Diretora do Porvir é finalista em premiação internacional
Tatiana Klix, diretora-executiva do Instituto Porvir, está entre os dez selecionados do prêmio Latin American Education Medal, que reconhece lideranças comprometidas com a transformação da educação
por Redação 7 de agosto de 2024
Este texto foi atualizado em 29 de agosto de 2024 com inserções de novos apoiadores à indicação de Tatiana Klix ao Latin American Education Medal.
A jornalista e diretora-executiva do Instituto Porvir, Tatiana Klix, é uma das dez finalistas do Latin American Education Medal, que reconhece líderes que estão impulsionando a transformação da educação na região. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 7 de agosto, pela T4 Education e pela HP, promotoras do prêmio.
A premiação celebra líderes que estão impactando a educação de diferentes formas, seja por meio de advocacy ou impulsionando plataformas que valorizam o setor educacional.
Esse reconhecimento está associado ao trabalho do Instituto Porvir, que busca impulsionar transformações que garantam qualidade, equidade e contemporaneidade para a educação brasileira. Tatiana está à frente dessa organização sem fins lucrativos, que mantém o portal porvir.org e pela Agência de Soluções do Porvir.
“Estou muito feliz com essa indicação, que referenda a importância do trabalho que realizamos nos últimos 12 anos para apoiar inovações que construam uma escola capaz de atender às demandas e desejos dos estudantes. Espero que esse prêmio nos ajude a envolver mais pessoas no esforço de tornar a educação mais significativa e conectada com grandes desafios atuais, como as desigualdades sociais, a promoção da diversidade, as emergências climáticas, a disseminação de desinformação e o adoecimento mental de crianças e jovens”.
O prêmio também tem edições na África e na Ásia e é organizado pela mesma instituição responsável pelo World’s Best Schools, que destaca anualmente as melhores escolas do mundo.
O vencedor da Medalha de Educação da América Latina será convidado a participar da Cúpula Mundial das Escolas em Dubai, nos dias 23 e 24 de novembro, e, em reconhecimento à necessidade urgente de solucionar a crise de recrutamento e retenção de professores para combater as lacunas de aprendizagem, o vencedor terá o direito de indicar uma escola de sua escolha para ser membro do programa Best School to Work da T4 Education – um mecanismo independente e baseado em evidências para certificar escolas por sua cultura e ajudá-las a transformar seu ambiente de trabalho para atrair e reter os melhores professores.
Quem apoia?
Com o anúncio dos finalistas, profissionais de destaque em diferentes áreas de atuação manifestaram publicamente o apoio à à indicação de Tatiana Klix ao Latin American Education Medal.
Anna Penido, fundadora do portal Porvir e atual diretora do Centro Lemann, celebrou a indicação.
“Tenho muito orgulho em saber que a Tatiana é finalista do Latin American Education Medal. Ela tem sido uma referência em educação no Brasil através da plataforma e de muitas outras iniciativas que o Instituto Porvir vem realizando para empoderar os professores no Brasil, para que eles se sintam confiantes em arriscar e utilizar temáticas importantes para o desenvolvimento integral do seus alunos, como educação antirracista, habilidades sociemocionais e tecnologias. Tudo isso a partir de materiais de muita qualidade, com informações preciosas e precisas”, afirmou Ana.
Mônica Pinto, chefe de educação do UNICEF Brasil, destacou a importância do trabalho do Porvir no levantamento de inovações que promovem a transformação efetiva da educação no país.
“A escola precisa ser diferente, ela precisa dialogar com o século XXI. E durante a pandemia da COVID-19 o Instituto Porvir prestou um serviço incrível nos ajudando a mapear todas as soluções e todos os conteúdos de qualidade disponíveis para as famílias, estudantes e educadores. Eu estou muito feliz com esse reconhecimento e desejo longa vida para o Porvir, para a Tatiana e para toda a equipe”, disse a educadora.
Em carta, Claudia Werneck, jornalista, ativista e fundadora da Escola de Gente, destacou o trabalho do Porvir na produção de matérias que promovem transformações pautadas na equidade, na contemporaneidade e nos desafios da transmídia.
“O Porvir é uma organização que acompanho com entusiasmo desde a sua fundação, há 12 anos, e que vem impactando o cenário da Educação brasileira. Tatiana tem sido premiada não apenas como jornalista, mas pela coragem de testar sistematicamente os limites de sua profissão, por saber que existe um mundo sedento das contribuições do jornalismo fora das redações, um mundo múltiplo e profícuo, que ela domina cada vez mais, no contexto do Porvir”, afirmou a escritora especializada em comunicação inclusiva.
A jornalista Aline Midlej, da GloboNews, avaliou que os desafios apresentados em pesquisas como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) e o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mostram a necessidade de pensar em uma educação mais conectada com os tempos atuais e as realidades dos estudantes.
“O Porvir tem feito esse trabalho [de conectar inovações com os cenário atual], conclamando a sociedade para esse debate, trazendo principalmente os educadores para perto e levando instrumentos e ferramentas para que eles se sintam capazes de encarar esses novos desafios mesmo diante de desafios crônicos que ainda precisam ser superados”, afirmou.
O pediatra Daniel Becker espera que a indicação de Tatiana Klix à premiação fortaleça, ainda mais, o trabalho do Instituto Porvir. “Considero os conteúdos e debates propostos pelo portal porvir.org de grande relevância para mobilizar educadores, e a sociedade, a refletirem sobre os direitos e as necessidades das crianças e adolescentes”, disse o ativista pela infância em um comunicado.
