11% das crianças e adolescentes não frequentam a escola no Brasil - PORVIR

Saiu na Mídia

11% das crianças e adolescentes não frequentam a escola no Brasil, revela pesquisa

por Redação ilustração relógio 20 de setembro de 2022

Mais de uma em cada 10 crianças e adolescentes de 11 a 19 anos não estão frequentando a escola no país. É isso o que revela um estudo inédito realizado pelo Ipec para o Unicef. Em números absolutos, isso equivale a cerca de 2 milhões de pessoas. Essa foi a primeira vez que Unicef e Ipec se juntaram para fazer a pesquisa. O levantamento, realizado em agosto deste ano e divulgado na última semana (15/9), ouviu crianças e adolescentes de todas as regiões do Brasil. 

Os mais vulneráveis são os mais afetados pela exclusão escolar. Na classe AB, 4% dos entrevistados não estão frequentando a escola, enquanto na classe DE o percentual chega a 17%. Entre os que não estão na escola, 48% afirmam que deixaram de estudar “porque tinham de trabalhar fora”. As outras justificativas mais citadas são as dificuldades de aprendizagem (30%), o fato de a escola não ter retomado as atividades presenciais (29%) e a necessidade de cuidar de familiares (28%). Seguem na lista a falta de transporte (18%), gravidez (14%), desafios por ter alguma deficiência (9%), racismo (6%), entre outros.

Entre os estudantes que estão frequentando a escola, a evasão é um problema. De acordo com a pesquisa, nos últimos três meses, 21% dos estudantes pensaram em desistir da escola. Entre eles, 50% apontaram o fato de não conseguir acompanhar as explicações ou atividades passadas pelos professores como principal motivo para pensar em desistir.


Leia a matéria original em BBC Brasil

TAGS

evasão

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x