Plataforma finlandesa para tornar a matemática mais descontraída chega ao Brasil - PORVIR
Crédito: Reprodução

Inovações em Educação

Plataforma finlandesa para tornar a matemática mais descontraída chega ao Brasil

Eduten conta com 15 mil exercícios e funciona como um caderno digital que apoia o professor e facilita o progresso do aluno

por Redação ilustração relógio 20 de maio de 2020

Sempre existe mais de uma maneira para resolver os problemas matemáticos. Só que para muitos alunos, basta ouvir falar em matemática para que sejam despertados medo e ansiedade. Ao longo da vida escolar, esses sentimentos se traduzem em menores taxas de aprendizado e também em piadas como “não sou de exatas”, que afastam o aluno de qualquer cálculo, por mais simples que seja. Com uma tecnologia que traz a dinâmica dos jogos para as operações numéricas a plataforma finlandesa Eduten Playground, trazida ao Brasil pela Pro4Edu (Pro for Edu), parte do princípio de que para aprender o aluno precisa estar feliz e busca tornar a experiência com números mais prazerosa.

A Eduten Playground foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Turku. Os 15 mil exercícios disponíveis na plataforma possibilitam a realização de cerca de 200 mil operações matemáticas. De acordo com os desenvolvedores finlandeses, o tempo ideal para que o aluno permaneça conectado à ferramenta é de 45 minutos, que podem ser distribuídos em uma ou mais sessões durante a semana. Uma análise de impacto realizada com alunos na Finlândia detectou um aumento de 20% na fluência matemática após seis semanas de práticas na plataforma.

“Os finlandeses criaram um ambiente mais confortável, inspirado em jogos, que tem o propósito de fazer crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, cumprirem uma série de tarefas. Tudo isso com poucos itens e para evitar a dispersão”, diz a professora Patrícia Amaral, diretora da Pro4Edu.

Patrícia define a Eduten Playground como um caderno digital em que o professor define as atividades e recebe uma devolutiva dos erros e acertos, permitindo o acompanhamento em tempo real do aluno inclusive durante a quarentena, porque mostra como interagiu com as atividades. Como se trata de uma plataforma adaptativa, à medida que o estudante progride e mostra dominar um conceito, os exercícios ganham um nível maior de dificuldade.

Originalmente construída em inglês, a Eduten Playground está em fase de tradução para o português e também passa por adaptação às dinâmicas das escolas brasileiras. “É interessante dizer que não se resume a uma representação, porque o envolvimento que nós temos agora é muito individualizado. Isso garante que a Eduten vai rodar de acordo com os mesmos pilares pedagógicos e da maneira como eles pensaram na Finlândia”, disse Patrícia, que diz ser importante ampliar o suporte ao professor durante o processo de adoção até que ele se sinta empoderado.

Neste momento, a Pro4Edu realiza um piloto da Eduten Playground no Colégio Filomena de Marco, em São Paulo (SP). Para maiores informações sobre realizações de testes, visite https://base2edu.com. A plataforma poderá ser usada remotamente e é uma ferramenta que tem potencial de apoiar escolas a facilitar o aprendizado de matemática durante o período de isolamento social.

* Ative tradução de legendas para o português


TAGS

aplicativos, ensino fundamental, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x