Crianças ensinam temas ambientais aos colegas - PORVIR

Inovações em Educação

Crianças ensinam temas ambientais aos colegas

Kids Teaching Kids, na Austrália, estimula alunos entre 4 e 17 anos a se tornarem professores de sustentabilidade

por Patrícia Gomes ilustração relógio 13 de junho de 2012

Na frente da sala, um pesquisador explica para a turma de jardim de infância um problema da comunidade local envolvendo a qualidade da água. O professor? Uma criança de 4 anos de idade, como as demais da classe. O projeto KTK (Kids Teaching Kids, ou Crianças Ensinando Crianças), da Austrália, estimula que alunos da educação infantil ao ensino médio ensinem questões de sustentabilidade a seus colegas. Todo o processo, que inclui pesquisas e apresentação de workshops, se baseia na educação entre pares.

O princípio defende que os estudantes retêm mais conhecimento ao exporem um tema do que lendo sobre ele e que o diálogo horizontal, com colegas ensinando de igual para igual, proporciona espaços de aprendizagem eficientes. “O cerne do modelo de aprendizagem do Kids Teaching Kids está na crença de que a educação entre pares é uma das formas mais efetivas para encorajar estudantes a assumir a responsabilidade do próprio aprendizado”, afirma a instituição em seu site.

crédito Pressmaster / Fotolia.com

Por isso, as escolas que participam do KTK recebem da organização um material de apoio que sugere atividades em que os professores não estão no centro do processo de aprendizagem, mas são mediadores da troca de conhecimento. “Os professores não estão no controle. A escolha pelos caminhos do aprendizado está nas mãos das crianças. Para quem já dá aula há 20 anos, isso pode ser difícil”, disse Michelle Sanders, responsável pela área de educação da organização.

As turmas são divididas em grupos pequenos que identificam um problema ambiental local, analisam seu impacto na vida da comunidade e sugerem soluções. As crianças passam entre um e dois meses esmiuçando o tema com a ajuda do professor da escola e de um mentor, normalmente um especialista da área.

“O Kids Teaching Kids ajuda a desenvolver resiliência, autoconfiança, cooperação e comunicação.”

Depois que aprenderam bastante sobre o tema, os grupos passam um mês preparando um workshop e outro mês ensaiando. “Crianças de diferentes idades chegam a diferentes soluções. As mais velhas, chegam a soluções mais complexas. Mas quando se tem 10 anos de idade, por exemplo, você não se preocupa muito com as restrições do governo, então a solução acaba sendo mais criativa”, afirma Michelle. Primeiro, a apresentação ocorre internamente, na classe; depois, entre colegas da mesma série; em seguida, para a escola e para a comunidade; por último, na conferência anual que o KTK organiza. Nos 12 anos de atuação da instituição, cerca de 55 mil alunos, com idades entre 4 e 17 anos, já participaram do processo.

Para Vanessa Hewson, responsável pela área de eventos, o programa traz ao menos duas vantagens para os alunos que participam do KTK. O primeiro é fazer com que crianças e jovens tenham consciência ambiental e saibam bastante sobre assuntos locais. O segundo, e talvez o mais importante, é o fato de ajudar na construção de habilidades que serão úteis para a vida. “O Kids Teaching Kids ajuda a desenvolver resiliência, autoconfiança, cooperação e comunicação. Essas são habilidades que serão úteis quando eles saírem da escola, na universidade e no mercado de trabalho, mas que nem sempre são ensinadas porque os professores estão preocupados demais em preparar para as provas”, afirma Vanessa.

Escolas de fora da Austrália interessadas em participar da conferência internacional deste ano devem produzir um vídeo, em qualquer formato, que fale sobre algum problema ambiental relacionado à água. Por enquanto, já há vídeos inscritos da Mongólia, da China e do Panamá. Interessados podem entrar em contato com Michelle (michelle.sanders@kidsteachingkids.com.au) e Vanessa (vanessa@kidsteachingkids.com.au).


Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x