Está de férias? Confira essas sugestões de filmes, séries e leituras - PORVIR
Reprodução

Direto da Comunidade Porvir

Está de férias? Confira essas sugestões de filmes, séries e leituras

Confira recomendações feitas por professores das comunidades do Porvir de livros, filmes, séries, podcasts, álbuns e atividades para relaxar nas férias

por Beatriz Cavallin ilustração relógio 11 de julho de 2025

Julho é tempo de férias escolares e, para muitos leitores do Porvir, é também um período de descanso. Perguntamos aos participantes das comunidades do Porvir no WhatsApp como estavam se sentindo neste final de semestre e 40% dos respondentes afirmaram estar exaustos. 

Para descansar de verdade, é preciso aproveitar o período de férias para desligar a mente do trabalho e realizar atividades que são deixadas de lado na correria do dia a dia em sala de aula. 

💬 Tire suas dúvidas e converse com outros educadores nas comunidades do Porvir no WhatsApp

Além de responderem como estavam se sentindo, os professores das nossas comunidades também trouxeram indicações de como aproveitar bem as férias, seja lendo um livro, vendo uma série ou sugerindo uma atividade.

Confira abaixo as indicações:  

O que ler? 

Capa em preto e vermelho do livro "A Boca da Noite", com silhueta de criança e letras amarelas estilizadas.

A boca da noite, Cristino Wapichana
Editora Zit (40 páginas)

No livro A boca da noite, os irmãos Dum e Kupai vivem uma aventura cheia de mistério e imaginação ao tentar descobrir o que acontece com o sol quando anoitece. Movidos pela curiosidade, enfrentam medos e histórias contadas pelo pai sobre a temida Boca da Noite. A narrativa mistura infância, cultura e o cotidiano do povo Wapichana, despertando a criatividade de crianças e jovens leitores.


Capa amarela com xilogravura de peixe e folhas, título "Só sei que foi assim" e subtítulo sobre o preconceito contra o povo nordestino.

Só sei que foi assim, Octávio Santiago
Editora Autêntica (256 páginas)

Em Só sei que foi assim, Octávio Santiago investiga como o preconceito contra o povo nordestino foi historicamente construído e mantido. A obra, resultado de sua pesquisa de doutorado, analisa discursos políticos, culturais e midiáticos que alimentam estereótipos. Com uma abordagem crítica e antirracista, o autor propõe uma releitura da história do Brasil a partir da valorização do Nordeste.


Capa com dois jovens negros lado a lado, com o título "nunca vi a chuva" escrito em branco sobre a imagem.

Nunca vi a chuva, Stefano Volp
Editora Galera (224 páginas)

Nunca vi a chuva, de Stefano Volp, é um romance intimista narrado em forma de diário por Lucas, um jovem em crise existencial apesar de levar uma vida aparentemente perfeita. Após uma decepção amorosa e conflitos familiares, ele chega ao limite — até que uma mensagem inesperada revela a existência de um possível irmão gêmeo. A descoberta o leva em uma jornada ao interior do Brasil em busca de identidade, pertencimento e sentido.


Capa com close do rosto de Lázaro Ramos e o título "Na minha pele" em letras brancas.

Na minha pele, Lázaro Ramos
Editora Objetiva (152 páginas)

Misturando autobiografia e ensaio, Lázaro compartilha vivências como homem negro no Brasil, refletindo sobre racismo, masculinidade, autoestima e representatividade. Um convite ao diálogo sincero sobre identidade e sociedade.


Capa ilustrada do livro "Chapeuzinho Esfarrapado"

Chapeuzinho esfarrapado e outros contos feministas do folclore mundial,  Julia Romeu
Editora Seguinte (236 páginas)

Reunião de contos populares de diferentes culturas, recontados sob uma perspectiva que coloca as mulheres como decisoras de seus destinos. A autora resgata protagonistas femininas fortes, questiona papéis tradicionais e destaca a resistência das mulheres nas narrativas populares.


Reprodução

Tudo sobre o amor: novas perspectivas, Bell Hooks
Editora Elefante (260 páginas)

Combinando teoria crítica e experiência pessoal, bell hooks propõe uma reflexão profunda sobre o amor como prática de liberdade, autoconsciência e justiça social. A autora questiona ideias convencionais sobre o amor e propõe caminhos para transformações pessoais e coletivas.

O que assistir? 

Filme Homem com H, disponível na Netflix (130 minutos)

Biografia de Ney Matogrosso, vivida pelo ator Jesuíta Barbosa, que traça sua trajetória desde a infância rebelde até se tornar um dos principais ícones da música brasileira. O filme mergulha nos conflitos familiares, no impacto cultural dos Secos & Molhados, e na busca pela liberdade artística — enquanto enfrenta o conservadorismo da época e o trauma da epidemia da AIDS.

