20 filmes de atualidades para se preparar para a redação do ENEM - PORVIR
Crédito: Freepik

Inovações em Educação

20 filmes de atualidades para se preparar para a redação do ENEM

Videocamp faz seleção de produções audiovisuais sobre temas como meio ambiente, mobilidade urbana, política, questões sociais e de gênero

por Redação ilustração relógio 1 de novembro de 2019

No próximo domingo (3), mais de cinco milhões de inscritos devem fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Às vésperas da prova de redação, que tem um peso significativo na nota final do exame, a plataforma Videocamp fez uma seleção de filmes para ajudar os estudantes a ficarem por dentro de temas da atualidade.

Em uma seleção de 20 produções audiovisuais, são apresentadas discussões sobre meio ambiente, mobilidade urbana, política, questões sociais e de gênero. A proposta é que os filmes ajudem os estudantes a elaborarem argumentos para construir a redação e, ao mesmo tempo, revisar assuntos de atualidade que podem ser cobrados em questões de conhecimento multidisciplinar.

Confira a lista e a sinopse de cada filme:

Hoax
Três amigos que moram num bairro de periferia fazem um vídeo simulando o assassinato de um deles para impressionar os amigos. O vídeo acaba caindo na internet e se viralizando para toda cidade. Acreditando que seja verdade, as pessoas exigem alguma providência das autoridades.

O Elo Perdido – O Brasil que Pedalava
O novo filme de Renata Falzoni mostra a realidade de um Brasil que pedala e resiste a um cenário de motorização e prioridade a carros e motos nas ruas. Da pequena Afuá (PA) às megalópoles São Paulo e Rio de Janeiro, a bicicleta é a escolha de milhares de brasileiros e “Elo Perdido” investiga os fatores que constroem a resiliência do ciclista brasileiro ao adotar um meio de transporte sustentável nas cidades.

Carne, Osso
Os frigoríficos brasileiros ganham mercado em todo o mundo. Mas na esteira desse sucesso estão histórias pouco conhecidas de trabalhadores afastados por jornadas intensas, penosas e repetitivas.

Água Mole Pedra Dura
Com as populações em ascensão, as gerações presentes e futuras buscarão soluções de como lidar com as crises da água nas grandes cidades.

Coratio – 30 anos de Brasil Nunca Mais
Trata dos 30 anos do lançamento do livro “Brasil Nunca Mais”, um marco na luta pelos direitos humanos no Brasil. A ideia da publicação era tentar garantir que a tortura e o desrespeito aos direitos humanos praticados por agentes do Estado não acontecessem mais.

Ep. 3 – Política: Modo de Usar
As inovações e as transformações associadas com as tecnologias e a dinâmica de redes há tempos foram incorporadas para os diversos ambientes da vida social: as economia, a educação, a organização social. A política resiste em incorporar essas ideias, ampliando a desconexão com a sociedade, que já opera em outras lógicas. Ideias como descentralização, colaboração e transparência ainda são exceções. Mas, há instituições públicas que reconhecem esse descompasso e se dispõem a reconstruir a relação com a sociedade a partir destes e de novos paradigmas. Tudo isso seria possível no Brasil, falta mesmo é disposição para assumir os riscos de inovar.

Luiza
“Luiza” trata da delicada relação entre uma jovem com deficiência e o universo que a cerca, tendo a sexualidade como fio condutor para abordar questões como preconceito, relações entre pais e filhos, super-proteção da família, autonomia, diferenças e amor.

Dia Do Progresso
Em meio a uma das piores crises do Brasil, com o maior índice de desemprego da história do país, o filme fala sobre relações humanas.

Soldados do Araguaia
Soldados do Araguaia é um documentário que se propõe a dar voz às memórias e traumas de recrutas de baixa patente do Exército Brasileiro que combateram na sangrenta e nebulosa Guerrilha do Araguaia. Marginalizados pela historiografia oficial por sua filiação ao Exército e pelo próprio Exército por suas denúncias contra a corporação, esses personagens encontram aqui uma oportunidade inédita de compartilhar sua versão dos fatos.

