Educação no streaming: filmes para assistir durante as férias - PORVIR
Crédito: Netflix / Divulgação

Inovações em Educação

Educação no streaming: filmes para assistir durante as férias

Poesia, infância, história do Brasil: confira a curadoria do Porvir com dicas para pensar a educação pela lente do cinema

por Ruam Oliveira ilustração relógio 3 de janeiro de 2023

Os períodos de férias são os mais propícios para colocar séries e filmes em dia. Durante o ano letivo, a quantidade de atividades pode dificultar que professores e professoras façam isso. Neste caso, dezembro e janeiro parecem ser os meses ideais para recuperar o que ainda não foi visto. 

Com a quantidade cada vez maior de plataformas com filmes e séries, às vezes fica difícil selecionar o que assistir. Em algumas situações, o tempo procurando um título legal é quase o mesmo da duração de um filme. 

Por isso, o Porvir fez uma breve curadoria de alguns conteúdos muito interessantes, que trazem a educação como tema central ou como pano de fundo, para agilizar o seu processo de escolha. Confira abaixo e boas férias!

Sementes do nosso quintal

Uma proposta de escola diferente. O filme mostra o cotidiano da escola Te-Arte, em São Paulo, fundada pela educadora Therezita Pagani, e traz a perspectiva do enorme potencial de uma boa educação na vida das crianças. O documentário mostra as relações dos pequenos com a arte, a música, os colegas, a natureza e a cultura popular brasileira. 

Onde? YouTube

O Jeremias

Uma criança de 8 anos descobre que é muito inteligente e possui um QI acima do considerado normal. Em uma idade tão precoce, Jeremias se vê diante da necessidade de tomar decisões importantes e descobrir o que quer ser quando crescer.
Onde: Netflix

Letras Pretas

Não é muito comum que mulheres negras apareçam como destaque na literatura e isso precisa ser revisto com urgência. O documentário, produzido por estudantes universitários, busca resgatar quem foram algumas dessas mulheres e popularizar as obras de figuras como Carolina Maria de Jesus e Maria Firmina dos Reis.

Onde: YouTube

Educação.doc

Esta é uma série que foca na educação pública brasileira. Passeando por diversos estados do país, a produção reúne depoimentos de alunos, professores, secretários, funcionários e pais que tentam responder a uma pergunta: “É possível ter uma escola pública de qualidade no Brasil?” São cinco episódios de aproximadamente 30 minutos. 

Onde: YouTube

Guerras do Brasil.doc

Mais uma série documental para refletir sobre a história brasileira. Em “Guerras do Brasil.doc”, os telespectadores são convidados a conhecer diferentes versões dos principais conflitos armados que ocorreram no país. Unindo imagens e depoimentos de especialistas, a série é um convite a ouvir e compreender melhor de que maneira tais conflitos se iniciaram e ainda podem ser sentidos na atualidade. São 5 episódios que abordam a guerra do Paraguai, a Revolução de 1930, os conflitos com os povos indígenas, a guerra de Palmares e os embates com o crime organizado. 

Onde:
Canal Curta e Netflix

Só dez por cento é mentira

Para os amantes da poesia, este documentário é um prato cheio. Mesclando citações e entrevistas, o filme funciona como uma pretensa biografia do poeta matogrossense Manoel de Barros, morto em 2014. O título do filme vem de uma frase do próprio escritor: “Noventa por cento do que escrevo é invenção. Só dez por cento é mentira”. Ele, que era avesso a entrevistas gravadas, se deixa ser gravado num registro histórico e sensível, condizente com sua poesia. 

Onde: Netflix


TAGS

cinema, competências para o século 21, ensino fundamental, socioemocionais

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x