10 sugestões para dar feedback e engajar os professores - PORVIR

Inovações em Educação

10 sugestões para dar feedback e engajar os professores

Entender o que pode ser melhorado no dia a dia é parte fundamental do crescimento profissional. Confira como a gestão pode fazer o retorno avaliativo de maneira propositiva

Parceria com Isaac

por Ana Luísa D'Maschio ilustração relógio 9 de maio de 2023

Você já pensou em como seria assumir a gestão de um colégio no qual ninguém sabe quem você é? Ou ser contratado para gerir uma escola com o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) mais baixo do município, com mais de mil alunos e uma sensação generalizada de fracasso? Como reagir e dar feedback a esses profissionais? “Agora vou ser vigiado” ou “Chegou alguém para falar mal do meu trabalho, coloque-se no meu lugar para lidar com esse monte de alunos” são respostas comuns nesses cenários, bem como a resistência à mudança.

A partir de suas trajetórias profissionais, Flávia Dal Bello, diretora pedagógica da Escola Hub, e Silvana Tamassia, diretora da Elos Educacional, compartilharam estratégias que utilizaram para virar a página e a insegurança das equipes. Os elementos principais são: muito diálogo, construção coletiva, formação continuada. E reuniões de feedback (retorno avaliativo). 

📳 Inscreva-se no canal do Porvir no WhatsApp para receber nossas novidades

O primeiro passo de Flávia foi chamar todos os colaboradores para uma conversa individual, a fim de entender suas práticas e rotinas. Na sequência, pediu a eles que elaborassem perguntas para que pudessem conhecê-la melhor em uma segunda reunião. “Desenvolvi um plano de ação para todos os colaboradores da escola com base no que já se fazia”, relembra. 

E esse planejamento incluía sessões de feedback periódicas com a equipe. “As primeiras conversas foram mais tensas, mas depois de três meses, a reunião de feedback era nosso ponto de encontro para trocas. Senti que os professores estavam mais engajados e autônomos, foi muito positivo.”

Segundo a diretora, o retorno avaliativo, por mais que possa mexer na zona de conforto dos educadores e dos gestores, deve deixar de ser visto como julgamento ou como uma cultura do afastamento. E sim como parte do processo de desenvolvimento profissional. “Quando a equipe entende que não se trata de uma avaliação para criticar, e sim para ampliar o desenvolvimento profissional, a cultura do feedback passa a ter sentido”, comenta Flávia.

“O desafio do feedback é justamente promover o autoaprendizado de cada um”, complementa Silvana, que trabalha com formação de professores e gestores. Para ela, os encontros não servem apenas para apontar melhorias, mas também para proporcionar bons diálogos e reflexão. “Nem sempre saímos felizes das conversas de avaliação, mas o desconforto pode provocar mudanças e avanços”, acredita.

Ao lado de Paula Manzotti Scramin, sócia da Kailo Desenvolvimento Humano, Flávia e Silvana participaram do primeiro dia da Bett Brasil, nesta terça-feira (9), na mesa “Como dar feedback para promover desenvolvimento de competências dos educadores?”.

O Porvir acompanhou o encontro e reuniu as principais sugestões para diretores darem feedback positivo e engajador:

Feedback na Prática
1. Crie laços de aproximação com a equipe. 
2. Comece as avaliações com quem está mais aberto ao feedback. Isso ajuda a reverberar o processo de maneira positiva.
3. Estabeleça combinados para o dia do feedback. Não deve ser algo feito de surpresa, sem planejamento.
4. Tenha sempre uma postura respeitosa. Falar não é difícil quando você está preparado.
5. Trabalhe com um plano de ação. O que vai ser conversado, planos da escola, novas metodologias ou ferramentas, por exemplo? Informe os professores a respeito da pauta.
6. Traga exemplos concretos, sejam positivos ou negativos. As conversas precisam ser pautadas em evidências.
7. Faça perguntas esclarecedoras para ajudar a reflexão, estimulando o profissional a pensar no que poderia fazer de maneira diferente. 
8. Tenha clareza no que se quer desenvolver no profissional, a fim de que os motivos sejam entendidos com mais facilidade.
9. Em conjunto, estabeleça estratégias para as mudanças.
10. Faça reuniões de feedback de maneira contínua e entenda o espaço como um momento de diálogo.

Sobre a Bett Brasil 2023

Com o tema “Educação e Trabalho para novos futuros”, a Bett Brasil, considerada a maior feira de educação e tecnologia da América Latina, deu início nesta terça-feira (9) à sua extensa programação. Com mais de 320 palestrantes e 290 marcas expositoras, o evento destaca as novas tecnologias e o que há de mais recente no debate da educação.

“A Bett sempre abre espaço para o novo, estamos sempre um passo à frente, tentando antecipar e prever tendências para o setor. Queremos acelerar inovações e conectar gestores em prol do melhor desenvolvimento para a educação brasileira”, destacou Claudia Valério, diretora do evento, na mesa de abertura. 

Segundo Cláudia, os temas que devem ganhar destaque na edição deste ano são: Chat GPT, inclusão, diversidade, saúde mental, o Novo Ensino Médio e a formação continuada dos docentes. O Porvir acompanhará os quatros dias da Bett Brasil e você acompanha a cobertura aqui no site e em nossas redes sociais. 

Quer saber mais sobre gestão escolar?
Conheça nossos parceiros

Isaac

TAGS

competências para o século 21, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, formação de professores, gestão escolar

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x