Curso une empreendedorismo e inovação em educação no Chile - PORVIR

Inovações em Educação

Curso une empreendedorismo e inovação em educação no Chile

Instituição oferece a profissionais de diversas áreas uma formação voltada para o diagnóstico de problemas sociais

por Vagner de Alencar ilustração relógio 27 de abril de 2012

Uma professora pede aos seus alunos para que façam um currículo baseado em seus próprios fracassos. Não é o mundo de cabeça para baixo. Apenas uma das tarefas que Verónica Cabezas solicitou aos alunos do curso “Empreendedorismo e inovação na educação”, que, desde o ano passado, faz parte da grade da Faculdade de Educação da Universidade Católica do Chile. O exercício é um dos métodos para incutir nos alunos a cultura e o conceito de empreendedorismo, enfatizando que o fracasso faz parte do caminho para o sucesso.

Engenheira civil industrial, mestre em educação com especialização em liderança educacional pela Universidade de Columbia e Ph.D em economia da educação pela mesma instituição, Verónica é também co-fundadora dos portais de educação Enseña Chile e Elige Educar. Para a professora, é necessário “incluir na formação escolar e universitária o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, no sentido amplo da palavra, e ainda oferecer ferramentas que facilitem a inovação”.

O curso busca desenvolver nos futuros profissionais de educação e em outros interessados ​​em contribuir com essa área uma atitude empreendedora, com foco na inovação, que se reflita tanto em suas práticas em sala de aula, quanto se optarem por trabalhar em fundações, governo, iniciativa privada etc. A ideia é que esses estudantes, durante sua carreira profissional, sejam capazes de compreender os problemas ao seu redor, encontrando oportunidades e soluções.

Os conteúdos incluem a importância do empreendedorismo, sua ligação com a educação, como desenvolvê-lo, as competências para empreender e como ensinar o conceito em sala de aula. Também são feitos estudos de caso, para que os alunos compreendam como ideias criativas se transformam em inovações capazes de solucionar desafio na educação.

“A educação é um problema de todos, e neste sentido, o que fazemos no curso é desenhar planos de como empreender nessa área, em caráter social ou privado. Utilizamos uma metodologia que facilita a inovação, por meio de um olhar mais apurado para os problemas vividos pelos atores do sistema educacional”, explica Verónica. “É necessário ir além da sala de aula. As soluções formatadas entre quatro paredes não servem, é preciso sair para observar e conversar com as pessoas. Aqui o importante é ter contato com o mundo real.”

No site é possível ter acesso ao plano do curso, às aulas e às atividades realizadas pelos próprios alunos.

Com informações o Laboratorio de Empreendiemiento e Innovación Social


TAGS

empreendedorismo, negócios de impacto social

5
Deixe um comentário

avatar
500
1 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
1 Autores
Terezinha Lima Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Terezinha Lima
Visitante
Terezinha Lima

Parabéns Vagner de Alencar, gostei muito da sua reportagem.
É verdade a aprendizagem deve acontecer além das salas de aula, o mundo precisa estar acessível aos alunos.