A diferença na educação de meninos e meninas
Estudo da OCDE mostra diferenças de gênero no comportamento, confiança e aptidão e como isso impacta os estudos
por Redação
12 de março de 2015
Um estudo divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) na última semana, ressalta as diferenças de gênero que afetam o rendimento e desempenho de meninos e meninas em relação aos estudos, levando em conta questões comportamentais, de aptidão e confiança.
Chamado de The ABC of Gender Equality in Education: Aptitude, Behaviour and Confidence (ABC da igualdade de gêneros na educação: aptidão, comportamento e confiança), mostra, por exemplo, que as meninas são melhores que meninos em leitura, em todos os países – os dados foram recolhidos do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), realizado pela OCDE. Já os meninos se destacam em matemática, apresentando melhores resultados na disciplina em seis de cada 10 países.
Confira no infográfico abaixo os dados completos do estudo:







A matéria é muito boa, porém o título e a introdução passam (ou podem passar) a mensagem errada. Vocês iniciam falando: “Estudo da OCDE mostra diferenças de gênero no comportamento, confiança e aptidão e como isso impacta os estudos. ” O texto original fala do ABC da igualdade de gêneros. É apenas a troca de uma palavra, que pode parecer besteira, mas não é. Do jeito que vocês colocaram pode induzir alguém a achar que exista alguma diferença cognitiva entre os gêneros e quando você lê o estudo percebe que não é sobre isso que eles estão falando.
Fica aqui a sugestão para terem mais cuidado quando forem escrever sobre este assunto.