“O futuro das avaliações externas” é tema do webinário que a Jeduca realiza na próxima terça-feira, 15 de dezembro às 15h. O evento, que integra uma programação complementar do 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, reúne o atual presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Alexandre Lopes, e três ex-presidentes do Instituto: Francisco Soares, professor emérito da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Luiz Araújo, professor da Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília) e Reynaldo Fernandes, professor titular de Economia na USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto. A mediação será do jornalista Antônio Gois, diretor da Jeduca e colunista do jornal O Globo.
A transmissão serão será pelos canais da Jeduca no YouTube e no Facebook, com tradução em Libras.
As avaliações externas são um tema essencial para os jornalistas fazer a cobertura da área da educação, pois além de serem uma fonte de informações e dados para pautas, seus resultados servem de parâmetro para medir a qualidade da educação, os avanços e desafios, bem como para orientar políticas educacionais.
No Brasil, as avaliações externas remontam aos anos 1990, quando foram criados o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a primeira avaliação em larga escala do ensino superior, o Exame Nacional de Cursos, que se tornou conhecido como Provão.
Na década seguinte, foi criado o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que se tornou a principal referência para medir e monitorar a qualidade da educação básica, entre outros instrumentos.
Atualmente, uma das pautas centrais na educação são as mudanças que estão ocorrendo – ou devem ocorrer nos próximos anos – nas avaliações.
A mediação será do Antonio Gois, diretor da Jeduca e colunista d’O Globo.