Projete-se: o podcast de Porvir e Instituto iungo sobre projetos de vida na escola - PORVIR

Inovações em Educação

Projete-se: o podcast de Porvir e Instituto iungo sobre projetos de vida na escola

Iniciativa apoia educadores na realização deste tipo de trabalho com seus alunos de ensino médio

por Redação ilustração relógio 21 de julho de 2020

O Porvir lança em parceria com o Instituto iungo o podcast Projete-se, sobre projetos de vida na escola, destinado apoiar educadores a promover esse trabalho com jovens do ensino médio.

Apresentado pelo jornalista Vagner de Alencar, Projete-se conta com a participação de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores e outros atores envolvidos com educação e juventudes. O programa terá cinco episódios em sua primeira temporada. Entre os temas a serem discutidos, estão juventudes, mundo do trabalho, trajetórias acadêmicas, relações com família e comunidade e desenvolvimento socioemocional.

 Baixe materiais gratuitos para começar o trabalho com Projetos de Vida

Ouça abaixo os episódios já lançados
Disponíveis em Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts e Spotify
Edição e mixagem: Rodrigo Paciência

Episódio 1 – Neste episódio, estudantes, educadores e especialistas refletem sobre quem são, quais os desafios e experiências das diferentes adolescências e juventudes brasileiras. Os convidados são a Profa. Maria Zenaide Alves, docente na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), o educador Tony Marlon, fundador do Historiorama, além de Claudia Sosinho, professora da rede estadual do Rio de Janeiro. Para contar suas histórias, temos a presença dos jovens Julia Matos (22 anos), bacharelanda em Engenharia Ambiental na UFRJ, e Rhenan Cauê (14 anos), estudante do Tocantins.

Episódio 2 – Qual o futuro do trabalho e como os jovens podem se preparar para os desafios profissionais? No segundo episódio do podcast do iungo sobre Projetos de Vida, produzido em parceria com o Porvir, Gabriel Silva (20) e Brenda Batista (25) contam como tem sido seus primeiros passos na trajetória profissional. Participam do papo também a Pedagoga, Doutora em Educação e integrante do Programa Observatório da Juventude da UFMG, Symaira Nonato, e Rony Rodrigues, CEO da 9A3 e fundador da Box 1824, empresa realizadora da pesquisa “O sonho brasileiro”, que ouviu quatro mil jovens para traçar um perfil das juventudes brasileiras. Temos, ainda, a presença da Profa. Adriana Nardino, que atua em Projetos de Vida na Escola Gomes Carneiro (Xaxim – SC).

Episódio 3 – Para falar do papel dos estudos na construção de projetos de vida, convidamos quem vivencia a trajetória acadêmica – os universitários Nielsi Vieira (São Paulo) e Otoniel Filho (Recife) – e quem desenvolve ações para jovens nesse momento da vida. Temos também a presença de Licínia Correa, professora da Faculdade de Educação e Pró-Reitora de Assuntos Estudantis na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), André Gravatá, escritor e educador, e Martha Sousa (Maranhão), educadora.

Episódio 4 – A construção do futuro de um jovem passa por suas relações com a família e a comunidade. O quarto episódio do podcast mostra como a escola precisa estar aberta a entender o momento do estudante e potencializá-lo nos projetos de vida. Os jovens convidados para contar suas experiências são Pedro de Oliveira de 20 anos (DF), estudante do curso técnico de artesanato, e Thais da Conceição de 21 anos (Mossoró – RN), estudante de licenciatura. Participam da conversa, ainda, Rita Alves, doutora em Antropologia (PUC-SP), Marcio Black, cientista político, produtor cultural, ativista e coordenador na Fundação Tide Setubal e Almir Kuehn, diretor da escola Atella Jeninchen (Timbó-SC).

Episódio 5 – Nos corações e mentes das juventudes, sonhos e desejos disputam espaço com dúvidas e angústias. Nem sempre é fácil falar sobre esses e outros sentimentos e, neste episódio de Projete-se, vamos nos dedicar a refletir sobre como apoiar jovens a lidar com emoções e praticar o autocuidado. Quem fala  neste episódio são a professora e doutora (USP) Viviane Pinheiro, Karen Scavacini, CEO do Instituto Vita Alere, além dos jovens Yasmin Oliveira (MT) e José Cauan Meneses (CE), que compartilham seus sonhos, desejos e receios.


TAGS

ensino médio, podcast, projeto de vida

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x