Prêmio busca inovações para a primeira infância - PORVIR

Inovações em Educação

Prêmio busca inovações para a primeira infância

Shakira, Fundação Alas e o BID lançam 2ª edição de premiação voltada para a América Latina

por Redação ilustração relógio 2 de maio de 2013

Professora heroína que acalmou os alunos durante um tiroteio. Livro com história e imagens de garotas com autismo e um orfanato na Colômbia para crianças com AIDS. Estas foram algumas das iniciativas escolhidas na primeira edição do Prêmio ALAS-BID pelo Desenvolvimento da Primeira Infância e que está com inscrições abertas para a edição 2013 até 31 de maio. No ano passado o prêmio contou com a participação de mais de 700 iniciativas da América Latina e Caribe.

Promovido pelo Banco Internacional do Desenvolvimento (BID) e a Fundação Alas – iniciativa sem fins lucrativos criada por artistas, intelectuais e empresários da América Latina –  ele busca reconhecer projetos inovadores na educação infantil das Américas. “Investir no desenvolvimento da primeira infância é uma das ferramentas mais poderosas que temos para lutar contra a pobreza e a desigualdade”, diz Luis Alberto Moreno, presidente do BID.

crédito Liv Friis-Iarsen / Fotolia.com

Repetindo a estrutura do ano passado, o prêmio será dado para quatro categorias: melhor centro para crianças, melhor educador, melhor publicação e melhor inovação. Não há recursos financeiros envolvidos na premiação, ainda assim, a página do evento informa que alguns dos vencedores do ano passado receberam doações de sócios do BID para continuar executando seus projetos. “Uma das formas mais eficientes de investir no bem-estar das pessoas em nossos países é por meio do desenvolvimento da primeira infância. Por isso, o BID e a Fundação Alas se articularam para promover iniciativas exitosas como esta”, afirma a cantora Shakira, uma das criadoras da fundação.

Veja o vídeo abaixo em que a cantora e o presidente do BID convidam para participar do Prêmio:

 

Entre os vencedores do ano passado estava a ONG brasileira Saúde Criança, que desenvolveu um método inovador de atenção à saúde que implica que não se trata a doença somente no hospital, mas no entorno do paciente. Sua metodologia atente tanto as patologias, como as dimensões sociais e psicológicas das pessoas. Outros vencedores foram o livro Antonia, realizado pela colombiana Paula Meija e a ilustradora argentina Maria Paula Dufour, que conta a história de uma criança autista com o objetivo de informar pais, professores e crianças, de maneira divertida, sobre a doença e a fundação Dar Amor, com sede na cidade colombiana de Cali, cujo foco é atender meninos e meninas com AIDS.

Neste ano, o prêmio será entregue pela cantora e pelo presidente do BID, durante uma cerimônia, que ocorrerá neste outono, na sede do banco. Para se inscrever, o participante tem até o dia 31 de maio para se registrar em uma das categorias na página do prêmio, em espanhol.


TAGS

educação infantil, prêmios

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x