11 escolas inovadoras que você precisa conhecer
Com base na plataforma InnoveEdu.org, o Porvir reuniu experiências ao redor do mundo que investem em um novo modelo de ensino; confira a galeria de fotos
por Redação
21 de junho de 2016
- Solar Powered Floating Schools: Em Bangladesh, o projeto usa barcos que servem como meio de transporte e escola. Os rios navegáveis da região se transformam em vias de acesso à educação, informação e tecnologia para populações com dificuldades de locomoção. (Crédito: Abir Abdullah Shidhulai Swanirvar Sangstha)
- Wooranna Park Primary School: Nesta escola australiana, o aprendizado é autônomo. Os alunos montam o seu próprio currículo e encontram espaço para perseguir os seus interesses. Com móveis e equipamentos modernos, o espaço físico também é entendido como parte do processo pedagógico, que deve ser tão divertido quanto um parque de diversões. (Crédito: Divulgação)
- Steve Jobs School: Sem aulas, nem horários, os alunos aprendem o tempo todo em espaços abertos. Na Holanda, esta rede de escolas públicas dos anos iniciais do ensino fundamental incentiva a autonomia e tem um currículo focado no desenvolvimento de habilidades pessoais, talentos e paixões. Por lá, o iPad é a principal ferramenta de aprendizado. (Crédito / Divulgação)
- Green School: Localizada na ilha de Bali, na Indonésia, a escola é focada na conexão com a natureza e a sustentabilidade. Com uma arquitetura diferenciada, construída com bambu, ela integra conteúdos acadêmicos com a aprendizagem ambiental, baseada em práticas sustentáveis e no aprendizado personalizado. (Crédito: Reprodução / Green School)
- The Future School Program: Localizada em Pequim, a escola utiliza a tecnologia para desenvolver habilidades do século 21, como a criatividade e o senso crítico. Ela trabalha com uma abordagem que integra a aprendizagem baseada em projetos e a experimentação, incentivando que os alunos aprendam por meio de desafios. (Crédito: Divulgação)
- Telefonplan School: Localizada na Suécia, a escola tem um projeto arquitetônico inovador. Com poucas paredes e salas, os alunos circulam por diferentes espaços que incentivam a criatividade. A aprendizagem acontecem por meio de projetos, que surgem conforme o interesse dos estudantes e são realizados de maneira colaborativa. (Crédito: Reprodução / Telefonplan School)
- Ritaharju: Na Finlândia, esta escola pública de ensino infantil e fundamental é conhecida pelo seu alto grau de uso das tecnologias. Por meio de jogos digitais, os alunos aprendem em ambientes flexíveis, compostos por paredes móveis. Os espaços comunitários incentivam a colaboração e a convivência entre todos. (Crédito: Reprodução / TKTeam)
- Quest to Learn : Em Nova York, a escola pública promove o aprendizado por meio de jogos, eletrônicos e analógicos. Enquanto jogam, os alunos assumem riscos e enfrentam desafios da vida real, que potencializam o aprendizado de maneira divertida e engajadora. (Crédito: Divulgação)
- Projeto Âncora : Em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, a escola trabalha a autonomia dos alunos e estimula que eles possam aprender conforme os seus próprios interesses. Não há divisão por séries ou provas. O aprendizado pode acontecer em qualquer espaço, seja na sala de aula ou até mesmo ao ar livre. (Crédito: Patricia Dranoff)
- High Tech High Chula Vista: Integrante de uma rede de 12 escolas públicas com administração privada, nos Estados Unidos, a instituição utiliza a metodologia da aprendizagem baseada em projetos. A proposta da escola está voltada para a personalização, a conexão com o mundo real, o interesse comum em aprender e a atuação dos professores como designers do aprendizado. (Crédito: Tatiana Klix)

















Escola Bilíngue Kaingang Manoel Soares na Aldeia do Coqueiro – Estrela-RS
Vocês esqueceram de citar que o NAVE possui uma escola em Recife – PE. A Escola Técnica Estadual Cícero Dias, com os cursos de Programação e Multimidia integrados ao curriculo do Ensino Médio.
está muito rápida a rolagem o que torna desagradável a leitura. Por que não deixa que as pessoas mudem o slide, em vez de fazer a rolagem automática?
Colégio Logosófico Gonzalez Pecotche
Muito interessante! São propostas diferentes, mas que podem agregar em muito ao estilo de educação do século XXI.
AS iniciativas apresentadas são realmente sensacionais. Estamos ainda engatinhando nesse processo… Deixar de lado o conservadorismo principalmente em escolas com as salas de aula muito cheias e com espaço bastante limitado ainda é um desafio!
A escola precisa tornar o momento da aprendizagem uma experiência cheia de significados e sentidos. Várias conexões estabelecidas no universo do aprender.
Propostas bem interessantes!
Excelentes exemplos de escolas inovadoras!
Muito interessante! São propostas diferentes, encantadoras, que podem agregar em muito ao estilo de educação do século XXI.
Adorei conhecer essas escolas inovadoras.
Que bacana conhecer outras realidades tão inovadoras.