Terminal 3
Em 2013, 150 homens foram resgatados em situação de trabalho escravo na construção do Terminal 3 do aeroporto internacional de Guarulhos de responsabilidade da empreiteira multinacional OAS. Um grupo veio da cidade de Petrolândia-PE e muitos deles continuam viajando pelo país atrás de uma obra que construa seu maior sonho: trabalhar com dignidade.

#MeninaPodeTudo – Machismo e Violência Contra a Mulher na Juventude
Os casos de feminicídios e expressões machistas têm crescido exponencialmente nos últimos ano. Por isso, a escola de jornalismo independente “É nois”, em parceria com os institutos Vladimir Herzog e Patrícia Galvão, desenvolveram um documentário com dados obtidos em pesquisas pela internet e depoimentos de jovens de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Salvador e Porto Alegre.

Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil
A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Lá, passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país, e que não escondia sua simpatia pelo ideário nazista. Dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloízio Silva (o “menino 23”) e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o “Dois”), revelam suas histórias pela primeira vez.

Tarja Branca
As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulharia do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.

Fonte da Juventude
Diante da epidemia global de obesidade, o documentário ‘Fonte da Juventude’ faz um mergulho no ambiente alimentar do Brasil e propõe um diálogo entre a academia, o setor público, empresas, associações e famílias sobre o alimento do campo à mesa. A biodiversidade, aliada à nossa cultura alimentar, é o melhor caminho para a longevidade.

A Lei da Água (Novo Código Florestal)
O filme esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal e a polêmica sobre sua elaboração e implantação. O documentário mostra como a lei impacta diretamente a floresta e, assim, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão. Produzida ao longo de 16 meses, a obra baseia-se em pesquisa e 37 entrevistas com ambientalistas, ruralistas, cientistas e agricultores. Retrata ainda casos concretos de degradação ambiental e técnicas agrícolas sustentáveis que podem conciliar os interesses de conservação e produção da sociedade.

Sob a Pata do Boi
A Amazônia tem hoje 85 milhões de cabeças de gado, três para cada habitante humano. Na década de 1970, quase não havia bois e a floresta estava intacta. Desde então, uma porção equivalente ao tamanho da França desapareceu, da qual 66% virou pastagem. A mudança foi incentivada pelo governo, que motivou a chegada de milhares de fazendeiros de outras partes do país. A pecuária tornou-se bandeira econômica e cultural da Amazônia, forjando poderosos políticos para defendê-la. Em 2009, o jogo começou a virar quando o Ministério Público obrigou os grandes frigoríficos a monitorarem o desmatamento nas fazendas de onde compram gado.

Vestidas de Noiva: Um Documentário Sobre o Casamento Homoafetivo no Brasil
Celebra as conquistas já alcançadas e aponta o que ainda precisa ser feito para garantir direitos iguais às famílias LGBTQI+.

Ser Tão Velho Cerrado
40 milhões de anos em um filme. Este documentário é uma grande campanha em defesa do Cerrado que sofre com desmatamentos recordes levando um ecossistema inteiro à extinção. Preocupados, moradores da Chapada dos Veadeiros se juntam para a elaboração de um plano de manejo que os desafia a conciliar interesses aparentemente incompatíveis, abrindo um diálogo necessário entre a comunidade científica, agricultores familiares, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente.

Púlpito e Parlamento: Evangélicos na Política
De uma pequena família da periferia de São Paulo ao Congresso Nacional, um documentário sobre como o discurso político nasce, cresce e se fundamenta entre os evangélicos. Nesse caldeirão religioso, o filme encontra um pregador de rua, militantes pela intervenção militar, apoiadores da causa LGBT, defensores dos direitos humanos e parlamentares que levam a crença às últimas circunstâncias. É ver para crer.

Cara do Mundo
Eles queriam conhecer o mundo. Cara do mundo mostra a história de um grupo de jovens da periferia de São Paulo que decidem conhecer o mundo em sua própria cidade. Ao confrontar realidades como da Síria, Haití, Bolívia e Senegal, entre outros, esses 8 jovens periféricos acabam por descobrir que o mundo está muito mais perto do que eles pensam e descobrindo o outro eles acabam descobrindo a si próprios.


TAGS

cinema, enem, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x