Maju Coutinho, jornalista na Rede Globo e apresentadora do Fantástico, um dos semanários mais importantes da TV aberta no Brasil, enviou vídeo demonstrando apoio ao trabalho do Porvir e ao incentivo que a organização, encabeçada por Tatiana, demonstra com professores da educação básica no país. Filha de educadores, Maju afirmou que a sua família sempre teve como base a noção de que a educação é o caminho para a mudança. “Fico feliz de celebrar isso e acredito muito neste caminho de transformação”, ressaltou em vídeo.
Para Fabiane Pereira, apresentadora do programa Vozes da Vez, na rádio Nova Brasil FM, e do canal Papo de Música, a indicação é um merecido reconhecimento ao trabalho que Tatiana Klix vem realizando à frente do Porvir.
“Como jornalista da área da cultura, eu acredito profundamente no poder transformador da educação, e do jornalismo, na mobilização de toda a nossa sociedade na busca de uma educação de qualidade, inovadora e igualitária”, afirmou Fabiane, que também faz parte da equipe de entrevistadores do programa Sem Censura, da TV Brasil.
Educadores que fazem parte das comunidades do Porvir, também comemoraram. Débora Garofalo, professora premiada pela atuação na rede pública de ensino, afirmou que a indicação de Tatiana Klix ao prêmio internacional é um motivo de orgulho para todos os professores.
“O Porvir é a principal plataforma de jornalismo e mobilização educacional do Brasil e promove oportunidades de trocas e reflexão entre educadores e gestores educacionais, além de buscar soluções inovadoras para a nossa profissão. Precisamos vibrar muito por essa conquista.”, disse a fundadora da Débora Garofalo Educação.
Rafael Parente, ex-secretário de educação do Distrito Federal, enviou um vídeo apoiando a escolha do nome da diretora do Porvir nesse reconhecimento internacional. “Envio esse vídeo para falar sobre o trabalho incrível da Tatiana Klix, que antes de mais nada é uma amiga querida, mas também uma profissional hiper competente, que faz um trabalho excepcional e extremamente importante para a nossa educação aqui no Brasil”, disse.
Em vídeo, Thiago Gomide, historiador, educador e criador do canal Tá na História, ressalta que a indicação é um reconhecimento ao trabalho inspirador que Tatiana Klix e a equipe do Porvir realizam na busca pela equidade, inovação e qualidade na educação. “O trabalho da Tati no Porvir está transformando vidas e abrindo novas possibilidades para muitas pessoas.”, declarou.
Dario Centurione, criador do canal Almanaque SOS, celebrou a indicação destacando a contemporaneidade com a qual o Instituto Porvir trabalha as temáticas educacionais. “A Tatiana, junto com sua equipe, tem impactado milhares de educadores e estudantes por meio de iniciativas inovadoras e conteúdos valiosos. Sua trajetória e compromisso com a educação merecem ser celebrados e reconhecidos”, disse ele.
O professor e pesquisador da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e conselheiro do Porvir, Luciano Meira, referência em pesquisas no campo educacional, destaca a característica de liderança de Tatiana Klix à frente da organização.
“Conheço a Tatiana na qualidade de líder do Porvir, [que gerencia] certamente o maior portal de educação do Brasil, com várias facetas que vão desde reportagens das mais variadas sobre diferentes aspectos do sistema educacional brasileiro, e que também oferta a educadores e gestores um conjunto de instrumentos – tanto conceituais quanto pragmáticos – de atuação direta no cotidiano escolar, que reputo verdadeiramente como inovadores”, destacou.
Sobre Tatiana Klix
Tatiana Klix é jornalista, empreendedora social e diretora do Instituto Porvir. Com mais de 15 anos envolvida em projetos e cobrindo a pauta da educação, lidera iniciativas que conectam os campos da educação e comunicação para impulsionar transformações em escolas e políticas públicas.
O Instituto Porvir
O Instituto Porvir é uma organização sem fins lucrativos, formada por uma equipe de comunicadores apaixonados por educação, que acreditam na inovação como condição para a garantia da qualidade, equidade e contemporaneidade para a educação brasileira. Mantém o site porvir.org, a principal plataforma de jornalismo e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil, e a Agência de Soluções do Porvir, que cria estratégias de comunicação, conteúdos, experiências e plataformas digitais com o propósito de informar, inspirar e apoiar educadores.
Sobre a premiação
O prêmio Latin America Education Medal é uma das três medalhas mundiais de educação fundadas pela T4 Education e pela HP. Ela oferece uma plataforma essencial para os agentes de mudança de toda a região. Há também as edições África e Ásia.
Esta é a primeira edição da América Latina e a medalha é dedicada a um indivíduo inspirador que está fazendo a diferença na educação, e cujo exemplo inspirará outros a seguir seus passos. Além da medalha, a premiação também vai criar uma rede de líderes comprometidos com a transformação da educação em toda a região.
Os finalistas da Medalha Educacional da América Latina 2024 são:
- Arturo Condo, Presidente, EARTH University, Costa Rica
- Darío Álvarez Klar, Fundador e CEO, Itínere Education Network, Argentina
- Freddy Vega, CEO e fundador, Platzi, Colômbia
- Jair Ribeiro, Presidente, Parceiros da Educação, Brasil
- Juan Pablo Mena, CEO, uPlanner, Chile
- Leo Schlesinger, ex-CEO da Aliat Universidades, México
- Marcela Suárez, Diretora de Projetos, Escola Johannes Kepler, Equador
- María Victoria Varela, Diretora Adjunta da Escola e Professora de Educação Especial,
- Escola N°240 "Paul Harris", Uruguai
- Tatiana Klix, Diretora Executiva, Porvir, Brasil
- Verónica Cabezas, Diretora Executiva, Elige Educar, Chile
Este texto foi atualizado em 29 de agosto de 2024 com inserções de novos apoiadores à indicação de Tatiana Klix ao Latin American Education Medal.