Filme Dias perfeitos, disponível no Mubi (124 minutos)

Dirigido por Wim Wenders, Dias Perfeitos acompanha Hirayama, um homem reservado que trabalha limpando banheiros públicos em Tóquio. Com uma rotina simples e contemplativa, ele encontra beleza nas pequenas coisas do dia a dia — a luz, a natureza e a música. Aos poucos, fragmentos de seu passado vêm à tona, revelando camadas emocionais profundas. Um retrato poético sobre solitude, dignidade e sentido da vida. 

Filme Linda de Morrer, disponível na Netflix (79 minutos)

A renomada cirurgiã plástica Paula (Glória Pires) testa em si mesma um medicamento revolucionário contra celulite e acaba morrendo. Presa entre o mundo dos vivos e dos mortos, ela conta com a ajuda de um médium e da filha para impedir que seu sócio mal-intencionado lance o produto no mercado, antes que ele cause danos irreversíveis.

Série Fantasmas, disponível na Netflix e Paramount+ (4 temporadas)

Um jovem casal herda uma propriedade e decide transformá-la em uma pousada, mas os espíritos que já moram lá têm outros planos. 

Série Terra indomável, disponível na Netflix (1 temporada)

Fugindo do passado, mãe e filho formam uma nova família em meio à luta pela liberdade no oeste dos Estados Unidos.

Série 11.22.63, disponível no Prime Vídeo (1 temporada)

O professor do ensino médio Jake Epping viaja de volta no tempo para prevenir o assassinato do presidente John F. Kennedy.

Anime Blue Period, disponível na Netflix (1 temporada)

Entediado com a vida, o adolescente Yatora Yaguchi mergulha no maravilhoso mundo da arte depois de encontrar inspiração em um quadro.

O que escutar? 

Podcast Pavulagem – Contos da Floresta

Na produção original do Spotify, você terá a chance de saber mais sobre seres misteriosos que habitam a maior floresta do mundo, como o Taú o Pataí e o Macaco Guariba. Tudo isso pelas vozes de contadores de histórias da região amazônica.

Podcast Vinte mil léguas 

Comandado pela livraria Megafauna e apresentado por Leda Cartum e Sofia Nestrovski, o podcast cria pontes entre a ciência e a literatura em um convite para “ler cientistas como escritores”

Podcast Mil e uma Tretas 

Apresentado por Julia Faria e Thaila Ayala, em cada episódio convidados diferentes falam sobre as dores, delícias e (re)descobertas da maternidade em um papo sem romantismo. 

Álbum Um Mar Para Cada Um, Luedji Luna 

Luedji Luna passeia por ritmos como jazz e neosoul enquanto canta sobre questões íntimas ligadas ao amor. Um álbum para ouvir prestando atenção nas letras. 

Álbum Caju, Liniker 

Lançado em 2024, o segundo álbum de estúdio da cantora rendeu à Liniker 4 troféus no prêmio multishow: Álbum do Ano, Capa do Ano, Artista do Ano e MPB do Ano. Perfeito para amantes da MPB.

Álbum Nada Fica Muito Tempo Exposto ao Sol, Aquino 

O segundo álbum da banda carioca Aquino, formada por João Soto, João Vazquez e Leandro Bessa, mistura influências da MPB, pop e indie em uma sonoridade única e envolvente. 

O que fazer? 

  • Encontre pessoas queridas: família, amigos de longa data… aproveite para colocar o papo em dia!
  • Faça coisas que relaxam como massagens e escalda-pés.
  • Teste novos hobbies manuais como pintura em tecido, crochê e ponto cruz 
  • Fotografe! A fotografia ajuda a ter um olhar mais atento e presente do seu entorno. 
  • Entre em contato com a natureza: faça um piquenique no parque ou procure opções de trilhas disponíveis na sua região. 

Contribuíram: Ana Carolina Sirtori, Anita Abed, Ary Potyguara, Beatriz Cavallin, Claudiana Ribeiro, Eliane Cunha, Elierge dos Santos, Eliete Sousa Lopes, Elisandra Maria, Gabi, Giovana Picolo, Isabel Fernandes, Janete Borges, Junia Botter, Marcelo Alonso, Marina Lopes, Miriam Lopes, Rodrigo Bachin, Ruam Oliveira, Shana Aline Sitta, Simone Araújo, Sílvia Inez, Vinicius de Oliveira.


TAGS

carreira, férias

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: Receba as notícias mais relevantes sobre educação e inovaçãoEntre agora!