20 chaves educativas para 2020, segundo 50 mil pessoas - PORVIR

Inovações em Educação

20 chaves educativas para 2020, segundo 50 mil pessoas

Fundação Telefônica divulga documento elaborado por educadores de nove países sobre futuro da educação

por Redação ilustração relógio 21 de março de 2014

Como utilizar a tecnologia de forma efetiva nos processos de aprendizado? Como se adaptar às necessidades sociais, econômicas e tecnológicas do século 21? Qual será o papel que vão desempenhar os professores, as famílias e os próprios estudantes nesse desafio? Para responder a perguntas como essas e entender como deveria ser a educação do século 21, a Fundação Telefônica promoveu entre 2012 e 2013 o Encontro Internacional de Educação, período nos quais mais de 50 mil pessoas participaram de atividades virtuais e também de eventos presenciais temáticos que ocorreram em nove países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru e Venezuela.

Mais de 300 especialistas internacionais ajudaram a guiar as discussões em torno de nove grandes temas: relações entre sociedade, educação e trabalho; tecnologia e qualidade educativa; educação integral na era digital; o que ensinar e aprender na sociedade digital; o papel do professor; como liderar as mudanças nos centros educativos; o papel da família; educação permanente; e tendências educativas de futuro. Após cada rodada de debates, um relatório foi produzido para agrupar as conclusões.

Um documento final sintetizou os 18 meses de atividades. Nele, especialistas apontaram as 20 chaves educativas para 2020, que podem ser conferidas no infográfico abaixo. Desses temas, o Porvir selecionou cinco destaques e detalhou sua importância. Confira!

As 20 chaves para o futuro da educação / Fundação Telefônicacrédito Fundação Telefônica/ adaptação Regiany Silva/Porvir

TAGS

competências para o século 21, socioemocionais, tecnologia

2
Deixe um comentário

avatar
500
1 Comentários ao conteúdo
0 Respostas a comentários
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário em alta
1 Autores
Adriana Guidolin Quem acabou de comentar
  Acompanhar a discussão  
Mais recentes Mais antigos Mais votados
Tipo de notificação
Adriana Guidolin
Visitante
Adriana Guidolin

Olá! gostaria de saber se nestas discussões sobre o novo papel do professor e sua formação, algo foi levantado sobre a necessidade de se aplicar conceitos da Andragogia (arte ou ciência de orientar adultos a aprender), e não somente Pedagogia…dependendo da faixa etária dos alunos.