10 dicas para falar de abolição e trabalho escravo - PORVIR
Crédito: Fer Gregory / Fotolia.com

Como Inovar

10 dicas para falar de abolição e trabalho escravo

No dia da abolição da escravatura no Brasil, o Porvir preparou dicas para professores trabalharem o tema na sala de aula

por Redação ilustração relógio 13 de maio de 2014

O dia 13 de maio de maio marca a abolição da escravatura no Brasil. Nessa data, em 1888, foi assinada a Lei Áurea, que estabelecia o fim do trabalho escravo no Brasil. Para os educadores, pode ser um bom momento para aproveitar e relembrar o tema com os alunos.

Passando pela história do período colonial até o fim do império, também é possível usar o gancho para discutir outros assuntos relacionados, como trabalho escravo contemporâneo, questões sobre o movimento negro e as relações entre a história e o presente.

Com base em buscas na Escola Digital e em outras referências encontradas pelo Porvir, veja 10 dicas para trabalhar conteúdos sobre abolição e trabalho escravo na sala de aula:

1. Infográfico Trabalho Escravo Existe?

Além de trazer uma definição de trabalho escravo, o infográfico Trabalho Escravo Existe? usa fotos, textos, entrevistas e gráficos para fazer uma contraposição entre o trabalho escravo antigo e o atual, o rural e o urbano e ainda traz comentários sobre as leis sobre o assunto.

2. Quiz Lei Áurea

Para aprender de forma divertida, o quiz testa os conhecimentos dos estudantes sobre a Lei Áurea. A ferramenta possui perguntas pontuais como, por exemplo, o local em que foi assinada a lei. Nas respostas, é possível escolher entre três alternativas. No final do jogo, o aluno tem acesso ao seu total de erros e acertos e um comentário que avalia se ainda precisa estudar mais sobre o assunto.

3. Animação sobre a abolição

Exibida pela TV Escola, a animação faz parte de uma série sobre o período do Brasil Império. Contextualizando desde a criação da lei Bill Aberdeen – que dava direito aos britânicos para prenderem qualquer navio brasileiro suspeito de tráfico de escravos–, a história da abolição é representada pelo grupo Mão Molenga, uma companhia de teatro de bonecos.

4. Comércio transatlântico de escravos em infográfico

Navegando por um mapa interativo é possível acompanhar as principais rotas de escravos da África para a América. O material também conta com textos de apoio que contextualizam o leitor sobre o tráfico negreiro.

5. Poema Navio Negreiro em vídeo

O famoso poema Navio Negreiro, de Castro Alves, é recitado por uma atriz que encena Maria Felipa, uma heroína negra da Independência baiana. Dividido em seis partes, o poema descreve a situação dos africanos que seguiam para serem vendidos como escravos na América.   A partir dos versos, é possível estabelecer uma relação entre a história e a literatura.

Atualizando a discussão 

Para atualizar o conteúdo, também existem materiais que apresentam temas contemporâneos envolvendo desde reflexões sobre a questão do negro na sociedade, até discussões sobre novas formas de trabalho escravo no Brasil. Confira a lista:

6. Documentário Memórias de Cativeiro

Produzido pelo Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense, o documentário apresenta depoimentos de descendentes de escravos. A narrativa contrapõe a noção de um antepassado escravo com a de seus filhos brasileiros, lembrados como ventre livres– fazendo referencia à lei que garantia liberdade para os filhos de escravos.

7. Documentário Abdias, Raça e Luta

Lançado em 2012, no dia da abolição da escravatura, o documentário retrata a história de Abdias do Nascimento, um dos defensores do movimento negro e responsável por diversas reflexões sobre a questão do negro na sociedade atual. Abdias foi professor, escritor, político, teatrólogo, artista plástico e poeta.

8. Almanaque “Escravo, nem pensar!”

Oferecendo um contraponto ao suposto fim da  escravidão em 1888, o almanaque apresenta novas formas de trabalho escravo que ocorrem nos dias de hoje, incluindo diversos trabalhos não remunerados em garimpos e carvoarias. Cada capítulo do almanaque é apresentado na forma de histórias e no final de cada parte existem sugestões de questões para se debater em sala de aula.

9.  Raio-x do trabalho escravo no Brasil

Onde estão os trabalhadores que ainda enfrentam a escravidão no Brasil? O infográfico interativo apresenta um mapa que permite visualizar os focos de trabalho escravo contemporâneo divididos por estados, desde 2003 até 2012.

10. Documentário Abolição

Para trabalhar com um outro lado sobre a abolição e questionar a situação do racismo no Brasil, o documentário apresenta a data a partir de uma perspectiva de pensadores e artistas populares negros. Com outro olhar sobre o acontecimento, o vídeo pode servir de base para discutir um ponto de vista mais crítico sobre a Lei Áurea.


TAGS

jogos, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x