Dicas para usar um quiz na sua próxima aula - PORVIR
Crédito: dmitryelagin/iStockPhoto

Coronavírus

Dicas para usar um quiz na sua próxima aula

No presencial ou durante as aulas remotas, ferramenta é útil para entender conhecimentos prévios e avaliar o que foi aprendido – desde que o professor pense em um roteiro e escolha o modelo certo de perguntas

Parceria com iSpring

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 15 de abril de 2021

Os primeiros contatos dos alunos com novos conteúdos podem levantar diversas dúvidas nos professores: será que os estudantes compreenderam corretamente o material? Algum aspecto importante da explicação foi omitido? Estou apto a aplicar esses conceitos? Uma abordagem eficaz para auxiliar tanto educadores quanto discentes a esclarecer se houve uma aprendizagem efetiva do tema abordado e identificar possíveis lacunas no conhecimento é a implementação do quiz.

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

Essa metodologia envolve a criação de testes baseados no material apresentado pelo docente ao longo das aulas. Em tempos de pandemia, essa ferramenta torna-se ainda mais valiosa, podendo ser utilizada para averiguar conhecimentos prévios antes do início do estudo de um novo tema, durante as aulas para captar as principais dúvidas dos alunos, e após o encerramento do tópico como suporte para os estudantes reconhecerem os conceitos que precisam ser revisados.

Dadas as vantagens pedagógicas dos quizzes, o Porvir compilou uma série de dicas e orientações práticas para auxiliar na elaboração de perguntas eficazes. Confira a seguir:

Elabore um roteiro para o quiz

Muitas listas de dicas recomendam iniciar com planejamento e anotações sobre os conteúdos que deseja abordar e possíveis inter-relações entre eles. Isso facilitará a formulação das perguntas.

A sequência das perguntas vale ouro

Desenvolva um teste que acompanhe o desenvolvimento das aulas, atentando-se à ordem das questões para engajar os alunos desde o início, desafiá-los no meio do teste e concluir com um estímulo ao pensamento crítico.

Evite questões óbvias

Apesar de úteis para verificar o que o aluno já sabe, perguntas com respostas evidentes podem tornar o teste monótono. Prefira questões que desafiem os estudantes e estimulem o raciocínio sobre o conteúdo ou temas correlatos.

Valorize o feedback (retorno avaliativo)

Mais do que corrigir as respostas, forneça explicações detalhadas sobre a escolha da alternativa correta e os motivos de as demais estarem incorretas. Isso pode esclarecer várias dúvidas simultaneamente.

Promova a colaboração

Encorajar os alunos a realizar os quizzes em pares ou grupos pode fomentar a aprendizagem colaborativa, propiciando descobertas conjuntas mesmo diante de desafios.

Varie os tipos de perguntas

Alternar entre diferentes formatos de questões mantém o engajamento dos alunos e os desafia a aplicar o conhecimento de maneiras variadas.

Realize quizzes frequentemente

Aplicar testes regularmente, em diferentes momentos do processo educativo, ajuda a mapear o progresso dos alunos e a identificar áreas que requerem atenção adicional.

Inclua espaço para autoavaliação

Permita que os alunos avaliem seu próprio nível de confiança nas respostas, facilitando a identificação de tópicos que necessitam de estudo adicional.

Considere perguntas extras

Oferecer mais questões do que o necessário dá aos estudantes a opção de omitir respostas, promovendo autonomia e autoconhecimento sobre as áreas que demandam mais esforço.

Quer saber mais sobre como criar apresentações, testes e vídeos?
Clique e acesse

iSpring

TAGS

avaliação, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

4 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
4
0
É a sua vez de comentar!x