Plataforma oferece plantão de dúvidas em 14 disciplinas escolares - PORVIR
Crédito: Stepan Popov / Fotolia.com

Inovações em Educação

Plataforma oferece plantão de dúvidas em 14 disciplinas escolares

CLUBEaluno conta com um time de professores cadastrados que fazem monitorias particulares para alunos do ensino fundamental e médio

por Marina Lopes ilustração relógio 1 de julho de 2016

Quando um aluno chega em casa com dúvidas, nem sempre ele sabe para onde recorrer. Como encontrar ajuda para resolver aquele exercício de matemática, estudar para a prova de português ou até mesmo compreender um assunto da aula de ciências? Para dois empreendedores da Pedra Branca, Palhoça (SC), a solução foi conectar alunos e professores na plataforma CLUBEaluno, que funciona como um plantão de dúvidas em 14 disciplinas escolares.

A ideia surgiu em 2012, quando os amigos Gabriel Tarhun e André Vasconcelos trabalhavam juntos na área de marketing educacional. Após viajar o país visitando escolas, eles identificaram um problema recorrente em muitos locais: os alunos tinham muitas dúvidas, mas nem sempre faziam perguntas na sala de aula. “Entre os motivos, estava o fato de o aluno se sentir constrangido em levantar a mão e parar a aula do professor para ser ouvido. Esse aluno geralmente levava a dúvida para casa, mas 80% dos pais também não têm tempo de tirar as dúvidas dos filhos porque trabalham ou não lembram da matéria”, conta Tarhun.

Com dúvidas acumuladas, muitos alunos não conseguiam acompanhar os conteúdos da disciplina, o que geralmente resultava em aulas de reforço ou notas baixas nas provas. Ao perceber essa dificuldade, eles pensaram em desenvolver uma solução online que ajuda estudantes do ensino fundamental e médio a tirarem suas dúvidas. Foi aí que surgiu o CLUBEaluno, lançado no ano de 2014.

Para oferecer monitoria particular aos estudantes e auxiliar nas suas dificuldades, a plataforma conta com mais de 400 professores cadastrados, em diferentes áreas do conhecimento. “O principal objetivo CLUBEaluno é nivelar os estudantes da escola. Esse aluno vai chegar em casa com a sua dúvida, acessar o nosso site e encontrar à sua disposição, durante sete dias da semana, professores em 14 disciplinas para tirar dúvidas. Não é videoaula, mas uma interação com base na dúvida do aluno”, explica.

Se o aluno tiver uma dúvida de matemática em equação de segundo grau, por exemplo, ao acessar a plataforma ele pode enviar uma mensagem para um professor pelo chat ou até mesmo tirar uma foto do exercício que está com dificuldade. Para responder, os professores elaboram um documento de duas páginas com explicações detalhadas. Segundo Tarhun, as respostas chegam no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte.

O acesso ao plantão de dúvidas pode ser feito por meio de pacotes de monitoria para escolas públicas e privadas. Também é possível comprar planos individuais, que variam de R$39,90 até 79,90, conforme o número de monitorias.

Atualmente, a plataforma já conta com mais de 4 mil alunos cadastrados. Entre as disciplinas campeãs de dúvidas, Tarhun conta que matemática e português ocupam o topo do ranking. Ele também menciona que em épocas de provas escolares, o acesso do CLUBEaluno costuma ser mais alto.

Além da versão web, a plataforma CLUBEaluno também deve lançar um aplicativo em agosto.

* Texto atualizado às 18:08h, de 19/07/2016; versão anterior desta matéria dizia que a plataforma conta com um time de 400 professores que fazem monitorias particulares para alunos do ensino fundamental e médio, enquanto na verdade são 400 professores cadastrados no CLUBEaluno. 


TAGS

negócios de impacto social, tecnologia

2
Deixe um comentário

avatar
500
2 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
2 Autores
Djanaina De SousaLethicia Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Lethicia
Visitante
Lethicia

O Clube aluno tem 400 professores cadastrados. Somente CADASTRADOS, e não contratados. É por isso que demora demais pra chegar as respostas. É por isso que não presta, não funciona. O Gabriel Tarhun e o André Vasconcelos prometem uma coisa mas te entregam outra. Tanto é que em Palhoça/SC, onde moram, nenhuma escola gosta do Clube Aluno. Quem um dia usou não usa mais. É uma vez pra nunca mais.

Djanaina De Sousa
Visitante
Djanaina De Sousa

Como sabe, os efeitos provocados pelas forças de pressão dependem da superfície de contacto entre os corpos quer dizer dependem da superfície sobre a qual são exercidas As forças de pressão são as mesmas, mas os seus efeitos variam. Suponha que o ginasta1 massa de 72 Kg. A área de apoio de cada mão é 10x a área de cada pé. Repartindo-se o peso do corpo na proporção de 2/3 pelas mãos apoiadas e 1/3… Ler mais »