5 cursos sobre metodologias ativas para fazer via WhatsApp - PORVIR
Crédito: AdobeStock

Inovações em Educação

5 cursos sobre metodologias ativas para fazer via WhatsApp

Instituto iungo e NAP (Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas) promovem o "ATIVAR! Metodologias ativas por WhatsApp", que traz cursos para educadores e gestores

por Redação ilustração relógio 25 de fevereiro de 2022

O que você acha de abrir o seu WhatsApp e encontrar por lá um curso exclusivo sobre metodologias ativas? Com o celular à mão durante grande parte do dia, é sempre bom unir o útil ao agradável.

O Instituto iungo e o NAP (Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas) estão promovendo uma ação intitulada “ATIVAR! Metodologias ativas por WhatsApp”, que traz cursos tanto para formar professores e professoras, como também para gestores pedagógicos.

Os cinco cursos tratam sobre: Linguagens, Humanidades, Ciências, Projetos de Vida e Novas Arquiteturas Pedagógicas.

A carga horária total é de 40 horas e os cursos acontecem entre 28 de março e 29 de maio. Por dia, são necessários em torno de 15 minutos para a realização dos estudos individuais. Acontecem semanalmente, também, encontros em grupo de uma hora com a presença do tutor da Faculdade de Educação da USP.

Quem deseja participar dos cursos de Linguagens, Humanidades e Ciências precisa estar atuando em sala de aula, nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º anos) ou no Ensino Médio. Gestores, coordenadores pedagógicos ou professores e professoras de qualquer disciplina podem ingressar nos cursos de Projetos de Vida e Novas Arquiteturas Pedagógicas.

As inscrições se encerram no dia 6 de março. Para se inscrever acesse: repensandocurrículo.org 

Saiba mais sobre os cursos

Linguagens
Este curso vai abordar conceitos e práticas pedagógicas como linguagem como eixo formativo, educação artística, língua e escrita, língua e leitura, entre outros.

Ciências
Aqui os docentes vão ter contato com exemplos práticos e inovadores sobre os experimentos científicos e o uso da tecnologia no ensino da ciência. Além disso, haverá uma abordagem sobre questões, étnico-raciais, ambientais e de igualdade de gênero no campo científico.

Humanidades
O foco deste curso está em trazer uma experiência formativa emancipatória, antirracista, culturalmente relevante e decolonial.

Projetos de vida e o Bom Professor
Funciona tanto para quem é gestor escolar, quanto para quem está em sala de aula. Este curso vai abordar os projetos de vida dos docentes e dos estudantes, em suas três dimensões: profissional, pessoal e social.

Novas Arquiteturas Pedagógicas
Olhando para conceitos e práticas de Metodologias Ativas de Aprendizagem – nas quais o aluno tem um papel central e ativo na aprendizagem –, o curso traz elementos da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos, Design Thinking e Cultura Maker.

Saiba mais em repensandocurriculo.org.


TAGS

aplicativos, aprendizagem baseada em projetos, competências para o século 21, dispositivos móveis, ensino fundamental, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x