Como professores, escolas e estudantes podem obter certificação Google - PORVIR
Divulgação

Inovações em Educação

Como professores, escolas e estudantes podem obter certificação Google

Veja links úteis e entenda como funcionam os programas de certificação do Google

por Fernanda Nogueira ilustração relógio 22 de março de 2019

O Google certifica professores em níveis de acordo com habilidades adquiridas em capacitações voltadas ao uso da tecnologia em sala de aula. Há ainda educadores instrutores e inovadores. Escolas e universidades recebem a chancela de referência. Estudantes podem se tornar tutores de tecnologia.

Educadores
O certificado Educador Nível 1 avalia habilidades básicas de implementação de tecnologias em sala de aula. O Educador Nível 2 reconhece habilidades mais avançadas. A certificação de Instrutor habilita o educador a orientar outros professores na redefinição da aprendizagem com a tecnologia.

Outra certificação é a de Inovador do Google for Education, que reconhece e apoia educadores que usam a tecnologia para solucionar desafios educacionais. Há 1.700 Google Innovators em mais de 50 países; 90 deles no Brasil.

Os educadores podem trocar experiências por meio do Grupo de Educadores Google, que discute os benefícios do uso de tecnologia nas escolas, salas de aula e comunidades pelo mundo.

Como participar – A página sobre as certificações do Google for Education traz o passo a passo sobre cada um dos níveis, como treinamento, prática e provas. No caso dos níveis 1 e 2, o exame dura 180 minutos, sem intervalos, e custa US$ 10 (cerca de R$ 40). Interessados nos certificados de InstrutorInovador devem se inscrever em cursos específicos. A terceira turma brasileira de Inovadores certificados passará por treinamento em dezembro deste ano. As inscrições para a seleção vão até 27 de setembro. Mais informações no site http://certifiedinnovators.com.

Reconhecimento – Válidos por 36 meses, os certificados são reconhecidos em todo o mundo. Professores aprovados podem usar o selo dos programas no currículo, portfólio e site. “Trata-se de um importante reconhecimento para aqueles professores que saíram na frente e estão, por exemplo, aplicando metodologias ativas de ensino com uso de tecnologia ou criando novas experiências de ensino-aprendizagem usando recursos da internet e da plataforma G Suite for Education”, diz Alexandre Campos, head do Google for Education Brasil.

 

Escolas
O programa Escolas de Referência, do Google, reconhece escolas inovadoras que implementam soluções de colaboração entre professores e alunos com o uso de ferramentas como G Suite for Education e Chromebooks.

Para a educação superior, o programa é o Universidade de Referência. Há 26 Escolas de Referência em dez Estados no Brasil e uma Universidade de Referência, a Universidade Tiradentes de Sergipe.

Como participar – Escolas e universidades podem solicitar o uso gratuito do G Suite for Education pelo site https://gsuite.google.com/signup/edu/.

Reconhecimento – O certificado atesta o conhecimento da escola no uso de tecnologia aplicada à educação, em sala de aula, com as ferramentas do Google.

 

Alunos
No programa Aluno Tutor de Tecnologia, um estudante “adota” três professores, para dar treinamento e apoio no uso da tecnologia Google for Education. O programa é conduzido por parceiros oficiais nas escolas. Há cerca de 130 estudantes certificados em escolas do país. Um site sobre o programa está em desenvolvimento, de acordo com a empresa.

Como participar – idade mínima de 13 anos, disponibilidade de horário no contraturno das aulas, cumprir desafios e passar por treinamento online e presencial.

Reconhecimento – certificado do programa

 

Leia mais
– Conheça os programas de certificação Apple, Microsoft e Samsung
A importância de certificações de tecnologia
Entenda como aliar tecnologia e projeto pedagógico no guia do Porvir
Onde estão e o que fazem as empresas de tecnologia educacional no Brasil
Conectividade e cultura escolar são barreiras para uso de celular em sala de aula


TAGS

aplicativos, educação online, formação continuada, tecnologia

Deixe um comentário

avatar
500
  Acompanhar a discussão  
Tipo de notificação