10 palestras TED para inspirar um novo modelo de educação - PORVIR
Crédito:simarik/iStockPhoto

Inovações em Educação

10 palestras TED para inspirar um novo modelo de educação

Seleção traz educadores e especialistas em educação falando sobre projeto de vida, educação inclusiva, educação integral, ensino de idiomas e metodologias ativas

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 20 de janeiro de 2020

Existe uma palestra TED para quase tudo na vida e basta dar um passeio pela seção de educação da plataforma para ver como é possível se inspirar para o ano letivo que está prestes a começar. As opções vão muito além de Ken Robinson dizendo como a escola mata a criatividade e trazem reflexões importantes para quem busca um jeito diferente de aprender ou ensinar.

Na lista abaixo, trazemos links de eventos TED e TEDx (eventos organizados de forma independente com o formato de palestras TED) com educadores e profissionais de diferentes áreas que evitam ficar lendo dezenas de slides por meia hora e nos trazem frases certeiras que nos fazem para aprender algo novo. Deixe nos comentários as suas sugestões para outros vídeos.

Leia mais:
Clubes TED-Ed quer ensinar todos os alunos a falar em público

Roberta Bento teve uma paralisia cerebral no momento do nascimento. A dificuldade de aprendizagem foi uma das sequelas previstas. Os anos se passaram e a neurociência trouxe uma descoberta que explica como aquela criança tão frágil conseguiu se tornar uma educadora reconhecida internacionalmente. Unindo neurociência, educação e história de vida, ela mostra como pais e professores podem fazer a diferença na aprendizagem das crianças.

 

Lau Patrón é publicitária, escritora e mãe do João Vicente, um menino sorridente e portador de uma síndrome autoimune chamada SHUa. Uma das crises da doença provocou um AVC muito grave e João perdeu o controle do próprio corpo, mas não a alegria. Na internet, ela divide com muitas pessoas suas reflexões sobre inclusão e seu processo de aceitação em textos esclarecedores, além de acolher outras famílias que vivem histórias parecidas.

 

Toda pessoa é responsável por ensinar e aprender. A importância de se conectar com as pessoas faz com que possamos nos desenvolver, sermos melhores indivíduos, melhores profissionais, melhores cidadãos, para formar um mundo melhor. A pergunta não é que mundo vamos deixar para as crianças, mas sim, que crianças vamos deixar para o mundo? Veja o dever de casa que Tonia Casarim deixa para quem assistir.

 

Professora e militante das causas sociais e defensora da educação de base como poderosa ferramenta transformadora da sociedade, a educadora Macaé Evaristo conta sua trajetória como professora de educação básica até o governo federal (2014). Entenda a importância da educação integral e por que é importante o foco nos direitos humanos.

 

O biólogo Átila Iamarino discute  o estado atual dos métodos educacionais e o que podemos fazer para melhorá-los. Biólogo que quase se tornou pesquisador e acabou virando comunicador científico, interessado em comunicação e educação científica online. Ele é cocriador do ScienceBlogs Brasil, versão em língua portuguesa da maior rede de blogs científicos do mundo. Hoje, escreve e apresenta o Nerdologia, o maior canal de divulgação científica no YouTube Brasil.

 

Primeira atriz negra a ser protagonista de novela brasileira, Taís Araújo fala do desafio de criar filhos no Brasil de hoje. A atriz é um ícone do empoderamento negro e militância por igualdade racial.

 

O que shows de rap, barbearias e igrejas têm em comum? Como Christopher Emdin diz, em todos eles reside o segredo da mágica que encanta e ensina ao mesmo tempo, uma técnica que geralmente não é passada aos educadores. O professor da Universidade de Columbia  defensor da ciência oferece uma perspectiva para trazer as salas de aula de volta à vida. (Link com legendas em português)

O que você vai querer ser quando crescer? Essa aparentemente simples questão nos diverte quando somos pequenos e traz insegurança à medida que crescemos, mostra que somos levados a acreditar que não temos como fugir de escolher um caminho único para o desenvolvimento pessoal e profissional. A escritora Emilie Wapnick discute o que se deve fazer para desenvolver diversos interesses, paixões e inteligências sem aquela ideia de ser colocado em uma caixa. (Link com legendas em português)

Quer aprender um novo idioma, mas se sente intimidado ou inseguro por onde começar? Você não precisa de um talento especial ou de um “gene da linguagem”, diz Lýdia Machová. Em uma palestra otimista e inspiradora, ela revela os segredos dos poliglotas (pessoas que falam vários idiomas) e compartilha quatro princípios para ajudar a desbloquear seu próprio talento oculto em idiomas e se divertir enquanto faz isso. Conheça o curioso exemplo do brasileiro que adicionou 100 desconhecidos ao Skype para aprender russo do zero. (Link com legendas em português)

A documentarista Renata Meirelles fala da experiência de viajar por todas as regiões do Brasil registrando o brincar das crianças em sua forma mais espontânea por meio de vídeos, fotografias e áudios. Com brinquedos ou com o próprio corpo, veja como a criatividade está por todos os lados do país.

 


TAGS

competências para o século 21, educação infantil, educação integral, educação mão na massa, educação online, ensino fundamental, ensino médio

3
Deixe um comentário

avatar
500
3 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
2 Autores
IvysClaudia Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Claudia
Visitante
Claudia

https://youtu.be/jHylfrG8Xac
Com certeza são excelentes conteúdos mas …
Se me permitem acrescentar essa do Karnal…para mim, tá INCRÍVEL.

Claudia
Visitante
Claudia

Muito bom….

Ivys
Visitante
Ivys

Grato pela indicação de conteúdo.
Se me permitem compartilhar um TEDx que acredito fazer sentido, segue o link:

https://youtu.be/tsPffIQFG1U