Só 1 em cada 10 professores acha que seus alunos vão aprender o esperado em 2022

Saiu na Mídia

Só 1 em cada 10 professores acha que seus alunos vão aprender o esperado em 2022

por Redação ilustração relógio 24 de agosto de 2022

Questionados sobre a aprendizagem de seus alunos, apenas 11% dos professores acreditam que devem cumprir o esperado para o ano letivo. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada no primeiro semestre de 2022 pelo Instituto Península com professores de escolas públicas e particulares de todo o país. A falha na aprendizagem não é resultado apenas dos conteúdos que deixaram de ser ensinados durante a pandemia, mas também devido a problemas de saúde mental, falta de concentração e de motivação dos alunos e dificuldades de relacionamento entre os estudantes.

Educadores têm relatado maior frequência de casos de agressividade, ansiedade e suicídio entre os adolescentes. “Eu percebo uma fragilidade emocional muito grande, eles estão muito ansiosos, com medo, insegurança, isso tudo reflete na aprendizagem”, disse Leonardo Medeiros, professor de ensino médio na rede pública e particular.

Os problemas de saúde mental não se restringem aos alunos. A mesma pesquisa indicou que 60% dos professores entrevistados se dizem sobrecarregados e apenas 36% relatam a presença de equipes de apoio psicológico aos estudantes nas escolas em que trabalham.


Leia a matéria original em O Estado de S. Paulo

TAGS

socioemocionais

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x