Inteligência artificial e cybersegurança dominam o debate na Bett UK, em Londres - PORVIR

Inovações em Educação

Inteligência artificial e cybersegurança dominam o debate na Bett UK, em Londres

Na edição 2023 da Bett Show UK, especialistas avaliam como a inteligência artificial e as ferramentas de segurança podem apoiar a educação

por Redação ilustração relógio 20 de abril de 2023

A Bett Show UK, realizada em Londres (Inglaterra), é uma das principais vitrines de tendências para professores, educadores, especialistas, escolas, instituições de ensino e entidades do meio educacional. Neste ano, o evento realizado entre 29 e 31 de março, recebeu um público de 35 mil pessoas, incluindo a delegação brasileira da Bett Brasil com mais 150 integrantes. 

O que educadores, gestores públicos e privados brasileiros foram buscar em Londres, em parte, é resultado do processo educacional atual desencadeado após um longo período de pandemia, agora arrefecida em 2023.  

A integração dos conteúdos Bett, promotora de eventos globais de educação no Reino Unido, no Brasil e na Ásia, é um dos elementos que justifica buscar inspirações, ideias, experiências e a vontade de fazer ainda melhor. A Bett Show UK teve uma programação mais intensamente voltada à Educação e ao Trabalho para Novos Futuros. Esse olhar será também a temática principal para a Bett Brasil, que será realizada de 9 a 12 de maio de 2023, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). 

“Não à toa, uma das novidades dos dois eventos, de Londres e do Brasil, é o lançamento do Ahead By Bett, um espaço direcionado para o ensino superior e profissional, justamente para entender as tendências na educação, entrelaçando as relações com todas as fases da educação, desde o ensino básico”, explica Adriana Martinelli, diretora de conteúdo da Bett Brasil. 

As novas exigências para o mercado de trabalho passam antes de tudo e sobretudo pela educação, que tentará dar respostas aos estudantes para questões essenciais do dia a dia e para o futuro. Desde a educação básica, a introdução da inteligência artificial já não é mais apenas sinopse de filme de ficção científica. Na verdade, em todo o mundo educadores e especialistas se debruçam em estudar e compreender as tecnologias para educar com a possibilidade de avaliar e utilizar a IA em suas próprias práticas educacionais.

Inteligência artificial e cybersegurança dominaram as conversas em Londres

Na Bett Show UK, os destaques foram o interesse dos participantes em inteligência artificial, ChatGPT, metaverso, gamificação e, em especial, segurança de dados 

Greg Hughes, diretor da The de Ferrers Trust e vice-diretor da The de Ferrers Academy, escola britânica, explica sobre o uso de dados pelas escolas e aponta algumas das políticas rígidas no Reino Unido sobre por quanto tempo os dados são retidos e, depois disso, são removidos. Ele enfatiza: “Usamos um sistema de monitoramento nos tablets que os estudantes usam – os equipamentos são da escola. O objetivo é prevenir atos de violência, seja contra eles mesmos, como automutilação, suicídio, seja contra outros”. 

Integrante da delegação brasileira na Bett UK, Emílio Munaro, vice-presidente de Relações Institucionais da ANEBHI (Associação Nacional de Educação Básica Híbrida), por sua vez, destacou que embora a IA seja a “bola de vez”, outro assunto que despertou muito interesse foi cybersegurança – segurança de dados –, apresentado em diversos painéis. “Dados recentes mostram que os cursos online superaram os presenciais no Brasil, e isso demonstra a importância da cybersegurança para escolas e universidades, e que o país e as empresas precisam avançar mais neste tema com olhar para a Educação”. 

A inteligência artificial já era um tema recorrente nas discussões sobre as tecnologias para a educação, mas este ano ganhou ainda mais destaque desde a popularização do ChatGPT. Um dos grandes medos é se a tecnologia impactará no papel dos professores e das próprias escolas. O consenso entre educadores que estiveram na Bett UK é que, gostando ou não, a tecnologia veio para ficar, e as pesquisas em IA podem até ser pausadas momentaneamente, mas não em definitivo. 

Google e Microsoft, parceiras globais da Bett, foram algumas das empresas que apresentaram soluções educacionais associadas ao ChatGPT. Vale lembrar que a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, recebeu da Microsoft um investimento de US$ 10 bilhões. 

O desafio é, portanto, fazer um bom uso da IA. Algo que os humanos ainda precisam aprender, segundo Paul Leblanc, presidente da Southern New Hampshire University, nos Estados Unidos. Ele citou que 35% dos estudantes de Stanford já usam o ChatGPT para fazer suas tarefas. “Estamos um pouco perdidos, mas defendo que todos devem usar: nosso pessoal de marketing, nossos professores para o design educacional, nossos alunos. O que eu tenho feito é perguntar aos alunos: como vocês usam?”, disse Leblanc. 

Para os estudantes do ensino básico, um dos caminhos deve ser ensinar a eles como a inteligência artificial funciona. Uma das soluções apresentadas no evento pela startup polonesa Photon apontou a necessidade de as crianças treinarem a “inteligência” de um robô.

Para além da IA, os expositores da Bett Show UK ofereceram diversas opções para o uso positivo das tecnologias. O Google apresentou no evento os “Practice sets” (conjuntos de práticas), ferramenta online que ajuda os professores a montar listas de exercícios e provas, sugerindo questões, respostas e possibilitando a edição de forma intuitiva. A nova ferramenta deve ser disponibilizada em breve para todos que já usam produtos do Google for Education. 

A Microsoft por sua vez mostrou o Reading Coach, ferramenta para melhorar a leitura e a oratória, que pode oferecer retorno avaliativo em tempo real para cada estudante. Mais uma vez, ao facilitar certos processos em sala de aula, libera o tempo do professor para que ele possa se dedicar a seus alunos de forma mais personalizada. 

Bett Brasil 2023 

O próximo evento da série global da Bett será de 9 a 12 de maio, em São Paulo (SP). A Bett Brasil, maior encontro de Educação e Tecnologia da América Latina, tem programada mais de 160 sessões, com mais de 280 especialistas e palestrantes, que estarão em painéis expositivos, rodas de conversa e workshops para dialogar com o público sobre os caminhos e perspectivas para o futuro da educação.

* Com informações de Bett Brasil


Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x