Programa seleciona iniciativas sociais para receber investimento e mentoria - PORVIR
Crédito: Trueffelpix / Fotolia.com

Inovações em Educação

Programa seleciona iniciativas sociais para receber investimento e mentoria

Brazil Lab vai selecionar 10 iniciativas que proponham soluções nas áreas de educação, saúde e sustentabilidade ambiental

por Redação ilustração relógio 3 de junho de 2016

Imagine só se a sua iniciativa empreendedora recebesse seis meses de mentoria de especialistas e professores do MIT, Harvard, Stanford, INSPER e FGV? E se você concorresse a U$ 5 mil para começar a implantar sua ideia? Parece muito bom, né? Pois essa é a proposta do Brazil Lab.

Com inscrições até o dia 10 de junho, a primeira edição do programa vai selecionar 10 iniciativas que propõe melhorias do serviço público nas áreas de educação, saúde e sustentabilidade ambiental. A ideia é que os empreendedores responsáveis pelas iniciativas recebam consultoria de profissionais para que os projetos tenham chance de serem desenvolvidos e aplicados junto ao poder público.

Na área de educação, o foco dos projetos deve ser no engajamento dos professores e na redução dos índices de faltas. Já na área de saúde, o foco deve ser na reorganização do Sistema Único de Saúde (SUS) e como a tecnologia pode ajudar a desenvolver sistemas de monitoramento e serviços móveis de saúde a baixo custo. Finalmente, para incentivar a sustentabilidade ambiental, os projetos devem propor soluções para o combate ao desperdício da água e soluções para sua reutilização.

O percurso do programa funciona assim: primeiro, os empreendedores devem inscrever suas ideias no site. Uma comissão julgadora irá selecionar os projetos que receberão mentoria. Essa avaliação vai considerar critérios técnicos e histórico/perfil do empreendedor. Dentro dos critérios técnicos, estão: relação comprovada entre o diagnóstico do problema e a solução apresentada pelo empreendedor, o potencial de mercado dessa solução, a sustentabilidade desse negócio, o diferencial competitivo da solução e a possibilidade de impacto social e empoderamento do cidadão.

Já na avaliação do perfil do empreendedor, serão avaliados capacidades pessoais, como demonstrar a ambição e vontade de fazer diferença, identificar um problema e enxergar soluções possíveis, executar com excelência, gestão e profissionalismo a ideia apresentada, a disponibilidade do empreendedor para participar das atividades do programa e o comprometimento com a implantação do projeto/protótipo apresentado.

Depois dessa etapa, começarão os treinamentos no Lab. Os selecionados irão entrar em contato com especialistas e professores do MIT, Harvard, Stanford, INSPER e FGV.

Finalmente, depois de consultas com os profissionais da área e melhora dos projetos, os empreendedores deverão apresentá-los a uma banca avaliadora, que irá escolher três finalistas. Desses três, um será o grande vencedor a receber U$ 5 mil para começar a colocar a ideia em prática.

Os interessados podem inscrever o projeto até o dia 10 de junho no site do Brazil Lab.


TAGS

empreendedorismo, negócios de impacto social, prêmios

Deixe um comentário

avatar
500
  Acompanhar a discussão  
Tipo de notificação