10 filmes para inspirar suas férias e apoiar a volta às aulas - PORVIR
Denise Jans / Unsplash

Inovações em Educação

10 filmes para inspirar suas férias e apoiar a volta às aulas

Disponíveis em plataformas gratuitas, filmes, curtas-metragens e séries com diferentes temáticas podem fazer parte do planejamento das aulas em 2022. Boa sessão!

por Ruam Oliveira ilustração relógio 30 de dezembro de 2021

Os filmes são boas ferramentas de apoio à aprendizagem. Muito se consegue debater por meio das reflexões que longas-metragens, séries e documentários geram. Diferentes assuntos podem ser abordados de maneira lúdica e criativa, facilitando o acesso dos estudantes à compreensão do conteúdo abordado em aula.

Com a presença cada vez maior de telas durante as aulas, incluir vídeos e conteúdos audiovisuais passou a ser uma realidade comum na rotina escolar. Para apoiar e inspirar educadores e educadoras mesmo no período das férias, o Porvir fez uma seleção de filmes, curtas-metragens e séries com diferentes temáticas, como acessibilidade, acesso ao ensino superior, história, relação com os espaços urbanos e o brincar, que podem fazer parte do planejamento das aulas em 2022. Todos eles estão disponíveis em plataformas gratuitas. Boa sessão!

Brincar em Casa

Por meio de relatos e olhares de familiares, o filme apresenta crianças vindas de contextos e países diferentes e como elas brincaram em casa durante a pandemia da Covid-19. É um recorte que convida a uma reflexão de como tem sido a brincadeira para além dos tempos de pandemia.

Assista aqui

Um lugar para todo mundo

O menino Emílio, de 3 anos, tem síndrome de Down e está pronto para começar a escola. O documentário mostra os desafios enfrentados pela família da criança para que ele integre o sistema educacional norte-americano, apresentando a busca por uma escola que seja capaz de incluí-lo.

Assista aqui 

USP 7%

O filme traz relatos sobre a mobilização favorável à implementação das cotas raciais na Universidade de São Paulo, uma das mais prestigiadas do país. Os depoimentos abordam o racismo estrutural passando por diferentes gerações e pontos de vista.

Assista aqui

 

Corações e Mentes: Escolas que Transformam

Em quatro episódios, a série fala sobre empatia, trabalho em equipe, liderança, criatividade e protagonismo, e aponta como a escola tem papel fundamental para fortalecer e incentivar esses processos.

Assista

O véu de Amani

Vinda do Paquistão para o Brasil, Amani, uma menina de origem muçulmana, ganha um presente inesperado de sua nova amiga brasileira: um biquíni. Uma história sobre cultura, costumes e olhares da infância.

Assista

Paulo Freire Contemporâneo

O pensamento e antropologia do patrono da educação brasileira aparece neste documentário de maneira central. A ideia aqui é atualizar Freire, apresentando as experiências educacionais em regiões mais afastadas do Brasil e como o método freiriano impacta pessoas nessas localidades.

Assista

Vocacional – Uma aventura humana

Idealizados pela educadora Maria Nilde Mascellani, os ginásios vocacionais foram um exemplo considerado inovador no quesito aprendizagem. A proposta dos seis colégios existentes em São Paulo era trabalhar o pensamento crítico, atividades em grupo, desenvolvimento de habilidades técnicas e também sensibilidade artística. O projeto foi interrompido em 1960 pela ditadura militar. O filme traz relatos de ex-alunos e ex-professores que fizeram parte do projeto, incluindo o cineasta Toni Venturi, que assina a direção.

Assista

 

Mapas Afetivos 

Um documentário para mostrar as relações que as pessoas desenvolvem com a cidade. A proposta é contar a história da cidade de São Paulo a partir da percepção que os moradores têm dela, mostrando lugares de afeto e construção de memórias.

Assista

100% Boliviano, mano

O filme trata sobre questões como bullying, preconceito e migração. Retrata a vida de Denílson Mamami, conhecido como “Choco”, um menino boliviano que mora na região do Bom Retiro, em São Paulo. Direitos Humanos e o lugar do jovem na cidade também estão representados.

Assista

 

Quebradeiras 

Um documentário que aborda tradições seculares e estratégias de sobrevivência da cultura das quebradeiras de coco de babaçu na região do Bico do Papagaio, onde os estados do Pará, Tocantins e Maranhão se encontram.

Assista


TAGS

dispositivos móveis, socioemocionais, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x