2ª edição do Prêmio Educador Transformador prorroga inscrições - PORVIR
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - EducaçãoSP/Flickr

Inovações em Educação

2ª edição do Prêmio Educador Transformador prorroga inscrições

Professores de escolas públicas e privadas podem cadastrar um ou mais projetos focados em inovação da educação

por Redação ilustração relógio 2 de fevereiro de 2024

As inscrições para a 2ª edição do Prêmio Educador Transformador acabam de ser prorrogadas: professores de todo o Brasil, de escolas públicas e privadas, têm até o dia 19 de fevereiro para cadastrar no site oficial um ou mais projetos inovadores, realizados entre 2021 e 2023. Quem preferir, pode fazê-lo também pelo aplicativo gratuito, disponível nas versões Android e IoS

Correalização do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Bett Brasil e Instituto Significare, o prêmio voltado à educação empreendedora reconhece profissionais que transformam ideias e criam respostas para problemas reais do cotidiano dos alunos, das escolas e suas comunidades. 

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

São sete as categorias: educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais), ensino fundamental (anos finais), ensino médio regular, educação profissional, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e educação superior. Em 2023, foram inscritos mais de 3 mil projetos.

“Um projeto educacional transformador objetiva o desenvolvimento de competências, habilidades e/ou atitudes empreendedoras que possibilitem transformar o conhecimento e a experiência em resultados para o indivíduo e para a coletividade”, informa a página oficial do Prêmio. Se as atividades que você desenvolve em sua escola se encaixam nesta definição, saiba como participar.

O processo de seleção conta com três fases. A etapa estadual selecionará 189 projetos mais transformadores de cada estado; a etapa regional escolherá 35 iniciativas mais inovadoras de cada região. Os vencedores ganham um pacote completo para a participação no Congresso Bett Brasil 2024, em São Paulo (SP), no dia 24 de abril, onde acontece a etapa nacional – que elege os 7 projetos mais inovadores do país. 

➡️Relembre a reportagem sobre os vencedores da 1ª edição do Prêmio Educador Transformador

Divulgação Vencedores da 1ª edição do Prêmio Educador Transformador

Inspiração dos vencedores de 2023

A professora Eukennya de Araújo Barbosa, da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães, no Recife (PE), venceu a categoria educação profissional em 2023. O projeto “Aproximação do ensino técnico às experiências do mundo do trabalho” é focado na formação de novas competências profissionais aos jovens em início de carreira, com destaque para os desafios da indústria 4.0, envolvendo robótica, inteligência artificial, computação em nuvem e internet das coisas no processo de produção. 

“O prêmio transformou não só a vida dos meus estudantes, mas a minha vida enquanto educadora”, revela. “Ele mostra a minha responsabilidade na educação, em trazer o novo, de ir atrás de mais conhecimento. Abriram-se portas de eventos, palestras e eventos formativos, entrevistas. O prêmio nos traz reconhecimento e valorização”, garante. 

A opinião é partilhada pelo professor João Carlos Pereira Braga, de Belford Roxo (RJ). Ele ganhou a categoria ensino fundamental (anos finais), com o projeto “REcoin, o dinheiro que vem do lixo”, realizado na Escola Municipal José Pinto Teixeira.

Junção das palavras reciclar (recycle) e moeda (coin) em inglês, a iniciativa trata da preocupação com o meio ambiente e o aprendizado sobre o valor do dinheiro. Os estudantes coletam lixo reciclável das ruas e levam para a escola, onde trocam pela moeda ReCoin. Com esse dinheiro, podem comprar materiais escolares e brinquedos educativos no mercadinho montado pelo professor.

“Um dos momentos que eu fui mais bem tratado como profissional da educação foi no Prêmio Educador Transformador. Eu me senti muito feliz e isso gerou algumas oportunidades: a principal de todas foi dar visibilidade ao projeto e ao tema, mostrar que existem coisas simples que podem ser feitas para a gente atuar no meio ambiente”, comenta João. “Eu dei muitas palestras, participei de muitos encontros e eventos. O projeto me proporcionou muitas viagens. Mostrar meu projeto serviu para a minha própria secretaria (de educação) me enxergar”, finaliza.

➡️ Baixe o e-book com as práticas mais transformadoras do Prêmio Educador Transformador 2023

Reconhecimento em larga escala

Todo educador com práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula precisa se inscrever em prêmios de educação. O Porvir lista abaixo cinco motivos para não perder a oportunidade de valorizar e reconhecer sua atuação em sala de aula, além de fazer a diferença na vida de seus estudantes com uma aprendizagem significativa. 

  1. Reconhecimento e visibilidade: participar de um prêmio de educação oferece uma oportunidade para que seu trabalho seja reconhecido e valorizado. Isso pode levar a uma maior visibilidade dentro da comunidade educacional, bem como em níveis mais amplos, para além de sua escola, o que pode abrir portas para oportunidades futuras.
  2. Compartilhamento de boas práticas pedagógicas: ao participar de um prêmio de educação, um professor que desenvolve práticas inovadoras tem a chance de compartilhar suas experiências e conhecimentos com outros profissionais da área. Isso pode ajudar a inspirar e influenciar colegas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação. Sempre existe um outro professor em contexto semelhante que pode ser ajudado com o seu projeto.
  3. Aprendizado contínuo: participar de um prêmio de educação envolve a submissão de um projeto ou relatório detalhando as práticas inovadoras utilizadas pelo professor. Esse momento é importante porque exige reflexão cuidadosa e análise crítica do trabalho realizado. Ao se envolver nesse processo, o professor tem a oportunidade de aprofundar sua compreensão sobre as metodologias adotadas e refinar suas práticas, promovendo o aprendizado contínuo.
  4. Recursos e apoio: alguns prêmios de educação oferecem prêmios em dinheiro, bolsas de estudo ou recursos adicionais para os vencedores. Esses recursos podem ser utilizados para melhorar ainda mais as práticas, investir em tecnologia educacional ou apoiar o desenvolvimento profissional contínuo.
  5. Motivação e inspiração: participar de um prêmio de educação é uma fonte de motivação e inspiração para o professor tentar estratégias que vão além da aula tradicional. Ver seu trabalho sendo reconhecido pode fortalecer sua paixão pela carreira e trazer o incentivo necessário a continuar buscando a excelência e a inovação em sua prática.

TAGS

carreira, prêmios

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x