Curso online auxilia pais e filhos a lidarem melhor com as emoções - PORVIR
Crédito: Agnes / Fotolia.com

Inovações em Educação

Curso online auxilia pais e filhos a lidarem melhor com as emoções

Método A.N.C.O.R.A usa situações cotidianas para trabalhar competências socioemocionais com as crianças

por Redação ilustração relógio 5 de maio de 2017

Apesar de pesquisas recentes demonstrarem a importância do relacionamento entre pais e filhos, nem sempre os adultos sabem lidar com as emoções das crianças. Para auxiliar famílias nessa tarefa, o curso online “A.N.C.O.R.A. – Inteligência emocional para crianças na prática” usa situações cotidianas que ajudam a entender comportamentos e a forma como o cérebro processa os sentimentos.

Organizado em seis módulos, o curso é direcionado a pais e mães que desejam melhorar o relacionamento com os filhos. A metodologia, que se apoia em estudos e experiências realizadas com famílias, foi desenvolvida pela consultora educacional Tonia Casarin, que tem publicações e estudos focados no desenvolvimento de competências socioemocionais.

A ideia surgiu depois do lançamento do livro “Tenho Monstros na Barriga”, em que Tônia usa monstrinhos para ajudar as crianças a compreenderem melhor os seus sentimentos. “Muitos pais continuaram pedindo mais conteúdos e ajuda para trabalhar o desenvolvimento socioemocional com o filho em casa”, conta ela, ao mencionar que nem sempre essa informação é óbvia para quem não trabalha com educação.

Pensando em como aproximar o trabalho socioemocional do universo dos pais, o curso usa videoaulas que retratam cenas cotidianas, como uma briga entre duas crianças ou um diálogo entre mãe e filha. Cada cena é usada como exemplo para falar sobre um determinado comportamento ou explicar como as emoções são processadas. “O pai pode aprender na prática alguns eventos que ele já passou ou provavelmente vai passar.”

Durante o curso, o método A.N.C.O.R.A propõe seis etapas para apoiar o desenvolvimento da inteligência emocional das crianças: acolher as emoções; nomear as emoções; comunicar e compreender; organizar e dar significado; regular as emoções; e agir para aprender. “Cada letra do acrônimo é como se fosse um passo para ajudar o pai a criar um ambiente dentro de casa que seja propício para a criança dividir seus sentimentos”, explica.

Estruturado em videoaulas, o curso pode ser iniciado a qualquer momento e permite que o participante complete os módulos dentro do seu próprio ritmo. Para se inscrever, os interessados devem efetuar um pagamento no valor de R$ 299, que pode ser divido em até três vezes sem juros ou 12 vezes com juros.

Mais informações disponíveis no site do curso A.N.C.O.R.A.

Reconhecimento

Na última quarta-feira, 4, Tonia Casarin foi eleita a vencedora do Singularity University Brazil Global Impact Challenge 2017, promovido pela Singalirity University, dos Estados Unidos.  Seu projeto prevê a criação de uma plataforma digital de qualificação socioemocional para que professores desenvolvam todo o potencial de seus alunos la de aula diretamente pelos professores. A ferramenta terá atividades para sala de aula e uma comunidade de aprendizado, que será essencial para os professores trocarem experiência. A estimativa é que, logo no primeiro ano, sejam certificados 200 mil professores, que têm o potencial de atingir 8 milhões de alunos.

A competição teve a participação de 107 projetos sobre o tema Educação para o Século 21. Agora, Tonia Casarin poderá aperfeiçoar e buscar recursos para seu projeto durante o Singularity University Global Solutions Program, curso de três meses avaliado em US$ 30 mil que acontece na sede da Singularity University, dentro do centro de pesquisas da NASA, no Vale do Silício (EUA).


TAGS

cursos, socioemocionais, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x