Da escola para o YouTube: oficinas de cultura digital ganham versão online - PORVIR
Crédito: Nego Júnior

Inovações em Educação

Da escola para o YouTube: oficinas de cultura digital ganham versão online

A segunda edição do projeto "Aprendizes - Digital" traz três videoaulas que abordam fotografia, robótica e como trabalhar movimentos estéticos nos robôs

por Redação ilustração relógio 13 de dezembro de 2022

Hoje em dia, os aprendizados podem ser expandidos com o auxílio de ferramentas como plataformas digitais e aplicativos. Também é possível estudar por meio de canais digitais, em especial o YouTube.

Com a presença cada vez mais forte da tecnologia e da robótica nas escolas, por que não aproveitar o aprendizado das oficinas presenciais e compartilhá-lo pela internet, alcançando ainda mais pessoas interessadas? Pensando nisso, o projeto “Aprendizes – Digital”, que leva ao ensino público aulas de robótica, programação, cultura digital e artes visuais, acaba de divulgar no YouTube três videoaulas. 

A primeira delas, envolvendo artes visuais, fala sobre o surgimento da fotografia e como criar uma câmera escura. A segunda aborda as manifestações artísticas e as relações com a tecnologia. Por último, a criação de um robô e as artes cibernéticas são tema central do curso. 

Além dos encontros semanais com os estudantes, o projeto, realizado em escolas da Zona Norte da capital paulista, atende aproximadamente 170 alunos entre 7 e 16 anos e também realiza encontros formativos mensais com educadores. 

“Um dos objetivos principais do projeto como um todo é explorar a relação intrínseca entre artes visuais, tecnologia e cultura digital, seja na história recente quanto na atualidade. Vemos cada vez mais a tecnologia adentrando o campo das artes, seja como meio de difusão, seja como forma”, afirma Maria Ito, produtora executiva da Muda Cultural, produtora responsável pela iniciativa.

Outro propósito é desmistificar a tecnologia e a programação, colocando esses campos como espaços acessíveis e não somente para quem é especializado no tema, explica Maria: “Para mim, o maior saldo deste projeto é a aproximação das crianças aos materiais e conteúdos relacionados a tecnologia e cultura digital. Normalmente, esses conteúdos são difundidos em escolas particulares e há uma defasagem educacional nesse sentido em relação às escolas públicas. Em uma sociedade altamente tecnológica, é essencial sabermos sobre tecnologia e pensamento computacional, não só no âmbito profissional, mas também educacional e social”.

Assista às aulas

Aula 1 – Imagens, fotografia e câmara escura

Aula 2 – As principais manifestações artísticas e sua relação com a tecnologia

Aula 3 – Artes cibernéticas e artes eletrônicas


TAGS

ensino fundamental, robótica, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x