7 recomendações para evitar o esgotamento mental dos diretores escolares - PORVIR
Freepik

Inovações em Educação

7 recomendações para evitar o esgotamento mental dos diretores escolares

Do gerenciamento de tempo até o aprendizado profissional, como algumas ações podem ajudar a manter o bem-estar diante do estresse no trabalho

por Lisa Schultz, do Edutopia ilustração relógio 11 de abril de 2024

Ouvimos muito sobre o esgotamento de professores e diretores, mas, apesar do aumento da conscientização, se você é um administrador escolar que enfrenta esse sentimento, por vezes pode parecer que você é o único.

O esgotamento não se manifesta apenas como um sentimento – pode levar à exaustão física e emocional ao longo do tempo. Também provoca uma desconexão no local de trabalho e fazer com que você se sinta ineficaz ou pouco realizado, o que resulta em um ciclo interminável onde os sentimentos de ineficácia levam a mais estresse.

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Existem coisas que você pode fazer para ajudar a mitigar esses efeitos. Confira algumas recomendações.

Estabeleça tarefas e prioridades diárias

A gestão escolar é bombardeada por e-mails, ligações telefônicas, mensagens de texto, reuniões agendadas, reuniões improvisadas e outras emergências. É difícil encontrar tempo para fazer tudo. Para evitar a sobrecarga, é importante ser extremamente organizado com seu calendário.

Bloqueie o tempo de trabalho para determinadas tarefas e prazos, e mantenha esse tempo sagrado. Exija que as reuniões sejam agendadas em torno desse tempo (a menos que haja uma emergência). Coloque o telefone no modo “Não perturbe” ou atenda apenas chamadas importantes que não podem ser perdidas.

Comece o dia completando a tarefa mais importante da sua lista – dessa forma, mesmo que algo saia do planejado, você terá uma sensação de realização. No final do expediente, anote seu progresso e tarefas restantes e reorganize sua agenda para o próximo dia, se necessário. Priorizar e organizar não permite fazer tudo, mas assegura que as atividades mais críticas sejam concluídas a tempo.

Delegue tarefas

Não tenha medo de delegar responsabilidades aos seus subordinados diretos e a quem faz parte de sua equipe. Aproveite a experiência deles e não restrinja o escopo da tarefa direcionada ao título de uma pessoa. Por exemplo, se você trabalha com um líder de matemática, mas essa pessoa é excelente em criar apresentações de PowerPoint, conte com a expertise dela nessa área, mesmo fora da matemática.

As pessoas geralmente ficam lisonjeadas quando são solicitadas a ajudar em projetos importantes, e o sentimento de camaradagem que esse tipo de trabalho em equipe constrói pode superar em muito a culpa que você pode sentir ao pedir ajuda inicialmente.

Faça conexões

Educação é sinônimo de conexões. Estudantes e professores precisam interagir para que o ensino e a aprendizagem impactantes aconteçam, assim como as equipes administrativas devem colaborar em projetos de grande escala.

Dedique tempo para conhecer os coordenadores que ocupam posições semelhantes na sua região. Conhecer outras pessoas pode aliviar o esgotamento, revelando que você não está sozinho, mesmo nos sentimentos de estresse. E construir relacionamentos significativos pode levar à colaboração mencionada acima.

Ser um gestor costuma ser difícil, mas ajuda quando você consegue se conectar com outras pessoas na mesma situação. É útil ter uma reunião semanal na qual os diretores possam se reunir para compartilhar atualizações, pedir ideias ou ajudar com projetos ou situações. Dessa forma, você fortalece conexões e ajuda a avançar em propostas com grande escala.

Relacionadas

‘Gestor escolar é quem inspira, motiva e aponta caminhos’, diz Anna Penido

ACESSAR

Diálogo contínuo com as famílias é fundamental para gestão escolar resolver conflitos

ACESSAR

Quem cuida da saúde mental do gestor escolar?

ACESSAR

Persiga o desenvolvimento profissional

Esta estratégia pode ser desafiadora, especialmente para aqueles que têm horas de aprendizado profissional suficientes para preencher quatro planilhas do Excel. Mas quanto desse aprendizado profissional você tem a liberdade de escolher?

Dedique tempo para buscar aprendizado profissional, se possível presencial, que o inspire. Saia da sua zona de conforto e participe de conferências locais (ou nacionais). Nestes eventos, há tempo para aprender, socializar e refletir.

Eu sempre saio de grandes eventos de educação inspirada por várias razões. Estou aprendendo com pontos de vista de outras pessoas, talvez de algumas que nunca ouvi antes. Estou me conectando com outros que têm a mesma posição, mas em diferentes cidades. E aprendo como eles lidam com problemas similares.

Sair do escritório para aprender em um ambiente em grande escala é revigorante e pode parecer uma pausa, mesmo quando é um trabalho árduo. Às vezes, mudar o ambiente do seu local de trabalho pode ajudar a redefinir seus objetivos e prioridades.

Coloque tudo em perspectiva 

Uma das melhores maneiras de gerenciar uma carga de trabalho grande é pensar sobre as coisas que você pode e não pode mudar. Ao pensar sobre obstáculos no caminho de uma nova iniciativa, considere seu poder de controle.

Você pode ter controle sobre o momento de uma implementação, por exemplo, ou a maneira como o desenvolvimento profissional é estruturado, mas você não tem controle sobre os professores que estarão ausentes no dia do treinamento. É melhor focar nas coisas que você pode controlar antes de se concentrar (ou deixar que qualquer outra pessoa se concentre) nos obstáculos no caminho. Fazer isso pode ajudá-lo a colocar as coisas em perspectiva; se a iniciativa for interesse dos alunos, então vale a pena, e você pode descobrir a melhor maneira de navegar pelos obstáculos no caminho para fazê-la acontecer.

Diga não

Quando sua agenda está transbordando, não tenha medo de dizer não – por mais desafiador que possa parecer. A melhor maneira de empregar essa estratégia é fazê-lo com gentileza. Explique que, por mais que você seja um jogador da equipe e esteja disposto a ajudar, assumir a liderança em um novo projeto simplesmente não é uma boa ideia no momento.

Como líder, espera-se que você seja profissional e assertivo. É importante estabelecer limites, caso contrário, você se tornará o recurso principal quando os prazos dos projetos se aproximarem, e seu próprio trabalho ficará em segundo plano. Quando você tem muito o que fazer, ter planos gentis, mas firmes, pode ajudá-lo a pensar rapidamente e dizer não no momento.

Saia da sua zona de conforto

Todo mundo experimenta o esgotamento em algum momento, e é importante monitorar onde você está nessa escala. Lembre-se de que a melhor maneira de combatê-lo é admitir que você está passando por isso.

Até mesmo uma pequena caminhada quando você se sentir sobrecarregado pode fazer maravilhas, assim como lembrar do seu “porquê”. Somos educadores por um motivo, e acreditamos no poder da educação. Mantenha seu “porquê” próximo, e com as outras estratégias acima, você estará a caminho de reenergizar sua vida profissional.


* Publicado originalmente em Edutopia e traduzido mediante autorização
© Edutopia.org; George Lucas Educational Foundation


TAGS

gestão escolar, socioemocionais

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x