Porvir e CIEB analisam a conectividade na educação - PORVIR
Créditos: Freepik/prostooleh

Blog

Porvir e CIEB analisam a conectividade na educação

por Mariana Rossi ilustração relógio 16 de setembro de 2022

Na última semana, o Porvir recebeu Thalles Gomes, coordenador jurídico e de parcerias públicas do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), para trocar conhecimentos sobre as políticas públicas para a conectividade na educação.

Desde 2016, o CIEB atua para promover a cultura de inovação na rede pública do país, defendendo o uso de TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação). A importância da tecnologia na educação ficou ainda mais evidente durante o período da pandemia, em que, em muitas escolas, o uso da internet foi a única maneira de manter a continuidade dos estudos diante das medidas de distanciamento social.

Para o CIEB, promover uma conectividade de qualidade na educação requer ações e investimentos simultâneos em quatro dimensões: infraestrutura, recursos educacionais digitais, visão e competências. Dessa forma, não basta o acesso a computadores e a conexão com a internet, é preciso ter uma visão estratégica e planejar o uso dos recursos digitais, saber quais ferramentas e plataformas utilizar e capacitar os educadores para explorá-los em sala de aula. Você pode saber mais informações no Marco Conceitual Escola Conectada.

O Guia EduTec, ferramenta online e gratuita, permite que professores e escolas da rede pública de ensino façam um diagnóstico das quatro dimensões e planejem os próximos passos. Atualmente, o Guia conta com a participação de mais de 111 mil professores e 116 mil escolas que já preencheram seus dados.

O CIEB também acompanha de perto as recentes políticas públicas implantadas para financiar a adoção de tecnologias educacionais. Uma delas é o projeto piloto de conectividade de escolas do GAPE (Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas), que será realizado em 10 municípios brasileiros, distribuídos entre as cinco regiões do país, atendendo a um total de 181 escolas públicas de educação básica. O Porvir também está de olho nessa cobertura e, em breve, traremos reportagens sobre os resultados aqui no site.


TAGS

cieb, conectividade, infraestrutura, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x