Como professores e escolas podem obter certificação Apple - PORVIR
Divulgação

Inovações em Educação

Como professores e escolas podem obter certificação Apple

Veja links úteis e entenda como funcionam os programas de certificação da Apple

por Redação ilustração relógio 22 de março de 2019

A Apple oferece certificações para educadores e escolas. O uso de ferramentas da empresa no ensino rende reconhecimentos como o Apple Teacher, o Apple Distinguished Educators e o Apple Professional Learning aos professores. Já as escolas mais inovadoras são consideradas como Apple Distinguished Schools.

Educadores

Apple Teacher é um programa de aprendizagem profissional gratuito, que oferece suporte e premia educadores que utilizam tecnologia Apple em sala de aula. Os participantes têm acesso a um espaço de aprendizagem, com dicas de aplicativos, ideias de aulas e sugestões inspiradoras de outros educadores. Há guias com informações e instruções sobre como implementar os recursos em sala de aula.

Como participar – É preciso se cadastrar na plataforma com um ID Apple. Após concluir o cadastro, a empresa envia um e-mail de boas-vindas com informações sobre o uso gratuito do espaço interativo.

Reconhecimento – Há testes disponíveis para iPad, Mac e demais práticas de sala de aula. O educador pode escolher desde um segmento ou todos e, ao concluir cada etapa, recebe uma medalha. Dessa forma, após conquistar todas as medalhas necessárias, torna-se um Apple Teacher.

Apple Distinguished Educators reconhece professores que implementam as melhores práticas pedagógicas e inovadoras, por meio do uso do iPad e/ou Mac, no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, criam, recomendam, lideram práticas inovadoras e trocam experiências com colegas de diferentes partes do mundo por meio de uma comunidade online.

Uma vez por mês, durante o ano letivo, professores do programa participam do chat #AppleEduChat no Twitter, em que interagem por meio de perguntas e compartilham dicas, ideias e experiências de aulas.

De acordo com o site, há 2.947 educadores participantes em 45 países. Desses, 1.144 estão nas Américas, 969 na Europa, Oriente Médio, Índia e África e 834 estão na Ásia-Pacífico.

Como participar – Assim como o Apple Teacher, é preciso ter um ID Apple (cadastro) para se candidatar ao curso, que está com inscrições encerradas desde 2019. Todavia, interessados podem se inscrever para receberem notificações por e-mail quando novas candidaturas forem abertas no país.

Escolas

As Apple Distinguished Schools são escolas consideradas inovadoras, centros de liderança e de excelência educacional, que implementa tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

São 691 escolas em 29 países. No Brasil, elas somam 24 e estão situadas em cidades como São Paulo (SP), Curitiba (PR) e São Luís (MA).

Como participar – A partir da parceira com uma consultoria educacional tecnológica Apple, as escolas realizam uma pré-validação dos requisitos para a solicitação do convite para a inscrição. Os principais requisitos são: ter programa de ensino individual estabelecido, uso inovador da plataforma Apple, domínio do iPad ou do Mac pelos professores e resultados documentados.

Reconhecimento – As escolas recebem placa e pôster com o nome do programa, certificados para os professores que conquistaram o Apple Teacher, ganham visibilidade no site do programa, entre outros benefícios. Vale ressaltar que cada reconhecimento é válido por três anos e pode ser renovado a cada período.

Atualizado em 26 de janeiro de 2022, com apoio de Sejunta Tecnologia

Leia mais
– Conheça os programas de certificação Google, Microsoft e Samsung
A importância de certificações de tecnologia
Entenda como aliar tecnologia e projeto pedagógico no guia do Porvir
Onde estão e o que fazem as empresas de tecnologia educacional no Brasil
Conectividade e cultura escolar são barreiras para uso de celular em sala de aula


TAGS

aplicativos, educação online, formação continuada, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x