Porvir e CIEB lançam podcast para discutir tecnologia na educação - PORVIR
Crédito: Cheremuha/iStockphoto

Blog

Porvir e CIEB lançam podcast para discutir tecnologia na educação

Com a participação do secretário de educação do Espírito Santo, primeiro episódio reflete sobre como secretarias estão se organizando para promover aulas remotas

por Redação ilustração relógio 9 de abril de 2020

O Porvir, a principal plataforma de comunicação e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil, e o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) lançam nesta quinta-feira (9), o primeiro episódio de uma série de 10 podcasts para discutir como a tecnologia educacional pode potencializar a aprendizagem.

Com escolas fechadas por conta da pandemia do coronavírus COVID-19, o tema do primeiro episódio trata dos desafios encontrados por redes públicas de todo o país para promover aprendizagem remota. “Já estava nos nossos planos discutir o potencial da tecnologia para a aprendizagem, junto com o CIEB, em uma série de podcasts este ano. O isolamento social só aumentou a urgência dessa discussão”, afirma Tatiana Klix, diretora do Porvir.

Com apresentação de Vinícius de Oliveira, editor do Porvir, e as participações de Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, e de Vitor de Angelo, secretário de educação do Espírito Santo, a conversa passou por questões que estão no centro das preocupações das secretarias neste momento: o cenário de conectividade, como garantir de qualidade e equidade para todos os estudantes, quais são as melhores metodologias para atividades educacionais a distância e lições já aprendidas pelas equipes de gestão desde o início do período de afastamento social e suspensão das aulas.

Outro ponto também abordado foi o impacto da quarentena para o ano letivo. Enquanto toda a sociedade está preocupada com os efeitos causados pelo vírus na economia, no podcast do Porvir em parceria com o CIEB o centro do debate foi a educação. Qual o tamanho do prejuízo causado pelas escolas fechadas para a aprendizagem dos alunos? É algo que se recupera apenas ampliando a jornada quando as aulas voltarem?

Lúcia também comentou sobre as ferramentas gratuitas produzidas pelo CIEB e que podem ser úteis para apoiar professores e gestores. “Nós montamos para os secretários uma sistematização de estratégias de aulas remotas e uma ferramenta que orienta como implementá-los a partir dos recursos que ele já possui na rede”, disse. Outro recurso disponível no site do CIEB que responde às demandas deste momento é a Autoavaliação de Competências Digitais de Professores, que apresenta resultado na hora para o educador e apoia secretarias a desenharem seus programas de formação de maneira mais assertiva.

De uma forma ou de outra, uma das lições da conversa é como a escola ocupa e sempre vai ocupar um papel central na vida dos alunos e do processo educacional.

Como ouvir

Clique no botão play aqui embaixo para ouvir e, se puder, mande sua dúvida, sugestão ou crítica para contato@porvir.org.  O Podcast do Porvir em parceria com o CIEB está disponível no Deezer, SpreakerSpotify. Entre os próximos temas a serem discutidos estão formação de professores, inteligência artificial, planos de tecnologia e recursos digitais para aprendizagem.

Parceria

O podcast sobre tecnologia na educação é uma das iniciativas que Porvir e CIEB vão realizar em parceria em 2020. Ao longo ano, a ideia é discutir no podcast temas como tendências, competências de professores, recursos digitais e infraestrutura escolar, sempre trazendo representantes do CIEB e outros especialistas. Além do podcast, o Porvir também vai publicar uma série de reportagens sobre Educação Conectada, com apoio do CIEB. Serão 12 reportagens ao longo do ano. Também está previsto a publicação de um especial no Porvir sobre Escolas Conectadas, que mostrará como escola, gestor, professor e estudante precisam se desenvolver para que o uso de tecnologia potencialize a aprendizagem.


TAGS

aprendizagem colaborativa, competências para o século 21, dispositivos móveis, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio

7
Deixe um comentário

avatar
500
6 Comentários ao conteúdo
1 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
7 Autores
LeandramariaIraniRomilda DuarteDENISE ALVES DE LIMA ROSA Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
EDNALDO FIRMINO DA SILVA
Visitante
EDNALDO FIRMINO DA SILVA

Parabéns a equipe do Povir pela excelente entrevista e esclarecedora para esse momento que estamos vivendo na educação. As respostas da Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, e de Vitor de Angelo, secretário de educação do Espírito Santo foram reflexiva, relevante e informativa.
Muito bom.

Ana Paula
Visitante
Ana Paula

A formação de professores é essencial para o educador. Deve ser aplicada para trabalhar com os nativos digitais, pois as mesmas podem aprimorar as metodologias do docente. Como por exemplo a utilização de metodologias ativas.

maria
Visitante
maria

concordo, é essencial a formação de professores na era digital

DENISE ALVES DE LIMA ROSA
Visitante
DENISE ALVES DE LIMA ROSA

Concordo plenamente com a discussão , parabenizando a toda equipe do Porvir, que haverá prejuízo na Educação nesse ano, o qual dificilmente conseguiremos recuperar, um ano atípico pegando Gestores, Professores,Pais,Comunidade e todos que estão direta ou indiretamente envolvidos com a Educação .Embora esse momento demonstre sentimentos de muita insegurança , ansiedade, mas por outro lado haverá um crescimento e aprimoramento por parte de todos envolvidos.

Romilda Duarte
Visitante
Romilda Duarte

Parabéns pela entrevista esclarecedora,visando a valorização dos professores nesse momento tão difícil, além do reconhecimento do apoio dos pais e responsáveis se colocando todos à frente dessa batalha.Nos mostra como ser realistas e diminuir as expectativas em torno do ano letivo,já que não será possível cumprir o currículo, mas oferecer um ensino que vise a equidade das condições reais dos alunos e das escolas.

Irani
Visitante
Irani

Estou me sentindo muito motivada a partir de todas essas informações inovadoras para a escola.

Leandra
Visitante
Leandra

Atualmente a tecnologia é parte do conhecimento, portanto deve ser considerado como parte integrante do ensino aprendizagem escolar.