Líderes contam suas histórias para inspirar jovens - PORVIR

Inovações em Educação

Líderes contam suas histórias para inspirar jovens

Plataforma Liderança Sustentável oferece conteúdos para estimular novos empreendedores e é usada por professores em sala de aula

por Vagner de Alencar ilustração relógio 27 de setembro de 2012

Inspirado no conceito do pensador de Harvard, Howard Gardner, que diz que “contar histórias é uma das ferramentas mais importantes que um líder deve ter”, o jornalista Ricardo Voltolini, decidiu escrever um livro reunindo dez depoimentos de importantes líderes brasileiros envolvidos no tema da sustentabilidade para ajudar a inspirar e mobilizar jovens líderes em todo o Brasil. Assim que terminou a publicação, ele percebeu que o meio impresso seria insuficiente para mobilizar um grande número de pessoas e decidiu criar então a Plataforma Liderança Sustentável, um espaço de uso livre onde estão não só as dez histórias registradas em videodepoimentos, mas também recursos como estudos, pesquisas, matérias e artigos de opinião.

A plataforma de Voltolini, que é consultor de sustentabilidade e diretor do Ideia Sustentável – empresa que atua em consultoria, educação, projetos especiais e conteúdos especializados em responsabilidade social empresarial e sustentabilidade –, foi lançada em junho de 2011 e conta, hoje, com 3 milhões de acessos e mais de 100 encontros presenciais.

Um dos exemplos clássicos apresentados na plataforma é o da trajetória de Fábio Barbosa, ex-presidente do Banco Real e hoje presidente do conselho de administração do Banco Santander que, em 2000, quando trabalhava como presidente do Banco Real, decidiu barrar empréstimos a empresas que estavam devastando a Amazônia. “Barbosa persistiu com a ideia e a transmitiu aos acionistas. Sabia que perderia meia dúzia de clientes, mas adotando essa nova filosofia para empresa também ganharia bons clientes. Sete anos depois, o Real foi vendido ao Santander por 25% a mais do que previsto devido a esse ativo intangível da marca”, afirma Voltolini.

 

Para ele, o segredo dos videodepoimentos está nas histórias de vida dos líderes já que elas servem como combustível que acaba despertando nos jovens um desejo de agir, como se essas histórias os motivassem e os desafiassem.

A plataforma Liderança Sustentável conta ainda com mais um braço: a Rede de Educadores. A ideia surgiu depois que muitos professores passaram a usar os conteúdos do site em sala de aula. “Os materiais servem como apoio didático em programas focados em sustentabilidade. O intuito da rede é organizar e otimizar o uso dos recursos da plataforma para ajudar os educadores a disseminar este tipo de conhecimento”, afirma Voltolini.

A plataforma vem sendo utilizada em sala de aula por professores de instituições como Fundação Dom Cabral, FIA, Sebrae, PUC-SP, Senac-SP e outras.

Até agora, cerca de 160 educadores já fazem parte do grupo. O objetivo é que esses professores se articulem para pensar, por exemplo, como educar líderes que possam compreender e valorizar a noção de interdependência entre os sistemas econômico, social e ambiental ou até mesmo rever currículos e modelos pedagógicos que considerem a sustentabilidade como um elemento transversal.

De acordo com Voltolini, a plataforma vem sendo utilizada em seminários por instrutores de programas empresariais, associações classistas, universidades corporativas e professores de instituições como Fundação Dom Cabral, FIA, Sebrae, PUC-SP, Senac-SP, Poli-USP, FEA-USP e Aberje.

Em junho deste ano, o projeto realizou, em São Paulo, o evento O que Aprender com Quem Fez ou Está Fazendo a Mudança para a Sustentabilidade. Participaram novos dez  líderes brasileiros que apresentaram suas experiências sobre como suas organizações estão envolvendo e educando lideranças para a sustentabilidade, cujos os vídeos também estão disponíveis na plataforma.


Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x