo Dutra, fazem a abertura do programa. Participe!

Conheça as Experiências Didáticas reunidas no e-book:

1. PigmentArte (Artes, Biologia e Química) – Por meio da produção de tintas vegetais, as artes plásticas se misturam à química e à biologia em uma experiência lúdica. O estudante poderá aprender sobre soluções e misturas, conhecer partes e características das plantas e descobrir como usá-las para produzir tinta e pigmentos. A experiência pode ser aplicada para o ensino remoto.

2. Storyverso (Geografia e Multimídia) – Histórias para criar o mundo! Nesta prática pedagógica, baseada no jogo Story Cubes, os estudantes experimentaram elaborar histórias e reproduzi-las em forma de ilustrações, para a criação de um mundo fantástico. Após a elaboração de todos os mundos, cada grupo pode jogar os dados para que a combinação de imagens se torne a interligação com o mundo ao lado.

3. A minha identidade visual (Multimídia e Filosofia) – Nesta prática, o estudante trabalha a importância da identidade visual, discutindo como cada um se percebe e é percebido pelo outro. Utilizando famosos memes e challenges, os alunos são convidados a mostrarem como apresentam e enxergam sua própria identidade visual.

4. O pontilhismo e a pixel art (Artes e Multimídia) – Em Artes, os alunos aprendem sobre a técnica do pontilhismo, suas principais características e a criação de forma prática. Já no curso técnico de Multimídia, os estudantes aprendem como funciona a arte e a técnica da pixel art e constroem ilustrações dentro desse estilo, de forma digital e analógica. Os alunos irão criar uma arte em pontilhismo na disciplina Artes e esta mesma arte será reproduzida na disciplina Introdução às Mídias Digitais, na técnica pixel art.

5. Retextualização de poemas visuais (Língua Portuguesa e Multimídia) – A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco para a compreensão do desenvolvimento e da construção da identidade literária no Brasil e no mundo. No seu centenário, a experiência didática “Retextualização de poemas visuais” propõe uma exploração verbal e visual da literatura para ampliar o repertório cultural dos estudantes e promover a autoria.

6. Paródias Artísticas (Língua Portuguesa, Educação Midiática e Artes) – Museus de todo o mundo podem estar a um clique de distância dos seus alunos. Nesta experiência didática, os estudantes poderão conhecer movimentos artísticos e culturais, produzir releituras audiovisuais de obras conhecidas e ainda se colocar no lugar de um crítico de arte para produzir um texto de opinião.

Organizador

Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social.

Saiba mais